Autonomia da luz cênica : o teatro pós-dramático e a obra de James Turrell

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Birck, Giovana Mattos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225547
Resumo: O presente artigo propõe realizar uma revisão bibliográfica sobre a relação entre cenografia teatral e instalações artísticas, traçando um paralelo entre a luz cênica como elemento autônomo em espetáculos teatrais contemporâneos pós-dramáticos e o trabalho do artista estadunidense James Turrell. A pesquisa ocorreu por meio do exame das características estéticas das obras e dos espetáculos selecionados, seguido de relatos descritivos de espectadores, relacionando a visualidade das peças com momentos históricos da iluminação cênica. Seguindo um percurso histórico cronológico a partir dos trabalhos de Turrell, a investigação inicia com uma relação entre a obra Afrum-Proto (1967) e a sequência Bed, do quarto ato da ópera Einstein on the beach (1976), de Robert Wilson e Philip Glass. Nessa comparação, explora-se a utilização da energia elétrica, desde a sua primeira implementação nos edifícios teatrais até a contemporaneidade, observando as mudanças que o avanço tecnológico possibilitou para a estética do teatro. Quando observadas essas duas obras em paralelo, percebe-se que a luz expande sua função tradicional de possibilitar a visualização, tornando-se o principal elemento a ser visto, apreciado e percebido. Para tratar sobre a ausência da luz, foi selecionada a obra Minami-dera (1999), de James Turrell, e a vertente Dark/Noir (1993), criada por Michel Reilhac. Na perspectiva histórica, aborda-se a implementação da iluminação a gás nos edifícios teatrais e as transformações que esse acontecimento possibilitou para a criação de novas experimentações dramáticas, incluindo o apagamento das luzes. Pode-se concluir que os estudos realizados nesta pesquisa evidenciaram a luz como um fenômeno que possibilita a aproximação entre instalações artísticas e cenografia teatral, ex¬plorando sua autonomia e importância do encontro com os espectadores.
id UFRGS-2_20b0b2bd82b9eaf63f401c710b28b9dc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225547
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Birck, Giovana MattosCurtis, Maria do Carmo Gonçalves2021-08-11T04:48:21Z2021http://hdl.handle.net/10183/225547001129902O presente artigo propõe realizar uma revisão bibliográfica sobre a relação entre cenografia teatral e instalações artísticas, traçando um paralelo entre a luz cênica como elemento autônomo em espetáculos teatrais contemporâneos pós-dramáticos e o trabalho do artista estadunidense James Turrell. A pesquisa ocorreu por meio do exame das características estéticas das obras e dos espetáculos selecionados, seguido de relatos descritivos de espectadores, relacionando a visualidade das peças com momentos históricos da iluminação cênica. Seguindo um percurso histórico cronológico a partir dos trabalhos de Turrell, a investigação inicia com uma relação entre a obra Afrum-Proto (1967) e a sequência Bed, do quarto ato da ópera Einstein on the beach (1976), de Robert Wilson e Philip Glass. Nessa comparação, explora-se a utilização da energia elétrica, desde a sua primeira implementação nos edifícios teatrais até a contemporaneidade, observando as mudanças que o avanço tecnológico possibilitou para a estética do teatro. Quando observadas essas duas obras em paralelo, percebe-se que a luz expande sua função tradicional de possibilitar a visualização, tornando-se o principal elemento a ser visto, apreciado e percebido. Para tratar sobre a ausência da luz, foi selecionada a obra Minami-dera (1999), de James Turrell, e a vertente Dark/Noir (1993), criada por Michel Reilhac. Na perspectiva histórica, aborda-se a implementação da iluminação a gás nos edifícios teatrais e as transformações que esse acontecimento possibilitou para a criação de novas experimentações dramáticas, incluindo o apagamento das luzes. Pode-se concluir que os estudos realizados nesta pesquisa evidenciaram a luz como um fenômeno que possibilita a aproximação entre instalações artísticas e cenografia teatral, ex¬plorando sua autonomia e importância do encontro com os espectadores.This article aims to develop a bibliographic review on the relation between theatrical scenography and art installations, tracing a parallel between scenic light as an autonomous element in contemporary post-dramatic theatrical performances and the work of the American artist James Turrell. The research occurred by examining the aesthetic characteristics of the selected works and plays, followed by descriptive reports from spectators, connecting the visuality of the plays with historical moments of scenic lighting. Following a historical chronological path based on the works of Turrell, the investigation begins with a relation between the work Afrum-Proto (1967) and the sequence Bed, from the fourth act of the opera Einstein on the beach (1976), by Robert Wilson and Philip Glass. In this comparison, the use of electric energy is explored, from its first implementation in theater buildings until contemporary times, observing the changes that technological advancement has made possible for theater aesthetics. When these two works are observed in parallel, it is clear that light expands its traditional function of enabling visualization, becoming the main element to be seen, appreciated and perceived. Referring to the absence of light, the work Minami-dera (1999), by James Turrell, and the Dark/Noir (1993) theme, created by Michel Reilhac, were selected. Respecting the historical perspective, the research addresses the implementation of gas lighting in theatrical buildings and the transformations this caused for the creation of new dramatic experiments, including turning off the lights. It can be concluded that the studies developed in this research showed light as a phenomenon that allows the approximation between art installations and theatrical scenography, exploring its autonomy and the importance of the meeting with the spectators.application/pdfporTurrell, JamesDesign cenográficoCenografiaTeatroLuz cênicaIluminaçãoScenic lightArt installationPostdramatic theatreAutonomia da luz cênica : o teatro pós-dramático e a obra de James Turrellinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Design Cenográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129902.pdf.txt001129902.pdf.txtExtracted Texttext/plain51977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225547/2/001129902.pdf.txt7b051d0e477cb878721e28989647302bMD52ORIGINAL001129902.pdfTexto completoapplication/pdf792671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225547/1/001129902.pdfb7a92889f6d209c64b82a9facbbe2904MD5110183/2255472021-08-18 04:45:02.409941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225547Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:45:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia da luz cênica : o teatro pós-dramático e a obra de James Turrell
title Autonomia da luz cênica : o teatro pós-dramático e a obra de James Turrell
spellingShingle Autonomia da luz cênica : o teatro pós-dramático e a obra de James Turrell
Birck, Giovana Mattos
Turrell, James
Design cenográfico
Cenografia
Teatro
Luz cênica
Iluminação
Scenic light
Art installation
Postdramatic theatre
title_short Autonomia da luz cênica : o teatro pós-dramático e a obra de James Turrell
title_full Autonomia da luz cênica : o teatro pós-dramático e a obra de James Turrell
title_fullStr Autonomia da luz cênica : o teatro pós-dramático e a obra de James Turrell
title_full_unstemmed Autonomia da luz cênica : o teatro pós-dramático e a obra de James Turrell
title_sort Autonomia da luz cênica : o teatro pós-dramático e a obra de James Turrell
author Birck, Giovana Mattos
author_facet Birck, Giovana Mattos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Birck, Giovana Mattos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
contributor_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Turrell, James
Design cenográfico
Cenografia
Teatro
Luz cênica
Iluminação
topic Turrell, James
Design cenográfico
Cenografia
Teatro
Luz cênica
Iluminação
Scenic light
Art installation
Postdramatic theatre
dc.subject.eng.fl_str_mv Scenic light
Art installation
Postdramatic theatre
description O presente artigo propõe realizar uma revisão bibliográfica sobre a relação entre cenografia teatral e instalações artísticas, traçando um paralelo entre a luz cênica como elemento autônomo em espetáculos teatrais contemporâneos pós-dramáticos e o trabalho do artista estadunidense James Turrell. A pesquisa ocorreu por meio do exame das características estéticas das obras e dos espetáculos selecionados, seguido de relatos descritivos de espectadores, relacionando a visualidade das peças com momentos históricos da iluminação cênica. Seguindo um percurso histórico cronológico a partir dos trabalhos de Turrell, a investigação inicia com uma relação entre a obra Afrum-Proto (1967) e a sequência Bed, do quarto ato da ópera Einstein on the beach (1976), de Robert Wilson e Philip Glass. Nessa comparação, explora-se a utilização da energia elétrica, desde a sua primeira implementação nos edifícios teatrais até a contemporaneidade, observando as mudanças que o avanço tecnológico possibilitou para a estética do teatro. Quando observadas essas duas obras em paralelo, percebe-se que a luz expande sua função tradicional de possibilitar a visualização, tornando-se o principal elemento a ser visto, apreciado e percebido. Para tratar sobre a ausência da luz, foi selecionada a obra Minami-dera (1999), de James Turrell, e a vertente Dark/Noir (1993), criada por Michel Reilhac. Na perspectiva histórica, aborda-se a implementação da iluminação a gás nos edifícios teatrais e as transformações que esse acontecimento possibilitou para a criação de novas experimentações dramáticas, incluindo o apagamento das luzes. Pode-se concluir que os estudos realizados nesta pesquisa evidenciaram a luz como um fenômeno que possibilita a aproximação entre instalações artísticas e cenografia teatral, ex¬plorando sua autonomia e importância do encontro com os espectadores.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-11T04:48:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225547
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129902
url http://hdl.handle.net/10183/225547
identifier_str_mv 001129902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225547/2/001129902.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225547/1/001129902.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b051d0e477cb878721e28989647302b
b7a92889f6d209c64b82a9facbbe2904
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447280360095744