Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baraldo, Bruno
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18219
Resumo: Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de alunos que indicam uma maneira estática de conceber o objeto funcional. Buscaremos os conceitos da Teoria APOS para interpretar tais produções, de modo a identificar a origem das dificuldades dos alunos. Por fim, analisaremos duas dissertações de mestrado que propõem seqüências didáticas com o objetivo de introduzir e desenvolver o conceito de função de maneira mais dinâmica.
id UFRGS-2_20f20bbb76e8de67ab0fe09f9bbb05ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18219
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baraldo, BrunoBurigo, Elisabete Zardo2010-01-07T04:15:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/18219000728049Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de alunos que indicam uma maneira estática de conceber o objeto funcional. Buscaremos os conceitos da Teoria APOS para interpretar tais produções, de modo a identificar a origem das dificuldades dos alunos. Por fim, analisaremos duas dissertações de mestrado que propõem seqüências didáticas com o objetivo de introduzir e desenvolver o conceito de função de maneira mais dinâmica.The work presented here intends to expose some reasons to show it is necessary and possible to build a functions' teaching which may develop the students' variational thinking. We are going to analyze some students' productions which indicate a static way of conceving the functional object. The concepts of APOS Theory will be useful in order to interpretate such students' difficulties. Then, we will analyze two works which propose different didactical sequences willing to introduct and develop the concept of function in a dinamic way.application/pdfporEducação MatemáticaFuncoesFunctions' teachingAPOS theoryVariational thinkingMathematical educationSobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000728049.pdf.txt000728049.pdf.txtExtracted Texttext/plain97487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/2/000728049.pdf.txt6431a2111ce641be40ea3b6985e934f1MD52ORIGINAL000728049.pdf000728049.pdfTexto completoapplication/pdf887180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/1/000728049.pdf2618127856cfc0c809d23a34a22b2dc6MD51THUMBNAIL000728049.pdf.jpg000728049.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/3/000728049.pdf.jpg66b9c91e468284b979c8ca0d22e2f550MD5310183/182192018-10-17 08:44:03.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18219Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:44:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
title Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
spellingShingle Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
Baraldo, Bruno
Educação Matemática
Funcoes
Functions' teaching
APOS theory
Variational thinking
Mathematical education
title_short Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
title_full Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
title_fullStr Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
title_full_unstemmed Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
title_sort Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
author Baraldo, Bruno
author_facet Baraldo, Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baraldo, Bruno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Funcoes
topic Educação Matemática
Funcoes
Functions' teaching
APOS theory
Variational thinking
Mathematical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Functions' teaching
APOS theory
Variational thinking
Mathematical education
description Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de alunos que indicam uma maneira estática de conceber o objeto funcional. Buscaremos os conceitos da Teoria APOS para interpretar tais produções, de modo a identificar a origem das dificuldades dos alunos. Por fim, analisaremos duas dissertações de mestrado que propõem seqüências didáticas com o objetivo de introduzir e desenvolver o conceito de função de maneira mais dinâmica.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18219
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728049
url http://hdl.handle.net/10183/18219
identifier_str_mv 000728049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/2/000728049.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/1/000728049.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18219/3/000728049.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6431a2111ce641be40ea3b6985e934f1
2618127856cfc0c809d23a34a22b2dc6
66b9c91e468284b979c8ca0d22e2f550
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224389394432000