Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29155 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão dos conceitos de perímetro e área, analisando para isso algumas resoluções de problemas realizadas por esses alunos. Após essa identificação, foi feita uma discussão sobre o porquê de esses alunos estarem cometendo estes erros, a partir da análise de cada caso. Depois de algumas respostas encontradas, embasado em autores que discutiram tais conceitos, elaborei uma seqüência de atividades visando melhorar a compreensão desses conceitos pelos estudantes. Essa seqüência foi aplicada em uma turma de oitava série do ensino fundamental, onde se acredita que tais conceitos já deveriam ter sido aprendidos, visto que, usualmente, essas definições começam a ser trabalhadas na quinta série do ensino fundamental. A prática, então, se deu em uma escola privada do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O foco dessa seqüência didática passou a ser uma tentativa de construção/reconstrução dos conceitos de perímetro e área. Isso se deu através de propostas de situações-problema, as quais objetivavam fazer com que os alunos trabalhassem com manipulações de objetos. A idéia era fazer com que eles tivessem uma melhor visualização para construir essas definições e, por conseqüência, os conceitos, e não o contrário, apresentando a definição para construir o conceito. No fim, verificaram-se algumas indicações de que esta reconstrução é possível. |
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Quevedo, Gabriel AlmeidaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-05-26T06:00:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/29155000775887O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão dos conceitos de perímetro e área, analisando para isso algumas resoluções de problemas realizadas por esses alunos. Após essa identificação, foi feita uma discussão sobre o porquê de esses alunos estarem cometendo estes erros, a partir da análise de cada caso. Depois de algumas respostas encontradas, embasado em autores que discutiram tais conceitos, elaborei uma seqüência de atividades visando melhorar a compreensão desses conceitos pelos estudantes. Essa seqüência foi aplicada em uma turma de oitava série do ensino fundamental, onde se acredita que tais conceitos já deveriam ter sido aprendidos, visto que, usualmente, essas definições começam a ser trabalhadas na quinta série do ensino fundamental. A prática, então, se deu em uma escola privada do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O foco dessa seqüência didática passou a ser uma tentativa de construção/reconstrução dos conceitos de perímetro e área. Isso se deu através de propostas de situações-problema, as quais objetivavam fazer com que os alunos trabalhassem com manipulações de objetos. A idéia era fazer com que eles tivessem uma melhor visualização para construir essas definições e, por conseqüência, os conceitos, e não o contrário, apresentando a definição para construir o conceito. No fim, verificaram-se algumas indicações de que esta reconstrução é possível.The aim of this study was to identify potential problems presented by the students in understanding the concepts of perimeter and area, looking for that certain resolutions of problems incurred by those students. After this identification was made a discussion about why these students are making these mistakes, making an analysis of each case. After a few answers found, based on authors who have discussed these concepts, was an elaborate sequence of activities aimed at improving the understanding of these concepts by students. This sequence was applied in a class of eighth grade, where it is believed that the concepts mentioned above should already be pretty solid. Since, after some research done, it was found that in most cases these definitions start, at most, to be worked on in the fifth grade. The practice was performed in a private school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The focus of this teaching sequence has been an attempt of construction / reconstruction of the concepts above. It was through proposals of situations-problems, which aimed to make the students to work with manipulation of objects. The idea was to get a better view they had to build these definitions and therefore the concepts, not unlike presenting the definition to build the concept. In the end, there were some indications that this reconstruction is possible.application/pdfporGeometriaEnsino : AprendizagemEducação MatemáticaAreaPerimeterTeaching and learning of mathematicsSequence of activitiesManipulativesMathematics educationCompreendendo conceitos em Geometria: área e perímetroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775887.pdf.txt000775887.pdf.txtExtracted Texttext/plain104740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29155/2/000775887.pdf.txt261562e439496775199f74dc011969e3MD52ORIGINAL000775887.pdf000775887.pdfTexto completoapplication/pdf3035676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29155/1/000775887.pdf84eaa7ae0871bf0026ec6df020c09685MD51THUMBNAIL000775887.pdf.jpg000775887.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29155/3/000775887.pdf.jpg8160615b77c0d0950c0b080dac30ed3bMD5310183/291552018-10-09 09:17:51.362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:17:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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