Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Micheletti, Marcelo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616346
Resumo: Orientador: Pablo Siqueira Meirelles
id UNICAMP-30_490d3a93bbe626c36d4dc47fbf88c6c3
oai_identifier_str oai::825526
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorposComparative analysis of vehicle handling behavior in the version with raised suspension in multibody environmentAutomóveis - DinâmicaSimulação (Computadores)Automoveis - Molas e suspensãoAutomobiles - DynamicComputational simulationAutomobiles - Springs and suspensionOrientador: Pablo Siqueira MeirellesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: No projeto de novos veículos automotores as empresas utilizam o conceito de plataformas mundiais visando reduzir os custos de desenvolvimento, possibilitando a criação de diferentes veículos a partir de uma mesma plataforma básica. Alguns modelos conforme características mercadológicas locais requerem a alteração da atitude de suspensão com a utilização de suspensões elevadas e pneus com diâmetro maior. Estas alterações afetam diretamente a dirigibilidade do veículo. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia de estudo da dinâmica lateral de um veículo identificando as principais características que influenciam no comportamento da dirigibilidade do veiculo com suspensão elevada. Foram utilizadas ferramentas computacionais para simulação de sistemas multicorpos onde foram utilizados modelos não lineares de batentes, mancais de suspensão e amortecedores. Este trabalho demonstra o efeito da alteração de características como ângulo de Ackerman, a relação de direção, a altura do eixo de rolagem, rigidez da barra estabilizadora dianteira e taxa de variação da convergência no comportamento de dirigibilidade de um veículo no estado estacionário e no estado transitórioAbstract: In the design of new automobile companies use the concept of global platforms to reduce development costs, enabling the creation of different vehicles from the same basic platform. Some models as marketing local features require changing the attitude of suspension with the use of high suspensions and tires with larger diameter. These changes directly affect the behavior of the vehicle handling. The objective is to develop a methodology to study the lateral dynamics of a vehicle identifying the main characteristics that influence the behavior of driving the vehicle with high suspension. With the aid of computational tools for simulation of multi body systems which were used nonlinear models of bump stops, suspension bushes and shock absorbers. This work demonstrates the effect of changing characteristics such as Ackerman angle, the steering ratio, the height of the roll center axis, front suspension anti roll bar stiffness and ride steer influence in the behavior of a vehicle driving at steady state and transient stateMestradoDinâmicaMestre em Engenharia Automobilística[s.n.]Meirelles, Pablo Siqueira, 1956-Santos, José Maria Campos dosHuallpa, Belisario NinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMicheletti, Marcelo2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf134 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616346MICHELETTI, Marcelo. Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos. 2011. 134 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616346. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/825526porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:24:39Zoai::825526Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:24:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos
Comparative analysis of vehicle handling behavior in the version with raised suspension in multibody environment
title Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos
spellingShingle Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos
Micheletti, Marcelo
Automóveis - Dinâmica
Simulação (Computadores)
Automoveis - Molas e suspensão
Automobiles - Dynamic
Computational simulation
Automobiles - Springs and suspension
title_short Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos
title_full Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos
title_fullStr Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos
title_full_unstemmed Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos
title_sort Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos
author Micheletti, Marcelo
author_facet Micheletti, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meirelles, Pablo Siqueira, 1956-
Santos, José Maria Campos dos
Huallpa, Belisario Nina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Micheletti, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Automóveis - Dinâmica
Simulação (Computadores)
Automoveis - Molas e suspensão
Automobiles - Dynamic
Computational simulation
Automobiles - Springs and suspension
topic Automóveis - Dinâmica
Simulação (Computadores)
Automoveis - Molas e suspensão
Automobiles - Dynamic
Computational simulation
Automobiles - Springs and suspension
description Orientador: Pablo Siqueira Meirelles
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616346
MICHELETTI, Marcelo. Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos. 2011. 134 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616346. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616346
identifier_str_mv MICHELETTI, Marcelo. Análise comparativa da dirigibilidade de um veículo na sua versão com suspensão elevada em ambiente multicorpos. 2011. 134 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616346. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/825526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
134 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189063590150144