Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roldão, Larissa dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182786
Resumo: O presente trabalho propõe um olhar sobre os temas da participação e do protagonismo do aluno em sala de aula a partir de algumas lentes teóricas consideradas fundamentais para o entendimento desses temas. A análise é feita a partir de três recortes: o do processo de ensino como um todo na sala de aula, o do ensino de Língua Portuguesa e sua função reflexivo-social na formação extraescolar do aluno e o do papel específico do professor como formador crítico. Essa pesquisa foi motivada pelas reflexões a partir da trajetória acadêmica simultânea com a prática docente da autora. A naturalização de algumas reproduções da escola tradicional em relação ao silenciamento do aluno foram apontadas como problemáticas tendo em vista as ideias e os conceitos de educação crítica e autonomia do aluno. Este trabalho analisa, por meio de revisão bibliográfica, de que maneira questões como protagonismo, participação, desenvolvimento crítico e pertencimento ao ambiente da sala de aula aparecem e são tratadas por estudiosos da docência, pensando como a escola, em suas diversas circunstâncias, pode desdobrar-se como ambiente possibilitador ou silenciador do aluno enquanto atuante na própria formação educacional.
id UFRGS-2_2061a842c413c81962f839b315296010
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182786
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Roldão, Larissa dos SantosSchulz, Lia2018-09-26T02:34:51Z2018http://hdl.handle.net/10183/182786001077537O presente trabalho propõe um olhar sobre os temas da participação e do protagonismo do aluno em sala de aula a partir de algumas lentes teóricas consideradas fundamentais para o entendimento desses temas. A análise é feita a partir de três recortes: o do processo de ensino como um todo na sala de aula, o do ensino de Língua Portuguesa e sua função reflexivo-social na formação extraescolar do aluno e o do papel específico do professor como formador crítico. Essa pesquisa foi motivada pelas reflexões a partir da trajetória acadêmica simultânea com a prática docente da autora. A naturalização de algumas reproduções da escola tradicional em relação ao silenciamento do aluno foram apontadas como problemáticas tendo em vista as ideias e os conceitos de educação crítica e autonomia do aluno. Este trabalho analisa, por meio de revisão bibliográfica, de que maneira questões como protagonismo, participação, desenvolvimento crítico e pertencimento ao ambiente da sala de aula aparecem e são tratadas por estudiosos da docência, pensando como a escola, em suas diversas circunstâncias, pode desdobrar-se como ambiente possibilitador ou silenciador do aluno enquanto atuante na própria formação educacional.The present work proposes an inspection regarding the themes of students’ participation and protagonism in the classroom through some theoretical lenses considered fundamental for the understanding of these themes. The analysis is done through three angles: the process of teaching in the classroom as a whole, the Portuguese language teaching and its reflexive-social function in the student’s out-of-school education, and the specific role of the teacher as a critical trainer. This research was motivated by the reflections obtained from the author’s academic trajectory and teaching practice, which occurred simultaneously. The naturalization of some reproductions from traditional schools, in relation to the silencing of the student, was pointed out as a problematic, taking into consideration the ideas and concepts of critical pedagogy and student’s autonomy. This work analyses, through bibliographical review, in which manner matters such as protagonism, participation, critical development and belonging in the classroom’s environment appear and are dealt by teaching scholars, reflecting how the school, in its various circumstances, can unfold as an environment that silences or enables the student, who performs an active role in its own education.application/pdfporLíngua portuguesaEnsinoEducação críticaEscolaProtagonismoParticipaçãoSchoolTeachingParticipationProtagonismPortuguese LanguageCritical pedagogyFrente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077537.pdfTexto completoapplication/pdf409032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/1/001077537.pdf8cc473fa776a35d04151f3cfbdcc0f49MD51TEXT001077537.pdf.txt001077537.pdf.txtExtracted Texttext/plain139669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/2/001077537.pdf.txtbe025fd6026b084c56e7fb39acd9cbf4MD52THUMBNAIL001077537.pdf.jpg001077537.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/3/001077537.pdf.jpgc27810e12fdc43e99153deea2e1738d7MD5310183/1827862019-11-08 04:44:29.829808oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182786Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-08T06:44:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula
title Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula
spellingShingle Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula
Roldão, Larissa dos Santos
Língua portuguesa
Ensino
Educação crítica
Escola
Protagonismo
Participação
School
Teaching
Participation
Protagonism
Portuguese Language
Critical pedagogy
title_short Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula
title_full Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula
title_fullStr Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula
title_full_unstemmed Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula
title_sort Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula
author Roldão, Larissa dos Santos
author_facet Roldão, Larissa dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roldão, Larissa dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schulz, Lia
contributor_str_mv Schulz, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Ensino
Educação crítica
Escola
Protagonismo
Participação
topic Língua portuguesa
Ensino
Educação crítica
Escola
Protagonismo
Participação
School
Teaching
Participation
Protagonism
Portuguese Language
Critical pedagogy
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Teaching
Participation
Protagonism
Portuguese Language
Critical pedagogy
description O presente trabalho propõe um olhar sobre os temas da participação e do protagonismo do aluno em sala de aula a partir de algumas lentes teóricas consideradas fundamentais para o entendimento desses temas. A análise é feita a partir de três recortes: o do processo de ensino como um todo na sala de aula, o do ensino de Língua Portuguesa e sua função reflexivo-social na formação extraescolar do aluno e o do papel específico do professor como formador crítico. Essa pesquisa foi motivada pelas reflexões a partir da trajetória acadêmica simultânea com a prática docente da autora. A naturalização de algumas reproduções da escola tradicional em relação ao silenciamento do aluno foram apontadas como problemáticas tendo em vista as ideias e os conceitos de educação crítica e autonomia do aluno. Este trabalho analisa, por meio de revisão bibliográfica, de que maneira questões como protagonismo, participação, desenvolvimento crítico e pertencimento ao ambiente da sala de aula aparecem e são tratadas por estudiosos da docência, pensando como a escola, em suas diversas circunstâncias, pode desdobrar-se como ambiente possibilitador ou silenciador do aluno enquanto atuante na própria formação educacional.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-26T02:34:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182786
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077537
url http://hdl.handle.net/10183/182786
identifier_str_mv 001077537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/1/001077537.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/2/001077537.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/3/001077537.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cc473fa776a35d04151f3cfbdcc0f49
be025fd6026b084c56e7fb39acd9cbf4
c27810e12fdc43e99153deea2e1738d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224558338899968