As potencialidades de uma abordagem de pesquisa sobre o tempo de uso do celular no desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franskowiak, Greice Lungaray
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280574
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de analisar como uma prática envolvendo pesquisa estatística, baseada nas fases do Ciclo Investigativo PPDAC, sobre o tempo de uso de smartphones, pode contribuir para o letramento estatístico de estudantes do Ensino Fundamental. O objetivo é explorar como essa abordagem pode facilitar a compreensão de conceitos estatísticos e o desenvolvimento do letramento estatístico. A pesquisa é guiada pela pergunta: “Como uma prática envolvendo pesquisa estatística sobre o tempo de uso de smartphones pode contribuir para o desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes do Ensino Fundamental?”. Para responder a essa questão, foi planejada e realizada uma atividade com uma turma do oitavo ano de uma escola pública em Porto Alegre, dividida em seis encontros. Nos encontros, foram desenvolvidas as fases do Ciclo Investigativo PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Análise, Conclusão), utilizando-o como metodologia investigativa. Durante a atividade, as(os) estudantes planejaram e coletaram dados, analisaram as informações e foram incentivadas(os) a refletir sobre os desafios enfrentados, identificar padrões nos dados coletados, avaliar o impacto do projeto em seus hábitos digitais e discutir estratégias para reduzir o uso excessivo de celulares. A pesquisa baseia-se em uma fundamentação teórica estruturada em três pilares: a integração das interfaces entre Educação Estatística e Educação Crítica, as competências do letramento, raciocínio e pensamento estatístico, e o Ciclo Investigativo PPDAC. A metodologia do estudo é qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de gravações de áudio, diários da professora pesquisadora e registros escritos dos estudantes, permitindo uma análise detalhada dos processos. Os resultados indicam que cada fase do Ciclo Investigativo PPDAC contribuiu para dar significado aos conceitos estatísticos abordados, promovendo o desenvolvimento do letramento estatístico das(os) estudantes. Além disso, destacou-se a importância de discutir sobre o tema do tempo de uso do celular, levando as(os) estudantes a desenvolverem uma consciência crítica e a reconsiderarem suas práticas digitais em busca de um uso mais equilibrado da tecnologia.
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Nos encontros, foram desenvolvidas as fases do Ciclo Investigativo PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Análise, Conclusão), utilizando-o como metodologia investigativa. Durante a atividade, as(os) estudantes planejaram e coletaram dados, analisaram as informações e foram incentivadas(os) a refletir sobre os desafios enfrentados, identificar padrões nos dados coletados, avaliar o impacto do projeto em seus hábitos digitais e discutir estratégias para reduzir o uso excessivo de celulares. A pesquisa baseia-se em uma fundamentação teórica estruturada em três pilares: a integração das interfaces entre Educação Estatística e Educação Crítica, as competências do letramento, raciocínio e pensamento estatístico, e o Ciclo Investigativo PPDAC. A metodologia do estudo é qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de gravações de áudio, diários da professora pesquisadora e registros escritos dos estudantes, permitindo uma análise detalhada dos processos. Os resultados indicam que cada fase do Ciclo Investigativo PPDAC contribuiu para dar significado aos conceitos estatísticos abordados, promovendo o desenvolvimento do letramento estatístico das(os) estudantes. Além disso, destacou-se a importância de discutir sobre o tema do tempo de uso do celular, levando as(os) estudantes a desenvolverem uma consciência crítica e a reconsiderarem suas práticas digitais em busca de um uso mais equilibrado da tecnologia.This study aims to analyze how a practice involving statistical research, based on the phases of the PPDAC Investigative Cycle, focused on smartphone usage time, can contribute to the statistical literacy of elementary school students. The objective is to explore how this approach can facilitate the understanding of statistical concepts and the development of statistical literacy. The research is guided by the question: "How can a practice involving statistical research on smartphone usage time contribute to the development of statistical literacy in elementary school students?" To address this question, an activity was planned and conducted with an eighth-grade class in a public school in Porto Alegre, divided into six sessions. During the sessions, the phases of the PPDAC Investigative Cycle (Problem, Plan, Data, Analysis, Conclusion) were developed, using it as an investigative methodology. During the activity, students planned and collected data, analyzed the information, and were encouraged to reflect on the challenges faced, identify patterns in the collected data, assess the impact of the project on their digital habits, and discuss strategies to reduce excessive smartphone use. The research is based on a theoretical foundation structured in three pillars: the integration of interfaces between Statistical Education and Critical Education, the competencies of statistical literacy, reasoning, and thinking, and the PPDAC Investigative Cycle. The study’s methodology is qualitative, with data collected through audio recordings, the researcher-teacher’s journals, and students’ written records, allowing for a detailed analysis of the processes. The results indicate that each phase of the PPDAC Investigative Cycle contributed to giving meaning to the statistical concepts addressed, promoting the development of students’ statistical literacy. Moreover, the importance of discussing the topic of smartphone usage time was highlighted, leading students to develop critical awareness and reconsider their digital practices in pursuit of a more balanced use of technology.application/pdfporEducação EstatísticaLetramento estatísticoInvestigative cycleStatistical educationStatistical literacyAs potencialidades de uma abordagem de pesquisa sobre o tempo de uso do celular no desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2024Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001213035.pdf.txt001213035.pdf.txtExtracted Texttext/plain110689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280574/2/001213035.pdf.txt97cbb2e6b07573017b53b9ad2e8aa061MD52ORIGINAL001213035.pdfTexto completoapplication/pdf15407371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280574/1/001213035.pdff60336228bc31c31521e7e06f061feb0MD5110183/2805742024-10-27 06:51:00.188301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-27T09:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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