A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Anamelea de Campos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87168
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_98a564dd103ef7d9b757dd3041cb7ffa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87168
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivasEducaçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A tese, a partir de um eixo central de fundamentação teórica na inter-relação dos campos da Educação e da Comunicação, e de pesquisas qualitativa e quantitativa, procura identificar quais competências e quais categorias estão no cerne do desenvolvimento das ações de formação (inicial e continuada) de professores, mais especificamente para os professores atuarem na modalidade de EAD. O método de entrevista utilizado por esta tese foi o "entretetien compréhensif" (conversa compreensiva) apresentado pelo sociólogo francês Jean-Claude Kaufmann, a partir de entrevistas com pessoas em postos-chave em instituições na área de EAD, em dois países (França e Brasil no período de 2001 a 2003). A pesquisa quantitativa foi feita, no ano de 2003, com os professores da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a análise dos dados das pesquisas foi empregado o referencial teórico da Análise de Conteúdo. Este estudo defende a compreensão das noções de autoria e mensagem educacional, por parte daqueles que concebem e implementam ações de formação (tanto presencial como a distância).Florianópolis, SCBelloni, Maria LuizaUniversidade Federal de Santa CatarinaPinto, Anamelea de Campos2012-10-21T15:43:47Z2012-10-21T15:43:47Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| grafs.application/pdf204120http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87168porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T21:57:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87168Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:57:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas
title A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas
spellingShingle A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas
Pinto, Anamelea de Campos
Educação
Ensino a distancia
Professores -
Formação
title_short A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas
title_full A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas
title_fullStr A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas
title_full_unstemmed A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas
title_sort A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas
author Pinto, Anamelea de Campos
author_facet Pinto, Anamelea de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Belloni, Maria Luiza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Anamelea de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino a distancia
Professores -
Formação
topic Educação
Ensino a distancia
Professores -
Formação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T15:43:47Z
2012-10-21T15:43:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 204120
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87168
identifier_str_mv 204120
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652156317728768