Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Appel, Pedro Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200399
Resumo: O presente trabalho busca analisar a atuação dos perfis de Twitter criados por fãs na popularização da NBA no Brasil, utilizando-se do case de uma página da rede social criada por fãs brasileiros, a Bucks_Brasil, destinada à cobertura da franquia Milwaukee Bucks. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como forma de embasamento sobre a comunicação na era da web, bem como sobre esporte – mais precisamente o basquetebol e a liga norte-americana. Através de entrevistas estruturadas, realizadas com administradores de perfis do Twitter e com comentarista de basquete dos canais SporTV, colheram-se informações de forma a serem cruzadas com os conceitos observados na teorização, objetivando, a partir do volume de interação antes e durante os playoffs, entender como essas páginas influenciam na divulgação da NBA. Logo, fez-se uma análise documental das postagens, observando as mudanças de interação, concluindo - subsidiado das informações colhidas - que a página Bucks_Brasil, e mais amplamente o Twitter, influenciam diretamente o nível de engajamento do público, bem como replicam as estratégias de comunicação da NBA e invertem a lógica das mídias tradicionais, interferindo no que é abordado pelas mesmas.
id UFRGS-2_206d78a745721330a5a7b781e885ce3a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200399
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Appel, Pedro TeixeiraLiedke, Enoi Dago2019-10-10T03:50:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/200399001101934O presente trabalho busca analisar a atuação dos perfis de Twitter criados por fãs na popularização da NBA no Brasil, utilizando-se do case de uma página da rede social criada por fãs brasileiros, a Bucks_Brasil, destinada à cobertura da franquia Milwaukee Bucks. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como forma de embasamento sobre a comunicação na era da web, bem como sobre esporte – mais precisamente o basquetebol e a liga norte-americana. Através de entrevistas estruturadas, realizadas com administradores de perfis do Twitter e com comentarista de basquete dos canais SporTV, colheram-se informações de forma a serem cruzadas com os conceitos observados na teorização, objetivando, a partir do volume de interação antes e durante os playoffs, entender como essas páginas influenciam na divulgação da NBA. Logo, fez-se uma análise documental das postagens, observando as mudanças de interação, concluindo - subsidiado das informações colhidas - que a página Bucks_Brasil, e mais amplamente o Twitter, influenciam diretamente o nível de engajamento do público, bem como replicam as estratégias de comunicação da NBA e invertem a lógica das mídias tradicionais, interferindo no que é abordado pelas mesmas.The following study intends to analyze the acting of Twitter profiles created by fans in popularizing the NBA in Brazil, using as case of study a page from the social network created by brazilian fans, Bucks_Brasil, dedicated to cover the Milwaukee Bucks franchise. A bibliographic research is applied, in order to bring theoretical background about web communication, as well as about sports – basketball and the american league more precisely. Through structured interviewing, made with administrators of Twitter pages and a basketball commentator from SporTV, information was collected in order to be crossed with the concepts observed in the theorization, aiming, from the volume of the interaction before and during the playoffs, to understand how these pages influence the NBA disclosure. So, a documental analysis of the posts was made, observing the changes in interaction, concluding - subsided of the gathered information - that the page Bucks_Brasil, and more widely, Twitter, influence directly the public‟s level of engagement, as well as replicating the NBA communication strategies and invert the traditional media logic, interfering in what is approached by them.application/pdfporRedes sociaisTwitter (Site)EsporteWeb 2.0Social NetworksTwitterSportsNBATwitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101934.pdf.txt001101934.pdf.txtExtracted Texttext/plain130208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200399/2/001101934.pdf.txt63463d04595c01a112fd772637a6a9c3MD52ORIGINAL001101934.pdfTexto completoapplication/pdf1782644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200399/1/001101934.pdfff853feb1ca043ec809d9538c86a9ba0MD5110183/2003992019-10-11 03:55:14.492084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200399Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-11T06:55:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA
title Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA
spellingShingle Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA
Appel, Pedro Teixeira
Redes sociais
Twitter (Site)
Esporte
Web 2.0
Social Networks
Twitter
Sports
NBA
title_short Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA
title_full Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA
title_fullStr Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA
title_full_unstemmed Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA
title_sort Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA
author Appel, Pedro Teixeira
author_facet Appel, Pedro Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Appel, Pedro Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Liedke, Enoi Dago
contributor_str_mv Liedke, Enoi Dago
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Twitter (Site)
Esporte
topic Redes sociais
Twitter (Site)
Esporte
Web 2.0
Social Networks
Twitter
Sports
NBA
dc.subject.eng.fl_str_mv Web 2.0
Social Networks
Twitter
Sports
NBA
description O presente trabalho busca analisar a atuação dos perfis de Twitter criados por fãs na popularização da NBA no Brasil, utilizando-se do case de uma página da rede social criada por fãs brasileiros, a Bucks_Brasil, destinada à cobertura da franquia Milwaukee Bucks. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como forma de embasamento sobre a comunicação na era da web, bem como sobre esporte – mais precisamente o basquetebol e a liga norte-americana. Através de entrevistas estruturadas, realizadas com administradores de perfis do Twitter e com comentarista de basquete dos canais SporTV, colheram-se informações de forma a serem cruzadas com os conceitos observados na teorização, objetivando, a partir do volume de interação antes e durante os playoffs, entender como essas páginas influenciam na divulgação da NBA. Logo, fez-se uma análise documental das postagens, observando as mudanças de interação, concluindo - subsidiado das informações colhidas - que a página Bucks_Brasil, e mais amplamente o Twitter, influenciam diretamente o nível de engajamento do público, bem como replicam as estratégias de comunicação da NBA e invertem a lógica das mídias tradicionais, interferindo no que é abordado pelas mesmas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-10T03:50:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200399
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101934
url http://hdl.handle.net/10183/200399
identifier_str_mv 001101934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200399/2/001101934.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200399/1/001101934.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63463d04595c01a112fd772637a6a9c3
ff853feb1ca043ec809d9538c86a9ba0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447253359263744