Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200399 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar a atuação dos perfis de Twitter criados por fãs na popularização da NBA no Brasil, utilizando-se do case de uma página da rede social criada por fãs brasileiros, a Bucks_Brasil, destinada à cobertura da franquia Milwaukee Bucks. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como forma de embasamento sobre a comunicação na era da web, bem como sobre esporte – mais precisamente o basquetebol e a liga norte-americana. Através de entrevistas estruturadas, realizadas com administradores de perfis do Twitter e com comentarista de basquete dos canais SporTV, colheram-se informações de forma a serem cruzadas com os conceitos observados na teorização, objetivando, a partir do volume de interação antes e durante os playoffs, entender como essas páginas influenciam na divulgação da NBA. Logo, fez-se uma análise documental das postagens, observando as mudanças de interação, concluindo - subsidiado das informações colhidas - que a página Bucks_Brasil, e mais amplamente o Twitter, influenciam diretamente o nível de engajamento do público, bem como replicam as estratégias de comunicação da NBA e invertem a lógica das mídias tradicionais, interferindo no que é abordado pelas mesmas. |
id |
UFRGS-2_206d78a745721330a5a7b781e885ce3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200399 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Appel, Pedro TeixeiraLiedke, Enoi Dago2019-10-10T03:50:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/200399001101934O presente trabalho busca analisar a atuação dos perfis de Twitter criados por fãs na popularização da NBA no Brasil, utilizando-se do case de uma página da rede social criada por fãs brasileiros, a Bucks_Brasil, destinada à cobertura da franquia Milwaukee Bucks. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como forma de embasamento sobre a comunicação na era da web, bem como sobre esporte – mais precisamente o basquetebol e a liga norte-americana. Através de entrevistas estruturadas, realizadas com administradores de perfis do Twitter e com comentarista de basquete dos canais SporTV, colheram-se informações de forma a serem cruzadas com os conceitos observados na teorização, objetivando, a partir do volume de interação antes e durante os playoffs, entender como essas páginas influenciam na divulgação da NBA. Logo, fez-se uma análise documental das postagens, observando as mudanças de interação, concluindo - subsidiado das informações colhidas - que a página Bucks_Brasil, e mais amplamente o Twitter, influenciam diretamente o nível de engajamento do público, bem como replicam as estratégias de comunicação da NBA e invertem a lógica das mídias tradicionais, interferindo no que é abordado pelas mesmas.The following study intends to analyze the acting of Twitter profiles created by fans in popularizing the NBA in Brazil, using as case of study a page from the social network created by brazilian fans, Bucks_Brasil, dedicated to cover the Milwaukee Bucks franchise. A bibliographic research is applied, in order to bring theoretical background about web communication, as well as about sports – basketball and the american league more precisely. Through structured interviewing, made with administrators of Twitter pages and a basketball commentator from SporTV, information was collected in order to be crossed with the concepts observed in the theorization, aiming, from the volume of the interaction before and during the playoffs, to understand how these pages influence the NBA disclosure. So, a documental analysis of the posts was made, observing the changes in interaction, concluding - subsided of the gathered information - that the page Bucks_Brasil, and more widely, Twitter, influence directly the public‟s level of engagement, as well as replicating the NBA communication strategies and invert the traditional media logic, interfering in what is approached by them.application/pdfporRedes sociaisTwitter (Site)EsporteWeb 2.0Social NetworksTwitterSportsNBATwitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101934.pdf.txt001101934.pdf.txtExtracted Texttext/plain130208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200399/2/001101934.pdf.txt63463d04595c01a112fd772637a6a9c3MD52ORIGINAL001101934.pdfTexto completoapplication/pdf1782644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200399/1/001101934.pdfff853feb1ca043ec809d9538c86a9ba0MD5110183/2003992019-10-11 03:55:14.492084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200399Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-11T06:55:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA |
title |
Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA |
spellingShingle |
Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA Appel, Pedro Teixeira Redes sociais Twitter (Site) Esporte Web 2.0 Social Networks Sports NBA |
title_short |
Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA |
title_full |
Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA |
title_fullStr |
Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA |
title_full_unstemmed |
Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA |
title_sort |
Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA |
author |
Appel, Pedro Teixeira |
author_facet |
Appel, Pedro Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Appel, Pedro Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Liedke, Enoi Dago |
contributor_str_mv |
Liedke, Enoi Dago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Twitter (Site) Esporte |
topic |
Redes sociais Twitter (Site) Esporte Web 2.0 Social Networks Sports NBA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Web 2.0 Social Networks Sports NBA |
description |
O presente trabalho busca analisar a atuação dos perfis de Twitter criados por fãs na popularização da NBA no Brasil, utilizando-se do case de uma página da rede social criada por fãs brasileiros, a Bucks_Brasil, destinada à cobertura da franquia Milwaukee Bucks. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como forma de embasamento sobre a comunicação na era da web, bem como sobre esporte – mais precisamente o basquetebol e a liga norte-americana. Através de entrevistas estruturadas, realizadas com administradores de perfis do Twitter e com comentarista de basquete dos canais SporTV, colheram-se informações de forma a serem cruzadas com os conceitos observados na teorização, objetivando, a partir do volume de interação antes e durante os playoffs, entender como essas páginas influenciam na divulgação da NBA. Logo, fez-se uma análise documental das postagens, observando as mudanças de interação, concluindo - subsidiado das informações colhidas - que a página Bucks_Brasil, e mais amplamente o Twitter, influenciam diretamente o nível de engajamento do público, bem como replicam as estratégias de comunicação da NBA e invertem a lógica das mídias tradicionais, interferindo no que é abordado pelas mesmas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-10T03:50:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200399 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101934 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200399 |
identifier_str_mv |
001101934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200399/2/001101934.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200399/1/001101934.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63463d04595c01a112fd772637a6a9c3 ff853feb1ca043ec809d9538c86a9ba0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447253359263744 |