Twitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Appel, Pedro Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200399
Resumo: O presente trabalho busca analisar a atuação dos perfis de Twitter criados por fãs na popularização da NBA no Brasil, utilizando-se do case de uma página da rede social criada por fãs brasileiros, a Bucks_Brasil, destinada à cobertura da franquia Milwaukee Bucks. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como forma de embasamento sobre a comunicação na era da web, bem como sobre esporte – mais precisamente o basquetebol e a liga norte-americana. Através de entrevistas estruturadas, realizadas com administradores de perfis do Twitter e com comentarista de basquete dos canais SporTV, colheram-se informações de forma a serem cruzadas com os conceitos observados na teorização, objetivando, a partir do volume de interação antes e durante os playoffs, entender como essas páginas influenciam na divulgação da NBA. Logo, fez-se uma análise documental das postagens, observando as mudanças de interação, concluindo - subsidiado das informações colhidas - que a página Bucks_Brasil, e mais amplamente o Twitter, influenciam diretamente o nível de engajamento do público, bem como replicam as estratégias de comunicação da NBA e invertem a lógica das mídias tradicionais, interferindo no que é abordado pelas mesmas.
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