Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196166 |
Resumo: | Estamos cada vez mais voltados para a reflexão e análise crítica do cenário educacional, compreender a dinâmica da aprendizagem e promover novas formas de pensar o ato de aprender, evolvem instâncias além dos espaços escolares que temos. O uso das tecnologias e a valorização do ensino a distância entraram nesse desenho para nos mostrar novas metodologias e diferentes atuações na educação. Este artigo discute a formação docente em um curso de licenciatura na modalidade a Distância, em que os alunos exerciam a prática docente, previamente, trabalhando em escolas da rede pública de ensino. Objetivando reconhecer o processo que passaram, da transformação da prática em sala de aula, através da formação acadêmica que elucida o uso da tecnologia, foi realizado um questionário em que os mesmos puderam responder suas expectativas e mudanças percebidas colaborando na discussão e reflexão sobre o sentimento de transformação acerca de seu fazer docente. |
id |
UFRGS-2_1ffe2f139ff686f419949a81cbf8ead3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196166 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caletti, DaniellaCarneiro, Mára Lúcia Fernandes2019-06-22T02:35:19Z2010http://hdl.handle.net/10183/196166001095372Estamos cada vez mais voltados para a reflexão e análise crítica do cenário educacional, compreender a dinâmica da aprendizagem e promover novas formas de pensar o ato de aprender, evolvem instâncias além dos espaços escolares que temos. O uso das tecnologias e a valorização do ensino a distância entraram nesse desenho para nos mostrar novas metodologias e diferentes atuações na educação. Este artigo discute a formação docente em um curso de licenciatura na modalidade a Distância, em que os alunos exerciam a prática docente, previamente, trabalhando em escolas da rede pública de ensino. Objetivando reconhecer o processo que passaram, da transformação da prática em sala de aula, através da formação acadêmica que elucida o uso da tecnologia, foi realizado um questionário em que os mesmos puderam responder suas expectativas e mudanças percebidas colaborando na discussão e reflexão sobre o sentimento de transformação acerca de seu fazer docente.application/pdfporFormação de professoresEnsino a distânciaComputador na educaçãoFazer-se professor : a educação a distância promovendo transformaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2010Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095372.pdf.txt001095372.pdf.txtExtracted Texttext/plain44380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196166/2/001095372.pdf.txte6c0ad21d81e69405d6c61fb294e74b6MD52ORIGINAL001095372.pdfTexto completoapplication/pdf238661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196166/1/001095372.pdf7f889df6ad0ff244dfcceba4568edab4MD5110183/1961662021-12-06 05:43:48.236831oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações |
title |
Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações |
spellingShingle |
Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações Caletti, Daniella Formação de professores Ensino a distância Computador na educação |
title_short |
Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações |
title_full |
Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações |
title_fullStr |
Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações |
title_full_unstemmed |
Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações |
title_sort |
Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações |
author |
Caletti, Daniella |
author_facet |
Caletti, Daniella |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caletti, Daniella |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes |
contributor_str_mv |
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino a distância Computador na educação |
topic |
Formação de professores Ensino a distância Computador na educação |
description |
Estamos cada vez mais voltados para a reflexão e análise crítica do cenário educacional, compreender a dinâmica da aprendizagem e promover novas formas de pensar o ato de aprender, evolvem instâncias além dos espaços escolares que temos. O uso das tecnologias e a valorização do ensino a distância entraram nesse desenho para nos mostrar novas metodologias e diferentes atuações na educação. Este artigo discute a formação docente em um curso de licenciatura na modalidade a Distância, em que os alunos exerciam a prática docente, previamente, trabalhando em escolas da rede pública de ensino. Objetivando reconhecer o processo que passaram, da transformação da prática em sala de aula, através da formação acadêmica que elucida o uso da tecnologia, foi realizado um questionário em que os mesmos puderam responder suas expectativas e mudanças percebidas colaborando na discussão e reflexão sobre o sentimento de transformação acerca de seu fazer docente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-22T02:35:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196166 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001095372 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196166 |
identifier_str_mv |
001095372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196166/2/001095372.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196166/1/001095372.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6c0ad21d81e69405d6c61fb294e74b6 7f889df6ad0ff244dfcceba4568edab4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224575497797632 |