Gerontologia : uma apropriação necessária no horizonte da educação social brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199268 |
Resumo: | Fundamentado em responder a questão central: “É possível destacar inter-relações entre a gerontologia e a educação social?” este estudo, uma revisão de literatura, tem como objetivo compreender em quais aspectos se relacionam a Educação (e a Pedagogia) Social e o estudo do envelhecimento, mais especificamente pela ótica da educação. Diante da urgente demanda de se compreender mais e melhor a respeito do fenômeno do envelhecimento da população brasileira, esta pesquisa elucida a possibilidade de articular as áreas da Gerontologia e da Educação Social – uma vez que as demandas da população idosa estão, também, intrinsecamente, vinculadas a esta segunda área – principalmente no que se refere às suas especificidades. Com o intuito de cumprir o objetivo manancial deste trabalho, estabeleceram-se aproximações entre as duas áreas anteriormente citadas, a partir da seleção e estudo de obras, artigos, pesquisas, legislação específica e práticas de instituições voltadas para a população idosa, assim como a análise e estudos e políticas públicas realizadas em outros países, já mais avançados na área gerontológica. Apresenta, também, a potencialidade das práticas educativas pautadas nas relações intergeracionais. |
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