Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caletti, Daniella
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196166
Resumo: Estamos cada vez mais voltados para a reflexão e análise crítica do cenário educacional, compreender a dinâmica da aprendizagem e promover novas formas de pensar o ato de aprender, evolvem instâncias além dos espaços escolares que temos. O uso das tecnologias e a valorização do ensino a distância entraram nesse desenho para nos mostrar novas metodologias e diferentes atuações na educação. Este artigo discute a formação docente em um curso de licenciatura na modalidade a Distância, em que os alunos exerciam a prática docente, previamente, trabalhando em escolas da rede pública de ensino. Objetivando reconhecer o processo que passaram, da transformação da prática em sala de aula, através da formação acadêmica que elucida o uso da tecnologia, foi realizado um questionário em que os mesmos puderam responder suas expectativas e mudanças percebidas colaborando na discussão e reflexão sobre o sentimento de transformação acerca de seu fazer docente.
id UFRGS-2_1ffe2f139ff686f419949a81cbf8ead3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196166
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caletti, DaniellaCarneiro, Mára Lúcia Fernandes2019-06-22T02:35:19Z2010http://hdl.handle.net/10183/196166001095372Estamos cada vez mais voltados para a reflexão e análise crítica do cenário educacional, compreender a dinâmica da aprendizagem e promover novas formas de pensar o ato de aprender, evolvem instâncias além dos espaços escolares que temos. O uso das tecnologias e a valorização do ensino a distância entraram nesse desenho para nos mostrar novas metodologias e diferentes atuações na educação. Este artigo discute a formação docente em um curso de licenciatura na modalidade a Distância, em que os alunos exerciam a prática docente, previamente, trabalhando em escolas da rede pública de ensino. Objetivando reconhecer o processo que passaram, da transformação da prática em sala de aula, através da formação acadêmica que elucida o uso da tecnologia, foi realizado um questionário em que os mesmos puderam responder suas expectativas e mudanças percebidas colaborando na discussão e reflexão sobre o sentimento de transformação acerca de seu fazer docente.application/pdfporFormação de professoresEnsino a distânciaComputador na educaçãoFazer-se professor : a educação a distância promovendo transformaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2010Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095372.pdf.txt001095372.pdf.txtExtracted Texttext/plain44380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196166/2/001095372.pdf.txte6c0ad21d81e69405d6c61fb294e74b6MD52ORIGINAL001095372.pdfTexto completoapplication/pdf238661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196166/1/001095372.pdf7f889df6ad0ff244dfcceba4568edab4MD5110183/1961662021-12-06 05:43:48.236831oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações
title Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações
spellingShingle Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações
Caletti, Daniella
Formação de professores
Ensino a distância
Computador na educação
title_short Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações
title_full Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações
title_fullStr Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações
title_full_unstemmed Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações
title_sort Fazer-se professor : a educação a distância promovendo transformações
author Caletti, Daniella
author_facet Caletti, Daniella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caletti, Daniella
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
contributor_str_mv Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino a distância
Computador na educação
topic Formação de professores
Ensino a distância
Computador na educação
description Estamos cada vez mais voltados para a reflexão e análise crítica do cenário educacional, compreender a dinâmica da aprendizagem e promover novas formas de pensar o ato de aprender, evolvem instâncias além dos espaços escolares que temos. O uso das tecnologias e a valorização do ensino a distância entraram nesse desenho para nos mostrar novas metodologias e diferentes atuações na educação. Este artigo discute a formação docente em um curso de licenciatura na modalidade a Distância, em que os alunos exerciam a prática docente, previamente, trabalhando em escolas da rede pública de ensino. Objetivando reconhecer o processo que passaram, da transformação da prática em sala de aula, através da formação acadêmica que elucida o uso da tecnologia, foi realizado um questionário em que os mesmos puderam responder suas expectativas e mudanças percebidas colaborando na discussão e reflexão sobre o sentimento de transformação acerca de seu fazer docente.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-22T02:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196166
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095372
url http://hdl.handle.net/10183/196166
identifier_str_mv 001095372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196166/2/001095372.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196166/1/001095372.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6c0ad21d81e69405d6c61fb294e74b6
7f889df6ad0ff244dfcceba4568edab4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224575497797632