Meta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225572 |
Resumo: | O trabalho aborda o monitoramento da Meta 2 do Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Alegre. A partir das teorias de universalização da educação e do monitoramento e avaliação das políticas públicas, analisa-se como tem ocorrido o processo de monitoramento da implementação da Meta 2 do PME, considerando a trajetória e o contexto da educação básica no Brasil. O problema de pesquisa, que orientou a exploração, baseia-se na questão: quais fatores dificultam ou facilitam o monitoramento da Meta 2 do PME? Como metodologia, a pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa a partir de dados secundários encontrados em leis e relatórios, permeada por uma entrevista semiestruturada e levantamento bibliográfico delimitado pelo tema. Os resultados apontam que existem diversas dificuldades no monitoramento da Meta 2 do PME em Porto Alegre, derivadas principalmente por aspectos políticos. Conclui-se que a atuação do Poder Executivo Municipal no monitoramento das políticas públicas pode ser facilitada pela ação intersetorial entre educação, saúde e assistência social. |
id |
UFRGS-2_1f879542493c1c308495b78d087d18e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225572 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rizzo, José Guilherme LimaFarenzena, Nalú2021-08-12T04:43:35Z2021http://hdl.handle.net/10183/225572001129101O trabalho aborda o monitoramento da Meta 2 do Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Alegre. A partir das teorias de universalização da educação e do monitoramento e avaliação das políticas públicas, analisa-se como tem ocorrido o processo de monitoramento da implementação da Meta 2 do PME, considerando a trajetória e o contexto da educação básica no Brasil. O problema de pesquisa, que orientou a exploração, baseia-se na questão: quais fatores dificultam ou facilitam o monitoramento da Meta 2 do PME? Como metodologia, a pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa a partir de dados secundários encontrados em leis e relatórios, permeada por uma entrevista semiestruturada e levantamento bibliográfico delimitado pelo tema. Os resultados apontam que existem diversas dificuldades no monitoramento da Meta 2 do PME em Porto Alegre, derivadas principalmente por aspectos políticos. Conclui-se que a atuação do Poder Executivo Municipal no monitoramento das políticas públicas pode ser facilitada pela ação intersetorial entre educação, saúde e assistência social.The work addresses the monitoring of Goal 2 of the Municipal Education Plan of Porto Alegre. Based on the theories of universal education and the monitoring and evaluation of public policies, we analyze how the process of monitoring the implementation of Goal 2 of the PME took place considering the trajectory and context of education in Brazil. The research problem that guided exploration is based on the question: what factors hinder or facilitate the monitoring of SME Goal 2? As a methodology, the research used a qualitative analysis of secondary data found in laws and reports permeated by a semi-structured interview and bibliographic survey delimited by the theme. The results show that there are several difficulties in monitoring PME Goal 2 in Porto Alegre, mainly due to political aspects. It is concluded that the role of the Municipal Executive Power in monitoring public policies can be facilitated by the intersectoral action between education, health and social assistance.application/pdfporPolíticas públicas : EducaçãoPolíticas públicas : Avaliação de desempenhoEnsino fundamentalPublic policiesMonitoring and evaluationEducationMunicipal Education PlanElementary schoolMeta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021Políticas Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129101.pdf.txt001129101.pdf.txtExtracted Texttext/plain118667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225572/2/001129101.pdf.txtc10083730f02850399116120cebc95e5MD52ORIGINAL001129101.pdfTexto completoapplication/pdf392164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225572/1/001129101.pdfd45ff210fe6258d7e1b4d7f2c5c9f985MD5110183/2255722022-06-15 04:45:52.152334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225572Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:45:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Meta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamental |
title |
Meta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamental |
spellingShingle |
Meta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamental Rizzo, José Guilherme Lima Políticas públicas : Educação Políticas públicas : Avaliação de desempenho Ensino fundamental Public policies Monitoring and evaluation Education Municipal Education Plan Elementary school |
title_short |
Meta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamental |
title_full |
Meta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamental |
title_fullStr |
Meta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Meta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamental |
title_sort |
Meta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamental |
author |
Rizzo, José Guilherme Lima |
author_facet |
Rizzo, José Guilherme Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzo, José Guilherme Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Farenzena, Nalú |
contributor_str_mv |
Farenzena, Nalú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas : Educação Políticas públicas : Avaliação de desempenho Ensino fundamental |
topic |
Políticas públicas : Educação Políticas públicas : Avaliação de desempenho Ensino fundamental Public policies Monitoring and evaluation Education Municipal Education Plan Elementary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public policies Monitoring and evaluation Education Municipal Education Plan Elementary school |
description |
O trabalho aborda o monitoramento da Meta 2 do Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Alegre. A partir das teorias de universalização da educação e do monitoramento e avaliação das políticas públicas, analisa-se como tem ocorrido o processo de monitoramento da implementação da Meta 2 do PME, considerando a trajetória e o contexto da educação básica no Brasil. O problema de pesquisa, que orientou a exploração, baseia-se na questão: quais fatores dificultam ou facilitam o monitoramento da Meta 2 do PME? Como metodologia, a pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa a partir de dados secundários encontrados em leis e relatórios, permeada por uma entrevista semiestruturada e levantamento bibliográfico delimitado pelo tema. Os resultados apontam que existem diversas dificuldades no monitoramento da Meta 2 do PME em Porto Alegre, derivadas principalmente por aspectos políticos. Conclui-se que a atuação do Poder Executivo Municipal no monitoramento das políticas públicas pode ser facilitada pela ação intersetorial entre educação, saúde e assistência social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-12T04:43:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225572 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001129101 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225572 |
identifier_str_mv |
001129101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225572/2/001129101.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225572/1/001129101.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c10083730f02850399116120cebc95e5 d45ff210fe6258d7e1b4d7f2c5c9f985 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447280382115840 |