Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18219 |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de alunos que indicam uma maneira estática de conceber o objeto funcional. Buscaremos os conceitos da Teoria APOS para interpretar tais produções, de modo a identificar a origem das dificuldades dos alunos. Por fim, analisaremos duas dissertações de mestrado que propõem seqüências didáticas com o objetivo de introduzir e desenvolver o conceito de função de maneira mais dinâmica. |
id |
UFRGS-2_20f20bbb76e8de67ab0fe09f9bbb05ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18219 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Baraldo, BrunoBurigo, Elisabete Zardo2010-01-07T04:15:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/18219000728049Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de alunos que indicam uma maneira estática de conceber o objeto funcional. Buscaremos os conceitos da Teoria APOS para interpretar tais produções, de modo a identificar a origem das dificuldades dos alunos. Por fim, analisaremos duas dissertações de mestrado que propõem seqüências didáticas com o objetivo de introduzir e desenvolver o conceito de função de maneira mais dinâmica.The work presented here intends to expose some reasons to show it is necessary and possible to build a functions' teaching which may develop the students' variational thinking. We are going to analyze some students' productions which indicate a static way of conceving the functional object. The concepts of APOS Theory will be useful in order to interpretate such students' difficulties. Then, we will analyze two works which propose different didactical sequences willing to introduct and develop the concept of function in a dinamic way.application/pdfporEducação MatemáticaFuncoesFunctions' teachingAPOS theoryVariational thinkingMathematical educationSobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000728049.pdf.txt000728049.pdf.txtExtracted Texttext/plain97487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/2/000728049.pdf.txt6431a2111ce641be40ea3b6985e934f1MD52ORIGINAL000728049.pdf000728049.pdfTexto completoapplication/pdf887180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/1/000728049.pdf2618127856cfc0c809d23a34a22b2dc6MD51THUMBNAIL000728049.pdf.jpg000728049.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/3/000728049.pdf.jpg66b9c91e468284b979c8ca0d22e2f550MD5310183/182192018-10-17 08:44:03.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18219Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:44:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções |
title |
Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções |
spellingShingle |
Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções Baraldo, Bruno Educação Matemática Funcoes Functions' teaching APOS theory Variational thinking Mathematical education |
title_short |
Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções |
title_full |
Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções |
title_fullStr |
Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções |
title_full_unstemmed |
Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções |
title_sort |
Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções |
author |
Baraldo, Bruno |
author_facet |
Baraldo, Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baraldo, Bruno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Funcoes |
topic |
Educação Matemática Funcoes Functions' teaching APOS theory Variational thinking Mathematical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Functions' teaching APOS theory Variational thinking Mathematical education |
description |
Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de alunos que indicam uma maneira estática de conceber o objeto funcional. Buscaremos os conceitos da Teoria APOS para interpretar tais produções, de modo a identificar a origem das dificuldades dos alunos. Por fim, analisaremos duas dissertações de mestrado que propõem seqüências didáticas com o objetivo de introduzir e desenvolver o conceito de função de maneira mais dinâmica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-07T04:15:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18219 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000728049 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18219 |
identifier_str_mv |
000728049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/2/000728049.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/1/000728049.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/3/000728049.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6431a2111ce641be40ea3b6985e934f1 2618127856cfc0c809d23a34a22b2dc6 66b9c91e468284b979c8ca0d22e2f550 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224389394432000 |