Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Karoline Hachler
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz, Silveira, Raquel da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279948
Resumo: Este artigo coloca em questão a produção de ações de alunos/as do sexto ano de uma escola pública de Porto Alegre/RS, nas aulas de futebol da Educação Física, numa pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por umaproposta pedagógica decolonial e intercultural. Operando com conceitos da Teoria Ator-Rede e entendendo que a ação de jogar futebol (e suas incertezas) envolvem associações de elementos heterogêneos, investigamos como os/as alunos/as comparecem nas aulas de futebol na Educação Física. Com base em informações de notas de campo, seguindo os/as alunos/as em ação, desenvolvemos dois cursores de associações, um deles colocando os/as alunos/as como intermediários/as e o outro como mediadores/as. Concluímos que comparecer nas aulas de futebol envolve performar justaposições e deslizamentos entre esses dois cursores.
id UFRGS-2_1fe37427bb20e21482aeec58d02ce41a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279948
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ricardo, Karoline HachlerWittizorecki, Elisandro SchultzSilveira, Raquel da2024-10-15T06:40:41Z20231981-9269http://hdl.handle.net/10183/279948001197900Este artigo coloca em questão a produção de ações de alunos/as do sexto ano de uma escola pública de Porto Alegre/RS, nas aulas de futebol da Educação Física, numa pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por umaproposta pedagógica decolonial e intercultural. Operando com conceitos da Teoria Ator-Rede e entendendo que a ação de jogar futebol (e suas incertezas) envolvem associações de elementos heterogêneos, investigamos como os/as alunos/as comparecem nas aulas de futebol na Educação Física. Com base em informações de notas de campo, seguindo os/as alunos/as em ação, desenvolvemos dois cursores de associações, um deles colocando os/as alunos/as como intermediários/as e o outro como mediadores/as. Concluímos que comparecer nas aulas de futebol envolve performar justaposições e deslizamentos entre esses dois cursores.Este artículo cuestiona la producción de acciones de alumnos/as del sexto año de una escuela pública de Porto Alegre/RS, en las clases de fútbol de Educación Física, en una investigación-acción participante que tiene por reto desarrollar una Educación Física sostenida por una propuesta pedagógica decolonial e intercultural. Operando con conceptos de la Teoría Actor-Red y comprendiendo que la acción de jugar al fútbol (y sus incertidumbres) involucran asociaciones de elementos heterogéneos, investigamos cómo los/las alumnos/as asisten a las clases de fútbol en la Educación Física. Basándose en las informaciones de notas de campo, siguiendo los/las alumnos/as en acción, desarrollamos dos cursores de asociaciones, uno de ellos dejando los/las alumnos/as como intermediarios y el otro como mediadores/as. Concluimos que asistir a las clases de fútbol implica asumir yuxtaposiciones y deslizamientos entre esos dos cursores.application/pdfporRevista cocar. Vol. 19, n. 37 (2023), p. 1-20Educação física escolarGêneroFutebolTeoria ator-redeEducación Física EscolarGéneroTeoría Actor-RedGurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação FísicaNiñas y fútbol : los deslizamientos del gustar en las clases de Educación Físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197900.pdf.txt001197900.pdf.txtExtracted Texttext/plain54688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279948/2/001197900.pdf.txt92caaf13a065e59a0e4f4f4bca9afe89MD52ORIGINAL001197900.pdfTexto completoapplication/pdf270758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279948/1/001197900.pdf48633ec9bd029acdfc7a6fb2bc62a433MD5110183/2799482024-10-16 06:55:58.85727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279948Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-16T09:55:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Niñas y fútbol : los deslizamientos del gustar en las clases de Educación Física
title Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
spellingShingle Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
Ricardo, Karoline Hachler
Educação física escolar
Gênero
Futebol
Teoria ator-rede
Educación Física Escolar
Género
Teoría Actor-Red
title_short Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
title_full Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
title_fullStr Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
title_sort Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
author Ricardo, Karoline Hachler
author_facet Ricardo, Karoline Hachler
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Silveira, Raquel da
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
Silveira, Raquel da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Karoline Hachler
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Silveira, Raquel da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Gênero
Futebol
Teoria ator-rede
topic Educação física escolar
Gênero
Futebol
Teoria ator-rede
Educación Física Escolar
Género
Teoría Actor-Red
dc.subject.eng.fl_str_mv Educación Física Escolar
Género
Teoría Actor-Red
description Este artigo coloca em questão a produção de ações de alunos/as do sexto ano de uma escola pública de Porto Alegre/RS, nas aulas de futebol da Educação Física, numa pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por umaproposta pedagógica decolonial e intercultural. Operando com conceitos da Teoria Ator-Rede e entendendo que a ação de jogar futebol (e suas incertezas) envolvem associações de elementos heterogêneos, investigamos como os/as alunos/as comparecem nas aulas de futebol na Educação Física. Com base em informações de notas de campo, seguindo os/as alunos/as em ação, desenvolvemos dois cursores de associações, um deles colocando os/as alunos/as como intermediários/as e o outro como mediadores/as. Concluímos que comparecer nas aulas de futebol envolve performar justaposições e deslizamentos entre esses dois cursores.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-15T06:40:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279948
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-9269
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197900
identifier_str_mv 1981-9269
001197900
url http://hdl.handle.net/10183/279948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista cocar. Vol. 19, n. 37 (2023), p. 1-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279948/2/001197900.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279948/1/001197900.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 92caaf13a065e59a0e4f4f4bca9afe89
48633ec9bd029acdfc7a6fb2bc62a433
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447866202652672