Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agranionih, Neila Tonin
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dorneles, Beatriz Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220553
Resumo: O artigo descreve uma pesquisa fundamentada na Epistemologia Genética, realizada com nove alunos da segunda série do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Erechim-RS. O objetivo central da pesquisa foi investigar concepções construídas na interação criança-escrita numérica que contribuem para a construção do valor posicional. Foram realizados pré e pós-testes e onze sessões de intervenção com nove alunos, utilizando o método clínico de Piaget. As intervenções propostas nas sessões da pesquisa favoreceram um avanço das crianças em direção à compreensão dos princípios aditivo, multiplicativo e de posicionalidade que caracterizam o sistema de numeração decimal. A pesquisa evidenciou um maior avanço dos sujeitos da pesquisa em relação ao domínio da escrita numérica convencional do que em relação à compreensão do valor posicional e uma mútua infl uência no desenvolvimento de ambos. Evidenciou também que as notações, por si sós, não são transparentes às crianças e que o aprendizado do valor posicional a partir da escrita numérica consiste num processo construtivo, não linear, de concepções em direção à compreensão do valor posicional, construídas à medida que as situações didáticas provocam refl exões e sucessivas tomadas de consciência sobre as notações em si e sobre as relações entre escritas e agrupamentos.
id UFRGS-2_1fb937831aa0d6bd460a4da5cf4eaaad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220553
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Agranionih, Neila ToninDorneles, Beatriz Vargas2021-05-05T04:28:56Z20110104-4877http://hdl.handle.net/10183/220553000852760O artigo descreve uma pesquisa fundamentada na Epistemologia Genética, realizada com nove alunos da segunda série do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Erechim-RS. O objetivo central da pesquisa foi investigar concepções construídas na interação criança-escrita numérica que contribuem para a construção do valor posicional. Foram realizados pré e pós-testes e onze sessões de intervenção com nove alunos, utilizando o método clínico de Piaget. As intervenções propostas nas sessões da pesquisa favoreceram um avanço das crianças em direção à compreensão dos princípios aditivo, multiplicativo e de posicionalidade que caracterizam o sistema de numeração decimal. A pesquisa evidenciou um maior avanço dos sujeitos da pesquisa em relação ao domínio da escrita numérica convencional do que em relação à compreensão do valor posicional e uma mútua infl uência no desenvolvimento de ambos. Evidenciou também que as notações, por si sós, não são transparentes às crianças e que o aprendizado do valor posicional a partir da escrita numérica consiste num processo construtivo, não linear, de concepções em direção à compreensão do valor posicional, construídas à medida que as situações didáticas provocam refl exões e sucessivas tomadas de consciência sobre as notações em si e sobre as relações entre escritas e agrupamentos.This article describes a research that accomplished nine second class students from Elementary School in a public school in the town of Erechim-RS. It aims to investigate conceptions built upon the children-numeric writing interaction that contributes for the construction of place value, using the clinical method of Piaget and Genetic Epistemology. The proposal interventions improved an advance of the children to a better understanding of the additive, multiplicative principles and the “posicionality” principle. The research evidenced a higher advance regarding the knowledge of the conventional numeric writing itself than regarding the comprehension of place value posicional and a mutual infl uence of both. The study shows that the notational system is not transparent to children and it needs a non-linear constructive process of conceptions towards the comprehension of place value built as the didactic situations evoke refl ections and ontinuous consciousness about notations themselves and about the relations between writings and groupings.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 19, n. 35 (jan./jul. 2011), p. 139-163Ensino fundamentalAlunoMatemáticaPlace valueDecimal numerical systemNumeric notationsConcepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicionalConceptions of second graders about numerical writings and place value info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000852760.pdf.txt000852760.pdf.txtExtracted Texttext/plain73564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220553/2/000852760.pdf.txt6ccde7f2266dd5064109470b0496af72MD52ORIGINAL000852760.pdfTexto completoapplication/pdf196282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220553/1/000852760.pdf36ce38f879e14409a020f24aebf719beMD5110183/2205532021-05-07 05:01:54.034227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:01:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conceptions of second graders about numerical writings and place value
title Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional
spellingShingle Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional
Agranionih, Neila Tonin
Ensino fundamental
Aluno
Matemática
Place value
Decimal numerical system
Numeric notations
title_short Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional
title_full Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional
title_fullStr Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional
title_full_unstemmed Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional
title_sort Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional
author Agranionih, Neila Tonin
author_facet Agranionih, Neila Tonin
Dorneles, Beatriz Vargas
author_role author
author2 Dorneles, Beatriz Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agranionih, Neila Tonin
Dorneles, Beatriz Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Aluno
Matemática
topic Ensino fundamental
Aluno
Matemática
Place value
Decimal numerical system
Numeric notations
dc.subject.eng.fl_str_mv Place value
Decimal numerical system
Numeric notations
description O artigo descreve uma pesquisa fundamentada na Epistemologia Genética, realizada com nove alunos da segunda série do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Erechim-RS. O objetivo central da pesquisa foi investigar concepções construídas na interação criança-escrita numérica que contribuem para a construção do valor posicional. Foram realizados pré e pós-testes e onze sessões de intervenção com nove alunos, utilizando o método clínico de Piaget. As intervenções propostas nas sessões da pesquisa favoreceram um avanço das crianças em direção à compreensão dos princípios aditivo, multiplicativo e de posicionalidade que caracterizam o sistema de numeração decimal. A pesquisa evidenciou um maior avanço dos sujeitos da pesquisa em relação ao domínio da escrita numérica convencional do que em relação à compreensão do valor posicional e uma mútua infl uência no desenvolvimento de ambos. Evidenciou também que as notações, por si sós, não são transparentes às crianças e que o aprendizado do valor posicional a partir da escrita numérica consiste num processo construtivo, não linear, de concepções em direção à compreensão do valor posicional, construídas à medida que as situações didáticas provocam refl exões e sucessivas tomadas de consciência sobre as notações em si e sobre as relações entre escritas e agrupamentos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T04:28:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220553
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000852760
identifier_str_mv 0104-4877
000852760
url http://hdl.handle.net/10183/220553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Zetetiké. Campinas. Vol. 19, n. 35 (jan./jul. 2011), p. 139-163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220553/2/000852760.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220553/1/000852760.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ccde7f2266dd5064109470b0496af72
36ce38f879e14409a020f24aebf719be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016187027456