Slam na sala de aula: ouvir as vozes (silenciadas) dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alevato, Fernanda Rodrigues Castanharo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244459
Resumo: A presente pesquisa visa romper com antigas práticas e, por outro lado, também se abre à perspectiva de inovação no tocante à leitura e produção de textos, em sala de aula, com práticas didáticas voltadas às metodologias ativas, ao multiletramento e ao desenvolvimento do protagonismo e da criticidade. A leitura no ambiente escolar valoriza o cânone literário e deslegitima autores que fogem dessa vertente. A fim de sugerir uma nova prática pedagógica articulada com o mundo, abordamos um gênero discursivo presente em nossa sociedade, o gênero Slam e promovemos o debate dos problemas sociais enfrentados pelos alunos dentro e fora do ambiente escolar: bullying, racismo, preconceito, misoginia, suicídio, etc. Assim, esta pesquisa tem como tema o estudo do trabalho de um gênero discursivo diversificado e estimulante para as aulas de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. O objetivo primordial é refletir sobre o uso desse gênero para melhorar o interesse pela leitura, promover a oralidade e desenvolver a escrita na escola para que os adolescentes e jovens interajam entre si, falem sobre seus problemas, desenvolvam a criticidade e, desta forma, transformem seus espaços de vivências. O aluno precisa perceber que, através das leituras e escritas diversificadas, conseguimos questionar, criar, confrontar e relacionar o mundo à nossa volta. Zilberman e Silva (2005) enfatizam sobre a importância de se aprender a ler, para que o leitor ascenda instrucional e socialmente, caminhando para o sucesso. Os diferentes gêneros discursivos, quando abordados e trabalhados de maneira significativa, colaboram para a formação protagonista e cidadã dos discentes. A abordagem do multiletramento, torna o processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo e diverso, alinhado com as demandas atuais, como forma de refletir e promover cidadãos conscientes e questionadores. Segundo Rojo (2012), os multiletramentos estão associados à multiplicidade cultural e à multiplicidade semiótica de construção dos textos. A pesquisa fundamentou-se na análise da produção textual escrita dos alunos, as poesias slam, na observação dos participantes e de suas performances. Os resultados indicam que, se dar voz aos oprimidos é uma característica da slam, há êxito em se dar espaço a esse gênero na escola, pois sustenta seu potencial crítico e democratizante. Contudo, ainda há um percurso a ser trilhado para que possamos caracterizar melhor as produções textuais e as performances de modo a realmente realizarmos uma batalha de slam escolar. Esperamos que as constatações aqui feitas suscitem novas investigações relacionadas às questões aqui expostas.
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A fim de sugerir uma nova prática pedagógica articulada com o mundo, abordamos um gênero discursivo presente em nossa sociedade, o gênero Slam e promovemos o debate dos problemas sociais enfrentados pelos alunos dentro e fora do ambiente escolar: bullying, racismo, preconceito, misoginia, suicídio, etc. Assim, esta pesquisa tem como tema o estudo do trabalho de um gênero discursivo diversificado e estimulante para as aulas de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. O objetivo primordial é refletir sobre o uso desse gênero para melhorar o interesse pela leitura, promover a oralidade e desenvolver a escrita na escola para que os adolescentes e jovens interajam entre si, falem sobre seus problemas, desenvolvam a criticidade e, desta forma, transformem seus espaços de vivências. O aluno precisa perceber que, através das leituras e escritas diversificadas, conseguimos questionar, criar, confrontar e relacionar o mundo à nossa volta. Zilberman e Silva (2005) enfatizam sobre a importância de se aprender a ler, para que o leitor ascenda instrucional e socialmente, caminhando para o sucesso. Os diferentes gêneros discursivos, quando abordados e trabalhados de maneira significativa, colaboram para a formação protagonista e cidadã dos discentes. A abordagem do multiletramento, torna o processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo e diverso, alinhado com as demandas atuais, como forma de refletir e promover cidadãos conscientes e questionadores. Segundo Rojo (2012), os multiletramentos estão associados à multiplicidade cultural e à multiplicidade semiótica de construção dos textos. A pesquisa fundamentou-se na análise da produção textual escrita dos alunos, as poesias slam, na observação dos participantes e de suas performances. Os resultados indicam que, se dar voz aos oprimidos é uma característica da slam, há êxito em se dar espaço a esse gênero na escola, pois sustenta seu potencial crítico e democratizante. Contudo, ainda há um percurso a ser trilhado para que possamos caracterizar melhor as produções textuais e as performances de modo a realmente realizarmos uma batalha de slam escolar. Esperamos que as constatações aqui feitas suscitem novas investigações relacionadas às questões aqui expostas.This research aims to break with old practices and, on the other hand, also opens up to the perspective of innovation in terms of reading and producing texts in the classroom, with didactic practices addressed to active methodologies, multiliteracy and the development of protagonism and criticality. Reading in the school environment values the literary canon and delegitimizes authors who deviate from this aspect, while at the same time disregarding important issues that need to be debated in the school environment. To suggest a new pedagogical practice articulated with the world, approaching a discursive genre present in our society, the Slam genre and promoting the debate of the social problems faced by students inside and outside the school environment: bullying, racism, prejudice, misogyny, suicide, etc. Thus, this research has as its theme the study of the work of a diverse and stimulating discursive genre for Portuguese Language classes in the 9th grade of elementary school. The primary objective is to reflect on the use of this genre to improve interest in reading, promote speech and develop writing at school so that adolescents and young people interact with each other, talk about their problems, develop criticality and, in this way, transform their living spaces. Students need to realize that through the diverse readings and writings that they participate in questioning, creating, confronting and relating the world around us. Zilberman and Silva (2005) emphasize the importance of learning to read so that the reader ascends instructionally and socially to success. The different discursive genres, when treated and used in a meaningful way, collaborate for the formation of well informed and socially aware students. Multiliteracy approach makes the teaching-learning process more inclusive and diverse with current demands, as a way to reflect and promote conscious and questioning citizens. According to Rojo (2012), multiliteracies are associated with cultural multiplicity and the semiotic multiplicity of text construction. The research was based on the analysis of the written textual production of the students, the slam poetry, on the observation of the participants and their performances. The results indicate that, if giving voice to the oppressed is a characteristic of slam, there is success in gaining space in the school, because it sustains its critical and democratizing potential. However, there is still a path to be followed so that we can better characterize the written text and performances in order to really carry out a school slam battle. We hope that the findings made here will raise new research related to the issues presented here.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alevato, Fernanda Rodrigues Castanharo2023-07-07T16:16:27Z2023-07-07T16:16:27Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24445923001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:34:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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