Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220553 |
Resumo: | O artigo descreve uma pesquisa fundamentada na Epistemologia Genética, realizada com nove alunos da segunda série do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Erechim-RS. O objetivo central da pesquisa foi investigar concepções construídas na interação criança-escrita numérica que contribuem para a construção do valor posicional. Foram realizados pré e pós-testes e onze sessões de intervenção com nove alunos, utilizando o método clínico de Piaget. As intervenções propostas nas sessões da pesquisa favoreceram um avanço das crianças em direção à compreensão dos princípios aditivo, multiplicativo e de posicionalidade que caracterizam o sistema de numeração decimal. A pesquisa evidenciou um maior avanço dos sujeitos da pesquisa em relação ao domínio da escrita numérica convencional do que em relação à compreensão do valor posicional e uma mútua infl uência no desenvolvimento de ambos. Evidenciou também que as notações, por si sós, não são transparentes às crianças e que o aprendizado do valor posicional a partir da escrita numérica consiste num processo construtivo, não linear, de concepções em direção à compreensão do valor posicional, construídas à medida que as situações didáticas provocam refl exões e sucessivas tomadas de consciência sobre as notações em si e sobre as relações entre escritas e agrupamentos. |
id |
UFRGS-2_1fb937831aa0d6bd460a4da5cf4eaaad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220553 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Agranionih, Neila ToninDorneles, Beatriz Vargas2021-05-05T04:28:56Z20110104-4877http://hdl.handle.net/10183/220553000852760O artigo descreve uma pesquisa fundamentada na Epistemologia Genética, realizada com nove alunos da segunda série do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Erechim-RS. O objetivo central da pesquisa foi investigar concepções construídas na interação criança-escrita numérica que contribuem para a construção do valor posicional. Foram realizados pré e pós-testes e onze sessões de intervenção com nove alunos, utilizando o método clínico de Piaget. As intervenções propostas nas sessões da pesquisa favoreceram um avanço das crianças em direção à compreensão dos princípios aditivo, multiplicativo e de posicionalidade que caracterizam o sistema de numeração decimal. A pesquisa evidenciou um maior avanço dos sujeitos da pesquisa em relação ao domínio da escrita numérica convencional do que em relação à compreensão do valor posicional e uma mútua infl uência no desenvolvimento de ambos. Evidenciou também que as notações, por si sós, não são transparentes às crianças e que o aprendizado do valor posicional a partir da escrita numérica consiste num processo construtivo, não linear, de concepções em direção à compreensão do valor posicional, construídas à medida que as situações didáticas provocam refl exões e sucessivas tomadas de consciência sobre as notações em si e sobre as relações entre escritas e agrupamentos.This article describes a research that accomplished nine second class students from Elementary School in a public school in the town of Erechim-RS. It aims to investigate conceptions built upon the children-numeric writing interaction that contributes for the construction of place value, using the clinical method of Piaget and Genetic Epistemology. The proposal interventions improved an advance of the children to a better understanding of the additive, multiplicative principles and the “posicionality” principle. The research evidenced a higher advance regarding the knowledge of the conventional numeric writing itself than regarding the comprehension of place value posicional and a mutual infl uence of both. The study shows that the notational system is not transparent to children and it needs a non-linear constructive process of conceptions towards the comprehension of place value built as the didactic situations evoke refl ections and ontinuous consciousness about notations themselves and about the relations between writings and groupings.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 19, n. 35 (jan./jul. 2011), p. 139-163Ensino fundamentalAlunoMatemáticaPlace valueDecimal numerical systemNumeric notationsConcepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicionalConceptions of second graders about numerical writings and place value info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000852760.pdf.txt000852760.pdf.txtExtracted Texttext/plain73564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220553/2/000852760.pdf.txt6ccde7f2266dd5064109470b0496af72MD52ORIGINAL000852760.pdfTexto completoapplication/pdf196282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220553/1/000852760.pdf36ce38f879e14409a020f24aebf719beMD5110183/2205532021-05-07 05:01:54.034227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:01:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Conceptions of second graders about numerical writings and place value |
title |
Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional |
spellingShingle |
Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional Agranionih, Neila Tonin Ensino fundamental Aluno Matemática Place value Decimal numerical system Numeric notations |
title_short |
Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional |
title_full |
Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional |
title_fullStr |
Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional |
title_full_unstemmed |
Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional |
title_sort |
Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional |
author |
Agranionih, Neila Tonin |
author_facet |
Agranionih, Neila Tonin Dorneles, Beatriz Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Dorneles, Beatriz Vargas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agranionih, Neila Tonin Dorneles, Beatriz Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Aluno Matemática |
topic |
Ensino fundamental Aluno Matemática Place value Decimal numerical system Numeric notations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Place value Decimal numerical system Numeric notations |
description |
O artigo descreve uma pesquisa fundamentada na Epistemologia Genética, realizada com nove alunos da segunda série do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Erechim-RS. O objetivo central da pesquisa foi investigar concepções construídas na interação criança-escrita numérica que contribuem para a construção do valor posicional. Foram realizados pré e pós-testes e onze sessões de intervenção com nove alunos, utilizando o método clínico de Piaget. As intervenções propostas nas sessões da pesquisa favoreceram um avanço das crianças em direção à compreensão dos princípios aditivo, multiplicativo e de posicionalidade que caracterizam o sistema de numeração decimal. A pesquisa evidenciou um maior avanço dos sujeitos da pesquisa em relação ao domínio da escrita numérica convencional do que em relação à compreensão do valor posicional e uma mútua infl uência no desenvolvimento de ambos. Evidenciou também que as notações, por si sós, não são transparentes às crianças e que o aprendizado do valor posicional a partir da escrita numérica consiste num processo construtivo, não linear, de concepções em direção à compreensão do valor posicional, construídas à medida que as situações didáticas provocam refl exões e sucessivas tomadas de consciência sobre as notações em si e sobre as relações entre escritas e agrupamentos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-05T04:28:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220553 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000852760 |
identifier_str_mv |
0104-4877 000852760 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Zetetiké. Campinas. Vol. 19, n. 35 (jan./jul. 2011), p. 139-163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220553/2/000852760.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220553/1/000852760.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ccde7f2266dd5064109470b0496af72 36ce38f879e14409a020f24aebf719be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225016187027456 |