Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Cléverton Aramis de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134159
Resumo: O estudo aborda o ensino de Distância entre dois Pontos e Estudo da Reta, realizado com um grupo de alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual. A elaboração de um projeto de pesquisa estruturado em preceitos de engenharia didática motivou o planejamento da prática pedagógica aferida em 2014. O software GeoGebra foi o recurso digital adotado para auxiliar os alunos a criar estratégias e solucionar os desafios propostos. Vídeos motivacionais ao tema e o livro didático da escola foram utilizados. Os resultados do trabalho consistiram em apresentação de registro escrito no caderno de aula, construção de situações-problema em arquivo “*.ggb” e autoavaliação. Nesta experiência de aprendizagem os alunos conheceram e aprenderam a executar algumas ferramentas do software, exploraram e modificaram propriedades dos objetos geométricos criados, articulando as ideias aritméticas envolvidas. Também puderam ampliar o vocabulário e o conhecimento matemático e tecnológico.
id UFRGS-2_1fe524840c67ccf8cc1f26f4faa111d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134159
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, Cléverton Aramis de OliveiraVarriale, Marcia Cristina2016-03-24T02:06:56Z2015http://hdl.handle.net/10183/134159000983661O estudo aborda o ensino de Distância entre dois Pontos e Estudo da Reta, realizado com um grupo de alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual. A elaboração de um projeto de pesquisa estruturado em preceitos de engenharia didática motivou o planejamento da prática pedagógica aferida em 2014. O software GeoGebra foi o recurso digital adotado para auxiliar os alunos a criar estratégias e solucionar os desafios propostos. Vídeos motivacionais ao tema e o livro didático da escola foram utilizados. Os resultados do trabalho consistiram em apresentação de registro escrito no caderno de aula, construção de situações-problema em arquivo “*.ggb” e autoavaliação. Nesta experiência de aprendizagem os alunos conheceram e aprenderam a executar algumas ferramentas do software, exploraram e modificaram propriedades dos objetos geométricos criados, articulando as ideias aritméticas envolvidas. Também puderam ampliar o vocabulário e o conhecimento matemático e tecnológico.application/pdfporGeoGebra : SoftwareReta : EquacaoEnsino médioPonto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983661.pdf000983661.pdfTexto completoapplication/pdf2908954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/1/000983661.pdfc1380611ad792a042aefbfdcecbebfd2MD51TEXT000983661.pdf.txt000983661.pdf.txtExtracted Texttext/plain33675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/2/000983661.pdf.txt9465dfc9daadef75cc0423e888c8b2e4MD52THUMBNAIL000983661.pdf.jpg000983661.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/3/000983661.pdf.jpga66d319e6f7da198330a4a0abdd2c565MD5310183/1341592018-10-29 08:05:19.737oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134159Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática
title Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática
spellingShingle Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática
Tavares, Cléverton Aramis de Oliveira
GeoGebra : Software
Reta : Equacao
Ensino médio
title_short Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática
title_full Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática
title_fullStr Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática
title_full_unstemmed Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática
title_sort Ponto, reta, plano e GeoGebra : movimentos para a aprendizagem matemática
author Tavares, Cléverton Aramis de Oliveira
author_facet Tavares, Cléverton Aramis de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Cléverton Aramis de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Varriale, Marcia Cristina
contributor_str_mv Varriale, Marcia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Reta : Equacao
Ensino médio
topic GeoGebra : Software
Reta : Equacao
Ensino médio
description O estudo aborda o ensino de Distância entre dois Pontos e Estudo da Reta, realizado com um grupo de alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual. A elaboração de um projeto de pesquisa estruturado em preceitos de engenharia didática motivou o planejamento da prática pedagógica aferida em 2014. O software GeoGebra foi o recurso digital adotado para auxiliar os alunos a criar estratégias e solucionar os desafios propostos. Vídeos motivacionais ao tema e o livro didático da escola foram utilizados. Os resultados do trabalho consistiram em apresentação de registro escrito no caderno de aula, construção de situações-problema em arquivo “*.ggb” e autoavaliação. Nesta experiência de aprendizagem os alunos conheceram e aprenderam a executar algumas ferramentas do software, exploraram e modificaram propriedades dos objetos geométricos criados, articulando as ideias aritméticas envolvidas. Também puderam ampliar o vocabulário e o conhecimento matemático e tecnológico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134159
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983661
url http://hdl.handle.net/10183/134159
identifier_str_mv 000983661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/1/000983661.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/2/000983661.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134159/3/000983661.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c1380611ad792a042aefbfdcecbebfd2
9465dfc9daadef75cc0423e888c8b2e4
a66d319e6f7da198330a4a0abdd2c565
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501508177920