A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Renato Hübner
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rossi, Carlos Alberto Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/126287
Resumo: Os pesquisadores de Marketing frequentemente empregam análises bibliométricas para avaliar a sua produção científica, porém poucos estudos examinam a influência que esta tem exercido fora da própria disciplina, isto é, nas ciências sociais com as quais ela mantém relação de interdisciplinaridade. Este estudo buscou suprir esse gap de conhecimento, analisando as citações recebidas pelos onze principais periódicos de Marketing nos top journals das ciências sociais mais próximas – Administração, Economia e Finanças, Psicologia, Sociologia e Antropologia – e identificando artigos, periódicos e temas de Marketing que mais têm tido impacto nessas áreas. Os temas foram construídos por meio do agrupamento das palavras-chave nos artigos, e os resultados foram interpretados por meio de análises de redes e de tabulação cruzada, identificando que, apesar de a contribuição geral da disciplina ser pequena, certos tópicos têm sido objetos de interesse de cada ciência social. Além disso, a contribuição externa da disciplina é polarizada, suprindo a Administração com metodologia e artigos de natureza gerencial e estratégica, e as demais áreas, principalmente com Comportamento do Consumidor. A partir dos insights obtidos, discute-se o status científico da produção de Marketing e os caminhos para a maior relevância da disciplina.
id UFRGS-2_1f7505c215be7969c92a2330b5a5b909
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126287
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcelos, Renato HübnerRossi, Carlos Alberto Vargas2015-09-10T02:36:56Z20151415-6555http://hdl.handle.net/10183/126287000972353Os pesquisadores de Marketing frequentemente empregam análises bibliométricas para avaliar a sua produção científica, porém poucos estudos examinam a influência que esta tem exercido fora da própria disciplina, isto é, nas ciências sociais com as quais ela mantém relação de interdisciplinaridade. Este estudo buscou suprir esse gap de conhecimento, analisando as citações recebidas pelos onze principais periódicos de Marketing nos top journals das ciências sociais mais próximas – Administração, Economia e Finanças, Psicologia, Sociologia e Antropologia – e identificando artigos, periódicos e temas de Marketing que mais têm tido impacto nessas áreas. Os temas foram construídos por meio do agrupamento das palavras-chave nos artigos, e os resultados foram interpretados por meio de análises de redes e de tabulação cruzada, identificando que, apesar de a contribuição geral da disciplina ser pequena, certos tópicos têm sido objetos de interesse de cada ciência social. Além disso, a contribuição externa da disciplina é polarizada, suprindo a Administração com metodologia e artigos de natureza gerencial e estratégica, e as demais áreas, principalmente com Comportamento do Consumidor. A partir dos insights obtidos, discute-se o status científico da produção de Marketing e os caminhos para a maior relevância da disciplina.Marketing researchers often employ bibliometric analysis to assess the importance of scientific production in the field, but few studies have examined its influence outside the discipline itself, particularly in the social sciences with which it maintains an interdisciplinary relationship. This study aimed to fill this knowledge gap by analyzing citations of the eleven leading Marketing journals in the top journals of the closest social sciences – Management, Economy and Finance, Psychology, Sociology and Anthropology – and identifying the articles, journals and subjects which have had more impact in these areas. The subjects were constructed by clustering article keywords, and the results were interpreted by means of network analysis and cross-tabulation. The results show that, although the overall contribution of the discipline is relatively small, certain topics have been objects of interest in each social science. Furthermore, the discipline’s contribution is polarized, providing Management with methodology and articles of managerial and strategic natures, while providing other areas mainly with articles in Consumer Behavior. Based on the insights obtained, the scientific status of Marketing production is discussed, as well as the avenues for increasing the relevance of the discipline.application/pdfporRevista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 19, 2ª ed. esp. (ago. 2015), p. 197-220Produção científicaMarketingMarketingCitationsBibliometric analysisScientific productionA contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências SociaisThe contribution of scientific production in Marketing for the Social Sciences info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972353.pdf000972353.pdfTexto completoapplication/pdf595879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126287/1/000972353.pdffc2e3a2c5a8e4789d914fe929c010cc0MD51TEXT000972353.pdf.txt000972353.pdf.txtExtracted Texttext/plain78384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126287/2/000972353.pdf.txt57664ec1e95f502da80893fe4bbebbe9MD52THUMBNAIL000972353.pdf.jpg000972353.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126287/3/000972353.pdf.jpgf832c1d23d2b43f83bc0cafc7d566190MD5310183/1262872018-10-22 08:57:09.463oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126287Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:57:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The contribution of scientific production in Marketing for the Social Sciences
title A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais
spellingShingle A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais
Barcelos, Renato Hübner
Produção científica
Marketing
Marketing
Citations
Bibliometric analysis
Scientific production
title_short A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais
title_full A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais
title_fullStr A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais
title_full_unstemmed A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais
title_sort A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais
author Barcelos, Renato Hübner
author_facet Barcelos, Renato Hübner
Rossi, Carlos Alberto Vargas
author_role author
author2 Rossi, Carlos Alberto Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Renato Hübner
Rossi, Carlos Alberto Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Produção científica
Marketing
topic Produção científica
Marketing
Marketing
Citations
Bibliometric analysis
Scientific production
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Citations
Bibliometric analysis
Scientific production
description Os pesquisadores de Marketing frequentemente empregam análises bibliométricas para avaliar a sua produção científica, porém poucos estudos examinam a influência que esta tem exercido fora da própria disciplina, isto é, nas ciências sociais com as quais ela mantém relação de interdisciplinaridade. Este estudo buscou suprir esse gap de conhecimento, analisando as citações recebidas pelos onze principais periódicos de Marketing nos top journals das ciências sociais mais próximas – Administração, Economia e Finanças, Psicologia, Sociologia e Antropologia – e identificando artigos, periódicos e temas de Marketing que mais têm tido impacto nessas áreas. Os temas foram construídos por meio do agrupamento das palavras-chave nos artigos, e os resultados foram interpretados por meio de análises de redes e de tabulação cruzada, identificando que, apesar de a contribuição geral da disciplina ser pequena, certos tópicos têm sido objetos de interesse de cada ciência social. Além disso, a contribuição externa da disciplina é polarizada, suprindo a Administração com metodologia e artigos de natureza gerencial e estratégica, e as demais áreas, principalmente com Comportamento do Consumidor. A partir dos insights obtidos, discute-se o status científico da produção de Marketing e os caminhos para a maior relevância da disciplina.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-10T02:36:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/126287
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-6555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972353
identifier_str_mv 1415-6555
000972353
url http://hdl.handle.net/10183/126287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 19, 2ª ed. esp. (ago. 2015), p. 197-220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126287/1/000972353.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126287/2/000972353.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126287/3/000972353.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fc2e3a2c5a8e4789d914fe929c010cc0
57664ec1e95f502da80893fe4bbebbe9
f832c1d23d2b43f83bc0cafc7d566190
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224884036042752