Avaliação eletrofisiológica e comportamental da audição em crianças com fissura labiopalatina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marília Santos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266603
Resumo: Introdução: Crianças acometidas por fissura labiopalatina frequentemente apresentam quadros de otite média que levam a uma barreira na condução sonora podendo afetar a detecção do som e seu processamento no sistema nervoso central, podendo acarretar prejuízos na percepção da fala em consequência de falhas na análise dos sinais sonoros. Objetivo: Analisar os achados das avaliações comportamentais e eletrofisiológicas da audição em crianças com fissura palatina e comparar a um grupo controle. Métodos: Estudo transversal e comparativo. A amostra foi composta por 54 crianças de 7 a 11 anos divididas em grupo estudo, com 18 crianças acometidas por fissura palatina completa, e grupo controle, com 36 crianças sem fissura, duplamente pareado por idade e sexo. Foram realizadas: avaliação audiológica periférica básica, avaliação eletrofisiológica (Mismatch Negativity e Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico) e avaliação comportamental (Dicótico de Dígitos, Dicótico Consoante Vogal, Pediatric Speech Intelligibility, Gaps in Noise e Pitch Pattern Sequence). Resultados: O grupo estudo obteve média da latência do Mismatch Negativity 237,63 (± 66,95); média da amplitude 2,78 (± 0,71). No grupo controle, a média da latência foi 171,24 (± 25,92) e média da amplitude 3,90 (± 0,74). Na comparação entre grupos, os achados foram significativos (p<0,001) para os testes Pediatric Speech Intelligibility, Gaps in Noise e Pitch Pattern Sequence. Não houve diferença significante para orelhas e sexo em nenhum procedimento. Conclusão: Na amostra estudada as crianças do grupo estudo apresentaram pior desempenho nas avaliações eletrofisiológicas e comportamental do processamento auditivo central quando comparadas a um grupo controle.
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