Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quevedo, Gabriel Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29155
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão dos conceitos de perímetro e área, analisando para isso algumas resoluções de problemas realizadas por esses alunos. Após essa identificação, foi feita uma discussão sobre o porquê de esses alunos estarem cometendo estes erros, a partir da análise de cada caso. Depois de algumas respostas encontradas, embasado em autores que discutiram tais conceitos, elaborei uma seqüência de atividades visando melhorar a compreensão desses conceitos pelos estudantes. Essa seqüência foi aplicada em uma turma de oitava série do ensino fundamental, onde se acredita que tais conceitos já deveriam ter sido aprendidos, visto que, usualmente, essas definições começam a ser trabalhadas na quinta série do ensino fundamental. A prática, então, se deu em uma escola privada do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O foco dessa seqüência didática passou a ser uma tentativa de construção/reconstrução dos conceitos de perímetro e área. Isso se deu através de propostas de situações-problema, as quais objetivavam fazer com que os alunos trabalhassem com manipulações de objetos. A idéia era fazer com que eles tivessem uma melhor visualização para construir essas definições e, por conseqüência, os conceitos, e não o contrário, apresentando a definição para construir o conceito. No fim, verificaram-se algumas indicações de que esta reconstrução é possível.
id UFRGS-2_20ad59258fefb7b8ce8fb0b6ff629743
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29155
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quevedo, Gabriel AlmeidaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-05-26T06:00:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/29155000775887O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão dos conceitos de perímetro e área, analisando para isso algumas resoluções de problemas realizadas por esses alunos. Após essa identificação, foi feita uma discussão sobre o porquê de esses alunos estarem cometendo estes erros, a partir da análise de cada caso. Depois de algumas respostas encontradas, embasado em autores que discutiram tais conceitos, elaborei uma seqüência de atividades visando melhorar a compreensão desses conceitos pelos estudantes. Essa seqüência foi aplicada em uma turma de oitava série do ensino fundamental, onde se acredita que tais conceitos já deveriam ter sido aprendidos, visto que, usualmente, essas definições começam a ser trabalhadas na quinta série do ensino fundamental. A prática, então, se deu em uma escola privada do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O foco dessa seqüência didática passou a ser uma tentativa de construção/reconstrução dos conceitos de perímetro e área. Isso se deu através de propostas de situações-problema, as quais objetivavam fazer com que os alunos trabalhassem com manipulações de objetos. A idéia era fazer com que eles tivessem uma melhor visualização para construir essas definições e, por conseqüência, os conceitos, e não o contrário, apresentando a definição para construir o conceito. No fim, verificaram-se algumas indicações de que esta reconstrução é possível.The aim of this study was to identify potential problems presented by the students in understanding the concepts of perimeter and area, looking for that certain resolutions of problems incurred by those students. After this identification was made a discussion about why these students are making these mistakes, making an analysis of each case. After a few answers found, based on authors who have discussed these concepts, was an elaborate sequence of activities aimed at improving the understanding of these concepts by students. This sequence was applied in a class of eighth grade, where it is believed that the concepts mentioned above should already be pretty solid. Since, after some research done, it was found that in most cases these definitions start, at most, to be worked on in the fifth grade. The practice was performed in a private school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The focus of this teaching sequence has been an attempt of construction / reconstruction of the concepts above. It was through proposals of situations-problems, which aimed to make the students to work with manipulation of objects. The idea was to get a better view they had to build these definitions and therefore the concepts, not unlike presenting the definition to build the concept. In the end, there were some indications that this reconstruction is possible.application/pdfporGeometriaEnsino : AprendizagemEducação MatemáticaAreaPerimeterTeaching and learning of mathematicsSequence of activitiesManipulativesMathematics educationCompreendendo conceitos em Geometria: área e perímetroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775887.pdf.txt000775887.pdf.txtExtracted Texttext/plain104740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29155/2/000775887.pdf.txt261562e439496775199f74dc011969e3MD52ORIGINAL000775887.pdf000775887.pdfTexto completoapplication/pdf3035676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29155/1/000775887.pdf84eaa7ae0871bf0026ec6df020c09685MD51THUMBNAIL000775887.pdf.jpg000775887.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29155/3/000775887.pdf.jpg8160615b77c0d0950c0b080dac30ed3bMD5310183/291552018-10-09 09:17:51.362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:17:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro
title Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro
spellingShingle Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro
Quevedo, Gabriel Almeida
Geometria
Ensino : Aprendizagem
Educação Matemática
Area
Perimeter
Teaching and learning of mathematics
Sequence of activities
Manipulatives
Mathematics education
title_short Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro
title_full Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro
title_fullStr Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro
title_full_unstemmed Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro
title_sort Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro
author Quevedo, Gabriel Almeida
author_facet Quevedo, Gabriel Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quevedo, Gabriel Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Ensino : Aprendizagem
Educação Matemática
topic Geometria
Ensino : Aprendizagem
Educação Matemática
Area
Perimeter
Teaching and learning of mathematics
Sequence of activities
Manipulatives
Mathematics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Area
Perimeter
Teaching and learning of mathematics
Sequence of activities
Manipulatives
Mathematics education
description O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão dos conceitos de perímetro e área, analisando para isso algumas resoluções de problemas realizadas por esses alunos. Após essa identificação, foi feita uma discussão sobre o porquê de esses alunos estarem cometendo estes erros, a partir da análise de cada caso. Depois de algumas respostas encontradas, embasado em autores que discutiram tais conceitos, elaborei uma seqüência de atividades visando melhorar a compreensão desses conceitos pelos estudantes. Essa seqüência foi aplicada em uma turma de oitava série do ensino fundamental, onde se acredita que tais conceitos já deveriam ter sido aprendidos, visto que, usualmente, essas definições começam a ser trabalhadas na quinta série do ensino fundamental. A prática, então, se deu em uma escola privada do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O foco dessa seqüência didática passou a ser uma tentativa de construção/reconstrução dos conceitos de perímetro e área. Isso se deu através de propostas de situações-problema, as quais objetivavam fazer com que os alunos trabalhassem com manipulações de objetos. A idéia era fazer com que eles tivessem uma melhor visualização para construir essas definições e, por conseqüência, os conceitos, e não o contrário, apresentando a definição para construir o conceito. No fim, verificaram-se algumas indicações de que esta reconstrução é possível.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-26T06:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29155
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775887
url http://hdl.handle.net/10183/29155
identifier_str_mv 000775887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29155/2/000775887.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29155/1/000775887.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29155/3/000775887.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 261562e439496775199f74dc011969e3
84eaa7ae0871bf0026ec6df020c09685
8160615b77c0d0950c0b080dac30ed3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447057810325504