Modelagem analítica de uma suspensão semielíptica em tandem e análise numérica e experimental das tensões em um chassi de uma usina de asfalto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fellipe Cros dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66458
Resumo: Usinas de asfaltos possuem diversos componentes que são aplicados sobre um chassi. Este é suspenso nos rodados por feixe de molas em tandem. A utilização deste tipo de suspensão é realizada com o objetivo de distribuir, da melhor maneira, as reações medidas em cada rodado. A limitação das reações é imposição do sistema de legislação aplicado em cada país na qual há a possibilidade de uma usina ser comercializada. Como forma de validar o método utilizado durante a fase de projeto para prever os possíveis excessos de reações e de tensões agindo na estrutura do chassi, foi desenvolvida uma otimização do modelo numérico para a suspensão, passando da consideração de simples molas para um conjunto de molas e chapas rígidas com rigidezes torcionais previamente calculadas. Ainda, realizou-se uma análise experimental através da aplicação de strain gages em sete regiões de interesse, totalizando quatorze extensômetros aplicados. As reações obtidas com o novo modelo de suspensão apresentaram o mesmo comportamento verificado através uma pesagem realizada com a usina completa, apresentando diferença máxima de 24% e mínima de 4%. Já as tensões medidas na estrutura foram coerentes com o carregamento aplicado, apresentando comportamento de tensão e tração nas mesas inferiores e superiores de modo condizente com o descrito na teoria de transmissão de carregamentos mecânicos. Considerando-se apenas o peso próprio do chassi, obteve-se tensões com diferença mínima de 13%. Quando da consideração da usina carregada com todos sub-sistemas, a região de maior solicitação na estrutura apresentou uma tensão de 180 MPa, enquanto que o resultado observado numericamente foi de 116,6 MPa, uma diferença de 35%. A diferença observada é decorrente de diversos simplificações realizadas, como; não consideração de alguns componentes, simplificações na geometria do chassi, aproximação das massas e dos centros de gravidades dos sub-sistemas aplicados e o tipo de comportamento entre a massa aplicada e a geometria.
id UFRGS-2_20195ad10ce60051bdf56f9a9ceaaf48
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66458
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Fellipe Cros dosFonseca, Jun Sergio Ono2013-02-15T01:41:11Z2012http://hdl.handle.net/10183/66458000871273Usinas de asfaltos possuem diversos componentes que são aplicados sobre um chassi. Este é suspenso nos rodados por feixe de molas em tandem. A utilização deste tipo de suspensão é realizada com o objetivo de distribuir, da melhor maneira, as reações medidas em cada rodado. A limitação das reações é imposição do sistema de legislação aplicado em cada país na qual há a possibilidade de uma usina ser comercializada. Como forma de validar o método utilizado durante a fase de projeto para prever os possíveis excessos de reações e de tensões agindo na estrutura do chassi, foi desenvolvida uma otimização do modelo numérico para a suspensão, passando da consideração de simples molas para um conjunto de molas e chapas rígidas com rigidezes torcionais previamente calculadas. Ainda, realizou-se uma análise experimental através da aplicação de strain gages em sete regiões de interesse, totalizando quatorze extensômetros aplicados. As reações obtidas com o novo modelo de suspensão apresentaram o mesmo comportamento verificado através uma pesagem realizada com a usina completa, apresentando diferença máxima de 24% e mínima de 4%. Já as tensões medidas na estrutura foram coerentes com o carregamento aplicado, apresentando comportamento de tensão e tração nas mesas inferiores e superiores de modo condizente com o descrito na teoria de transmissão de carregamentos mecânicos. Considerando-se apenas o peso próprio do chassi, obteve-se tensões com diferença mínima de 13%. Quando da consideração da usina carregada com todos sub-sistemas, a região de maior solicitação na estrutura apresentou uma tensão de 180 MPa, enquanto que o resultado observado numericamente foi de 116,6 MPa, uma diferença de 35%. A diferença observada é decorrente de diversos simplificações realizadas, como; não consideração de alguns componentes, simplificações na geometria do chassi, aproximação das massas e dos centros de gravidades dos sub-sistemas aplicados e o tipo de comportamento entre a massa aplicada e a geometria.Asphalt plants have several components that are applied on a chassis. The chassis is suspended by beam spring in tandem. The use of this type of suspension is performed in order to distribute, at its best, reactions measured in each shaft. The limitation of the reactions is enforcement by the law system applied in each country where is possible a plant be sold. In order to validate the method used during the design phase to predict the possible excesses of reactions and stresses acting on the chassis structure, we developed a numerical model for optimization of the suspension, from the consideration of simple springs to a set of springs and plates with rigid torsional stiffness previously calculated. It was also performed experimental analysis by applying strain gages in seven regions of interest, totaling fourteen strain gages applied. The reactions obtained with the new suspension model showed the same behavior observed by weighing performed with the complete plant, with maximum difference of 24% and minimum of 4%. The measured stress in the structure were consistent with the applied load, showing coherent behavior with that described in the theory of transmission of mechanical loading. Considering only the self-weight of the chassis, was obtained stress with minimum difference of 13%. In case of considerating the plant of asphalt loaded with all sub-systems, the region of highest stress in the structure presented a value of 180 MPa, whereas the result observed numerically was 116,6 MPa, resulting in a difference of 35%. The difference is due to several simplifications performed, as well as, non-consideration of some components, simplifications in the geometry of the chassis, masses approach and centers of gravities of applied sub-systems and behavior between mass and geometry applied.application/pdfporEngenhariaSuspensionLeaf springsExperimental analysisFinite elementsModelagem analítica de uma suspensão semielíptica em tandem e análise numérica e experimental das tensões em um chassi de uma usina de asfalto.Analytical modeling of a semi elliptical suspension in tandem and experimental and numerical analysis of stresses in a chassis asphalt plant info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2012Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871273.pdf000871273.pdfTexto completoapplication/pdf2138850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66458/1/000871273.pdf7704a44c0611c2d19c5ea5517c78fb37MD51TEXT000871273.pdf.txt000871273.pdf.txtExtracted Texttext/plain52909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66458/2/000871273.pdf.txt5a7d816e21cc9e8d0e56ae35cdf57c31MD52THUMBNAIL000871273.pdf.jpg000871273.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66458/3/000871273.pdf.jpg1764e8ed1fd2c1cd914db21cc18da5b7MD5310183/664582018-10-17 07:43:12.344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66458Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:43:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem analítica de uma suspensão semielíptica em tandem e análise numérica e experimental das tensões em um chassi de uma usina de asfalto.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analytical modeling of a semi elliptical suspension in tandem and experimental and numerical analysis of stresses in a chassis asphalt plant
title Modelagem analítica de uma suspensão semielíptica em tandem e análise numérica e experimental das tensões em um chassi de uma usina de asfalto.
spellingShingle Modelagem analítica de uma suspensão semielíptica em tandem e análise numérica e experimental das tensões em um chassi de uma usina de asfalto.
Santos, Fellipe Cros dos
Engenharia
Suspension
Leaf springs
Experimental analysis
Finite elements
title_short Modelagem analítica de uma suspensão semielíptica em tandem e análise numérica e experimental das tensões em um chassi de uma usina de asfalto.
title_full Modelagem analítica de uma suspensão semielíptica em tandem e análise numérica e experimental das tensões em um chassi de uma usina de asfalto.
title_fullStr Modelagem analítica de uma suspensão semielíptica em tandem e análise numérica e experimental das tensões em um chassi de uma usina de asfalto.
title_full_unstemmed Modelagem analítica de uma suspensão semielíptica em tandem e análise numérica e experimental das tensões em um chassi de uma usina de asfalto.
title_sort Modelagem analítica de uma suspensão semielíptica em tandem e análise numérica e experimental das tensões em um chassi de uma usina de asfalto.
author Santos, Fellipe Cros dos
author_facet Santos, Fellipe Cros dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fellipe Cros dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Jun Sergio Ono
contributor_str_mv Fonseca, Jun Sergio Ono
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia
topic Engenharia
Suspension
Leaf springs
Experimental analysis
Finite elements
dc.subject.eng.fl_str_mv Suspension
Leaf springs
Experimental analysis
Finite elements
description Usinas de asfaltos possuem diversos componentes que são aplicados sobre um chassi. Este é suspenso nos rodados por feixe de molas em tandem. A utilização deste tipo de suspensão é realizada com o objetivo de distribuir, da melhor maneira, as reações medidas em cada rodado. A limitação das reações é imposição do sistema de legislação aplicado em cada país na qual há a possibilidade de uma usina ser comercializada. Como forma de validar o método utilizado durante a fase de projeto para prever os possíveis excessos de reações e de tensões agindo na estrutura do chassi, foi desenvolvida uma otimização do modelo numérico para a suspensão, passando da consideração de simples molas para um conjunto de molas e chapas rígidas com rigidezes torcionais previamente calculadas. Ainda, realizou-se uma análise experimental através da aplicação de strain gages em sete regiões de interesse, totalizando quatorze extensômetros aplicados. As reações obtidas com o novo modelo de suspensão apresentaram o mesmo comportamento verificado através uma pesagem realizada com a usina completa, apresentando diferença máxima de 24% e mínima de 4%. Já as tensões medidas na estrutura foram coerentes com o carregamento aplicado, apresentando comportamento de tensão e tração nas mesas inferiores e superiores de modo condizente com o descrito na teoria de transmissão de carregamentos mecânicos. Considerando-se apenas o peso próprio do chassi, obteve-se tensões com diferença mínima de 13%. Quando da consideração da usina carregada com todos sub-sistemas, a região de maior solicitação na estrutura apresentou uma tensão de 180 MPa, enquanto que o resultado observado numericamente foi de 116,6 MPa, uma diferença de 35%. A diferença observada é decorrente de diversos simplificações realizadas, como; não consideração de alguns componentes, simplificações na geometria do chassi, aproximação das massas e dos centros de gravidades dos sub-sistemas aplicados e o tipo de comportamento entre a massa aplicada e a geometria.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-15T01:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66458
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871273
url http://hdl.handle.net/10183/66458
identifier_str_mv 000871273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66458/1/000871273.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66458/2/000871273.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66458/3/000871273.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7704a44c0611c2d19c5ea5517c78fb37
5a7d816e21cc9e8d0e56ae35cdf57c31
1764e8ed1fd2c1cd914db21cc18da5b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438053601280