Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134159 |
Resumo: | O estudo aborda o ensino de Distância entre dois Pontos e Estudo da Reta, realizado com um grupo de alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual. A elaboração de um projeto de pesquisa estruturado em preceitos de engenharia didática motivou o planejamento da prática pedagógica aferida em 2014. O software GeoGebra foi o recurso digital adotado para auxiliar os alunos a criar estratégias e solucionar os desafios propostos. Vídeos motivacionais ao tema e o livro didático da escola foram utilizados. Os resultados do trabalho consistiram em apresentação de registro escrito no caderno de aula, construção de situações-problema em arquivo “*.ggb” e autoavaliação. Nesta experiência de aprendizagem os alunos conheceram e aprenderam a executar algumas ferramentas do software, exploraram e modificaram propriedades dos objetos geométricos criados, articulando as ideias aritméticas envolvidas. Também puderam ampliar o vocabulário e o conhecimento matemático e tecnológico. |
id |
UFRGS-2_1fe524840c67ccf8cc1f26f4faa111d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134159 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Cléverton Aramis de OliveiraVarriale, Marcia Cristina2016-03-24T02:06:56Z2015http://hdl.handle.net/10183/134159000983661O estudo aborda o ensino de Distância entre dois Pontos e Estudo da Reta, realizado com um grupo de alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual. A elaboração de um projeto de pesquisa estruturado em preceitos de engenharia didática motivou o planejamento da prática pedagógica aferida em 2014. O software GeoGebra foi o recurso digital adotado para auxiliar os alunos a criar estratégias e solucionar os desafios propostos. Vídeos motivacionais ao tema e o livro didático da escola foram utilizados. Os resultados do trabalho consistiram em apresentação de registro escrito no caderno de aula, construção de situações-problema em arquivo “*.ggb” e autoavaliação. Nesta experiência de aprendizagem os alunos conheceram e aprenderam a executar algumas ferramentas do software, exploraram e modificaram propriedades dos objetos geométricos criados, articulando as ideias aritméticas envolvidas. Também puderam ampliar o vocabulário e o conhecimento matemático e tecnológico.application/pdfporGeoGebra : SoftwareReta : EquacaoEnsino médioPonto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983661.pdf000983661.pdfTexto completoapplication/pdf2908954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/1/000983661.pdfc1380611ad792a042aefbfdcecbebfd2MD51TEXT000983661.pdf.txt000983661.pdf.txtExtracted Texttext/plain33675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/2/000983661.pdf.txt9465dfc9daadef75cc0423e888c8b2e4MD52THUMBNAIL000983661.pdf.jpg000983661.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/3/000983661.pdf.jpga66d319e6f7da198330a4a0abdd2c565MD5310183/1341592018-10-29 08:05:19.737oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134159Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática |
title |
Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática |
spellingShingle |
Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática Tavares, Cléverton Aramis de Oliveira GeoGebra : Software Reta : Equacao Ensino médio |
title_short |
Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática |
title_full |
Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática |
title_fullStr |
Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática |
title_full_unstemmed |
Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática |
title_sort |
Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática |
author |
Tavares, Cléverton Aramis de Oliveira |
author_facet |
Tavares, Cléverton Aramis de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Cléverton Aramis de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Varriale, Marcia Cristina |
contributor_str_mv |
Varriale, Marcia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Reta : Equacao Ensino médio |
topic |
GeoGebra : Software Reta : Equacao Ensino médio |
description |
O estudo aborda o ensino de Distância entre dois Pontos e Estudo da Reta, realizado com um grupo de alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual. A elaboração de um projeto de pesquisa estruturado em preceitos de engenharia didática motivou o planejamento da prática pedagógica aferida em 2014. O software GeoGebra foi o recurso digital adotado para auxiliar os alunos a criar estratégias e solucionar os desafios propostos. Vídeos motivacionais ao tema e o livro didático da escola foram utilizados. Os resultados do trabalho consistiram em apresentação de registro escrito no caderno de aula, construção de situações-problema em arquivo “*.ggb” e autoavaliação. Nesta experiência de aprendizagem os alunos conheceram e aprenderam a executar algumas ferramentas do software, exploraram e modificaram propriedades dos objetos geométricos criados, articulando as ideias aritméticas envolvidas. Também puderam ampliar o vocabulário e o conhecimento matemático e tecnológico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134159 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983661 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134159 |
identifier_str_mv |
000983661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/1/000983661.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/2/000983661.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/3/000983661.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c1380611ad792a042aefbfdcecbebfd2 9465dfc9daadef75cc0423e888c8b2e4 a66d319e6f7da198330a4a0abdd2c565 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501508177920 |