Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182786 |
Resumo: | O presente trabalho propõe um olhar sobre os temas da participação e do protagonismo do aluno em sala de aula a partir de algumas lentes teóricas consideradas fundamentais para o entendimento desses temas. A análise é feita a partir de três recortes: o do processo de ensino como um todo na sala de aula, o do ensino de Língua Portuguesa e sua função reflexivo-social na formação extraescolar do aluno e o do papel específico do professor como formador crítico. Essa pesquisa foi motivada pelas reflexões a partir da trajetória acadêmica simultânea com a prática docente da autora. A naturalização de algumas reproduções da escola tradicional em relação ao silenciamento do aluno foram apontadas como problemáticas tendo em vista as ideias e os conceitos de educação crítica e autonomia do aluno. Este trabalho analisa, por meio de revisão bibliográfica, de que maneira questões como protagonismo, participação, desenvolvimento crítico e pertencimento ao ambiente da sala de aula aparecem e são tratadas por estudiosos da docência, pensando como a escola, em suas diversas circunstâncias, pode desdobrar-se como ambiente possibilitador ou silenciador do aluno enquanto atuante na própria formação educacional. |
id |
UFRGS-2_2061a842c413c81962f839b315296010 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182786 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Roldão, Larissa dos SantosSchulz, Lia2018-09-26T02:34:51Z2018http://hdl.handle.net/10183/182786001077537O presente trabalho propõe um olhar sobre os temas da participação e do protagonismo do aluno em sala de aula a partir de algumas lentes teóricas consideradas fundamentais para o entendimento desses temas. A análise é feita a partir de três recortes: o do processo de ensino como um todo na sala de aula, o do ensino de Língua Portuguesa e sua função reflexivo-social na formação extraescolar do aluno e o do papel específico do professor como formador crítico. Essa pesquisa foi motivada pelas reflexões a partir da trajetória acadêmica simultânea com a prática docente da autora. A naturalização de algumas reproduções da escola tradicional em relação ao silenciamento do aluno foram apontadas como problemáticas tendo em vista as ideias e os conceitos de educação crítica e autonomia do aluno. Este trabalho analisa, por meio de revisão bibliográfica, de que maneira questões como protagonismo, participação, desenvolvimento crítico e pertencimento ao ambiente da sala de aula aparecem e são tratadas por estudiosos da docência, pensando como a escola, em suas diversas circunstâncias, pode desdobrar-se como ambiente possibilitador ou silenciador do aluno enquanto atuante na própria formação educacional.The present work proposes an inspection regarding the themes of students’ participation and protagonism in the classroom through some theoretical lenses considered fundamental for the understanding of these themes. The analysis is done through three angles: the process of teaching in the classroom as a whole, the Portuguese language teaching and its reflexive-social function in the student’s out-of-school education, and the specific role of the teacher as a critical trainer. This research was motivated by the reflections obtained from the author’s academic trajectory and teaching practice, which occurred simultaneously. The naturalization of some reproductions from traditional schools, in relation to the silencing of the student, was pointed out as a problematic, taking into consideration the ideas and concepts of critical pedagogy and student’s autonomy. This work analyses, through bibliographical review, in which manner matters such as protagonism, participation, critical development and belonging in the classroom’s environment appear and are dealt by teaching scholars, reflecting how the school, in its various circumstances, can unfold as an environment that silences or enables the student, who performs an active role in its own education.application/pdfporLíngua portuguesaEnsinoEducação críticaEscolaProtagonismoParticipaçãoSchoolTeachingParticipationProtagonismPortuguese LanguageCritical pedagogyFrente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077537.pdfTexto completoapplication/pdf409032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/1/001077537.pdf8cc473fa776a35d04151f3cfbdcc0f49MD51TEXT001077537.pdf.txt001077537.pdf.txtExtracted Texttext/plain139669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/2/001077537.pdf.txtbe025fd6026b084c56e7fb39acd9cbf4MD52THUMBNAIL001077537.pdf.jpg001077537.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/3/001077537.pdf.jpgc27810e12fdc43e99153deea2e1738d7MD5310183/1827862019-11-08 04:44:29.829808oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182786Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-08T06:44:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula |
title |
Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula |
spellingShingle |
Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula Roldão, Larissa dos Santos Língua portuguesa Ensino Educação crítica Escola Protagonismo Participação School Teaching Participation Protagonism Portuguese Language Critical pedagogy |
title_short |
Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula |
title_full |
Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula |
title_fullStr |
Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula |
title_sort |
Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula |
author |
Roldão, Larissa dos Santos |
author_facet |
Roldão, Larissa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roldão, Larissa dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schulz, Lia |
contributor_str_mv |
Schulz, Lia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Ensino Educação crítica Escola Protagonismo Participação |
topic |
Língua portuguesa Ensino Educação crítica Escola Protagonismo Participação School Teaching Participation Protagonism Portuguese Language Critical pedagogy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Teaching Participation Protagonism Portuguese Language Critical pedagogy |
description |
O presente trabalho propõe um olhar sobre os temas da participação e do protagonismo do aluno em sala de aula a partir de algumas lentes teóricas consideradas fundamentais para o entendimento desses temas. A análise é feita a partir de três recortes: o do processo de ensino como um todo na sala de aula, o do ensino de Língua Portuguesa e sua função reflexivo-social na formação extraescolar do aluno e o do papel específico do professor como formador crítico. Essa pesquisa foi motivada pelas reflexões a partir da trajetória acadêmica simultânea com a prática docente da autora. A naturalização de algumas reproduções da escola tradicional em relação ao silenciamento do aluno foram apontadas como problemáticas tendo em vista as ideias e os conceitos de educação crítica e autonomia do aluno. Este trabalho analisa, por meio de revisão bibliográfica, de que maneira questões como protagonismo, participação, desenvolvimento crítico e pertencimento ao ambiente da sala de aula aparecem e são tratadas por estudiosos da docência, pensando como a escola, em suas diversas circunstâncias, pode desdobrar-se como ambiente possibilitador ou silenciador do aluno enquanto atuante na própria formação educacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-26T02:34:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182786 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001077537 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182786 |
identifier_str_mv |
001077537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/1/001077537.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/2/001077537.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182786/3/001077537.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cc473fa776a35d04151f3cfbdcc0f49 be025fd6026b084c56e7fb39acd9cbf4 c27810e12fdc43e99153deea2e1738d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224558338899968 |