Gerontologia : uma apropriação necessária no horizonte da educação social brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Morghana Iantra Garavello
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199268
Resumo: Fundamentado em responder a questão central: “É possível destacar inter-relações entre a gerontologia e a educação social?” este estudo, uma revisão de literatura, tem como objetivo compreender em quais aspectos se relacionam a Educação (e a Pedagogia) Social e o estudo do envelhecimento, mais especificamente pela ótica da educação. Diante da urgente demanda de se compreender mais e melhor a respeito do fenômeno do envelhecimento da população brasileira, esta pesquisa elucida a possibilidade de articular as áreas da Gerontologia e da Educação Social – uma vez que as demandas da população idosa estão, também, intrinsecamente, vinculadas a esta segunda área – principalmente no que se refere às suas especificidades. Com o intuito de cumprir o objetivo manancial deste trabalho, estabeleceram-se aproximações entre as duas áreas anteriormente citadas, a partir da seleção e estudo de obras, artigos, pesquisas, legislação específica e práticas de instituições voltadas para a população idosa, assim como a análise e estudos e políticas públicas realizadas em outros países, já mais avançados na área gerontológica. Apresenta, também, a potencialidade das práticas educativas pautadas nas relações intergeracionais.
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