Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/279948 |
Resumo: | Este artigo coloca em questão a produção de ações de alunos/as do sexto ano de uma escola pública de Porto Alegre/RS, nas aulas de futebol da Educação Física, numa pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por umaproposta pedagógica decolonial e intercultural. Operando com conceitos da Teoria Ator-Rede e entendendo que a ação de jogar futebol (e suas incertezas) envolvem associações de elementos heterogêneos, investigamos como os/as alunos/as comparecem nas aulas de futebol na Educação Física. Com base em informações de notas de campo, seguindo os/as alunos/as em ação, desenvolvemos dois cursores de associações, um deles colocando os/as alunos/as como intermediários/as e o outro como mediadores/as. Concluímos que comparecer nas aulas de futebol envolve performar justaposições e deslizamentos entre esses dois cursores. |
id |
UFRGS-2_1fe37427bb20e21482aeec58d02ce41a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279948 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricardo, Karoline HachlerWittizorecki, Elisandro SchultzSilveira, Raquel da2024-10-15T06:40:41Z20231981-9269http://hdl.handle.net/10183/279948001197900Este artigo coloca em questão a produção de ações de alunos/as do sexto ano de uma escola pública de Porto Alegre/RS, nas aulas de futebol da Educação Física, numa pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por umaproposta pedagógica decolonial e intercultural. Operando com conceitos da Teoria Ator-Rede e entendendo que a ação de jogar futebol (e suas incertezas) envolvem associações de elementos heterogêneos, investigamos como os/as alunos/as comparecem nas aulas de futebol na Educação Física. Com base em informações de notas de campo, seguindo os/as alunos/as em ação, desenvolvemos dois cursores de associações, um deles colocando os/as alunos/as como intermediários/as e o outro como mediadores/as. Concluímos que comparecer nas aulas de futebol envolve performar justaposições e deslizamentos entre esses dois cursores.Este artículo cuestiona la producción de acciones de alumnos/as del sexto año de una escuela pública de Porto Alegre/RS, en las clases de fútbol de Educación Física, en una investigación-acción participante que tiene por reto desarrollar una Educación Física sostenida por una propuesta pedagógica decolonial e intercultural. Operando con conceptos de la Teoría Actor-Red y comprendiendo que la acción de jugar al fútbol (y sus incertidumbres) involucran asociaciones de elementos heterogéneos, investigamos cómo los/las alumnos/as asisten a las clases de fútbol en la Educación Física. Basándose en las informaciones de notas de campo, siguiendo los/las alumnos/as en acción, desarrollamos dos cursores de asociaciones, uno de ellos dejando los/las alumnos/as como intermediarios y el otro como mediadores/as. Concluimos que asistir a las clases de fútbol implica asumir yuxtaposiciones y deslizamientos entre esos dos cursores.application/pdfporRevista cocar. Vol. 19, n. 37 (2023), p. 1-20Educação física escolarGêneroFutebolTeoria ator-redeEducación Física EscolarGéneroTeoría Actor-RedGurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação FísicaNiñas y fútbol : los deslizamientos del gustar en las clases de Educación Físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197900.pdf.txt001197900.pdf.txtExtracted Texttext/plain54688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279948/2/001197900.pdf.txt92caaf13a065e59a0e4f4f4bca9afe89MD52ORIGINAL001197900.pdfTexto completoapplication/pdf270758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279948/1/001197900.pdf48633ec9bd029acdfc7a6fb2bc62a433MD5110183/2799482024-10-16 06:55:58.85727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279948Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-16T09:55:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Niñas y fútbol : los deslizamientos del gustar en las clases de Educación Física |
title |
Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física |
spellingShingle |
Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física Ricardo, Karoline Hachler Educação física escolar Gênero Futebol Teoria ator-rede Educación Física Escolar Género Teoría Actor-Red |
title_short |
Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física |
title_full |
Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física |
title_fullStr |
Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física |
title_sort |
Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física |
author |
Ricardo, Karoline Hachler |
author_facet |
Ricardo, Karoline Hachler Wittizorecki, Elisandro Schultz Silveira, Raquel da |
author_role |
author |
author2 |
Wittizorecki, Elisandro Schultz Silveira, Raquel da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo, Karoline Hachler Wittizorecki, Elisandro Schultz Silveira, Raquel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Gênero Futebol Teoria ator-rede |
topic |
Educação física escolar Gênero Futebol Teoria ator-rede Educación Física Escolar Género Teoría Actor-Red |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educación Física Escolar Género Teoría Actor-Red |
description |
Este artigo coloca em questão a produção de ações de alunos/as do sexto ano de uma escola pública de Porto Alegre/RS, nas aulas de futebol da Educação Física, numa pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por umaproposta pedagógica decolonial e intercultural. Operando com conceitos da Teoria Ator-Rede e entendendo que a ação de jogar futebol (e suas incertezas) envolvem associações de elementos heterogêneos, investigamos como os/as alunos/as comparecem nas aulas de futebol na Educação Física. Com base em informações de notas de campo, seguindo os/as alunos/as em ação, desenvolvemos dois cursores de associações, um deles colocando os/as alunos/as como intermediários/as e o outro como mediadores/as. Concluímos que comparecer nas aulas de futebol envolve performar justaposições e deslizamentos entre esses dois cursores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-15T06:40:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/279948 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-9269 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001197900 |
identifier_str_mv |
1981-9269 001197900 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/279948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista cocar. Vol. 19, n. 37 (2023), p. 1-20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279948/2/001197900.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279948/1/001197900.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92caaf13a065e59a0e4f4f4bca9afe89 48633ec9bd029acdfc7a6fb2bc62a433 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447866202652672 |