Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manoel,Rosana Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Feniman,Mariza Ribeiro, Buffa,Maria José Monteiro Benjamin, Maximino,Luciana Paula, Lauris,José Roberto Pereira, Freitas,José Alberto de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300003
Resumo: INTRODUÇÃO: Grande similaridade entre o comportamento de pacientes com fissura labiopalatina e aqueles com transtorno de processamento auditivo são relatadas por pais e professores. OBJETIVO: Verificar a escuta de crianças com fissura labiopalatina em seis condições de escuta. MÉTODO: Professores de 224 escolares (7 a 11 anos) com fissura completaram um questionário, visando julgar a escuta do escolar no ruído, condição ideal, com múltiplos estímulos, no silêncio, quando solicitado recordar a informação ouvida e durante longo período de escuta, comparando-o ao de outro sem fissura de mesma idade e condição de escuta. Estudo Prospectivo. RESULTADOS: A média do julgamento (-0,08, desvio padrão de 0,27) dos alunos com fissura, realizado pelo professor, foi aproximadamente ao de "mesma dificuldade" (zero), quando comparado com o escolar sem fissura. Não foi encontrada significância estatística para qualquer uma das condições, nem para o valor total do questionário considerando os gêneros e as séries escolares. CONCLUSÃO: As características de escuta dos escolares com fissura labiopalatina foram similares ao de outro sem esta malformação craniofacial de mesma idade e condição de escuta semelhante. No ruído, quando a memória e a atenção auditiva são requeridas foram as condições mais difíceis.
id FO-1_fdb8430cb77eef45409f7ebb5e77bd55
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-48722010000300003
network_acronym_str FO-1
network_name_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escolacriançafissura palatinaaudiçãopercepção auditivaINTRODUÇÃO: Grande similaridade entre o comportamento de pacientes com fissura labiopalatina e aqueles com transtorno de processamento auditivo são relatadas por pais e professores. OBJETIVO: Verificar a escuta de crianças com fissura labiopalatina em seis condições de escuta. MÉTODO: Professores de 224 escolares (7 a 11 anos) com fissura completaram um questionário, visando julgar a escuta do escolar no ruído, condição ideal, com múltiplos estímulos, no silêncio, quando solicitado recordar a informação ouvida e durante longo período de escuta, comparando-o ao de outro sem fissura de mesma idade e condição de escuta. Estudo Prospectivo. RESULTADOS: A média do julgamento (-0,08, desvio padrão de 0,27) dos alunos com fissura, realizado pelo professor, foi aproximadamente ao de "mesma dificuldade" (zero), quando comparado com o escolar sem fissura. Não foi encontrada significância estatística para qualquer uma das condições, nem para o valor total do questionário considerando os gêneros e as séries escolares. CONCLUSÃO: As características de escuta dos escolares com fissura labiopalatina foram similares ao de outro sem esta malformação craniofacial de mesma idade e condição de escuta semelhante. No ruído, quando a memória e a atenção auditiva são requeridas foram as condições mais difíceis.Fundação Otorrinolaringologia2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300003Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.14 n.3 2010reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)instacron:FO10.1590/S1809-48722010000300003info:eu-repo/semantics/openAccessManoel,Rosana RibeiroFeniman,Mariza RibeiroBuffa,Maria José Monteiro BenjaminMaximino,Luciana PaulaLauris,José Roberto PereiraFreitas,José Alberto de Souzapor2011-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S1809-48722010000300003Revistahttp://arquivosdeorl.org.br/edicoes_anteriores.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@forl.org.br1809-48721809-4856opendoar:2011-01-14T00:00Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)false
dc.title.none.fl_str_mv Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
title Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
spellingShingle Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
Manoel,Rosana Ribeiro
criança
fissura palatina
audição
percepção auditiva
title_short Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
title_full Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
title_fullStr Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
title_full_unstemmed Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
title_sort Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
author Manoel,Rosana Ribeiro
author_facet Manoel,Rosana Ribeiro
Feniman,Mariza Ribeiro
Buffa,Maria José Monteiro Benjamin
Maximino,Luciana Paula
Lauris,José Roberto Pereira
Freitas,José Alberto de Souza
author_role author
author2 Feniman,Mariza Ribeiro
Buffa,Maria José Monteiro Benjamin
Maximino,Luciana Paula
Lauris,José Roberto Pereira
Freitas,José Alberto de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manoel,Rosana Ribeiro
Feniman,Mariza Ribeiro
Buffa,Maria José Monteiro Benjamin
Maximino,Luciana Paula
Lauris,José Roberto Pereira
Freitas,José Alberto de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv criança
fissura palatina
audição
percepção auditiva
topic criança
fissura palatina
audição
percepção auditiva
description INTRODUÇÃO: Grande similaridade entre o comportamento de pacientes com fissura labiopalatina e aqueles com transtorno de processamento auditivo são relatadas por pais e professores. OBJETIVO: Verificar a escuta de crianças com fissura labiopalatina em seis condições de escuta. MÉTODO: Professores de 224 escolares (7 a 11 anos) com fissura completaram um questionário, visando julgar a escuta do escolar no ruído, condição ideal, com múltiplos estímulos, no silêncio, quando solicitado recordar a informação ouvida e durante longo período de escuta, comparando-o ao de outro sem fissura de mesma idade e condição de escuta. Estudo Prospectivo. RESULTADOS: A média do julgamento (-0,08, desvio padrão de 0,27) dos alunos com fissura, realizado pelo professor, foi aproximadamente ao de "mesma dificuldade" (zero), quando comparado com o escolar sem fissura. Não foi encontrada significância estatística para qualquer uma das condições, nem para o valor total do questionário considerando os gêneros e as séries escolares. CONCLUSÃO: As características de escuta dos escolares com fissura labiopalatina foram similares ao de outro sem esta malformação craniofacial de mesma idade e condição de escuta semelhante. No ruído, quando a memória e a atenção auditiva são requeridas foram as condições mais difíceis.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-48722010000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.14 n.3 2010
reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron:FO
instname_str Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron_str FO
institution FO
reponame_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
collection Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@forl.org.br
_version_ 1754734826703814656