Considerações sobre questões de pontuação em provas de concursos públicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70636 |
Resumo: | A presente monografia pretende apresentar uma reflexão acerca do tema “pontuação” sob o viés de questões de provas de concurso público; a influência que estes exercem, sua aplicação e reflexo no ensino de Língua Portuguesa. Realizam-se, no trabalho, algumas considerações sobre os sinais de pontuação, seu emprego, bem como uma breve retomada histórica. Será observado como a matéria é abordada na Escola e sua relação entre o ensino e os concursos. Por meio de um levantamento empreendido, busca-se, ainda, verificar as razões que levam o usuário da língua a optar por uma determinada utilização ou não utilização da pontuação em determinados contextos através de uma análise descritiva dos resultados da pesquisa. |
id |
UFRGS-2_21869d1271e413f3b4ed131c26108045 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70636 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Janderson Amaro deSchwindt, Luiz Carlos da Silva2013-04-26T01:51:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/70636000877787A presente monografia pretende apresentar uma reflexão acerca do tema “pontuação” sob o viés de questões de provas de concurso público; a influência que estes exercem, sua aplicação e reflexo no ensino de Língua Portuguesa. Realizam-se, no trabalho, algumas considerações sobre os sinais de pontuação, seu emprego, bem como uma breve retomada histórica. Será observado como a matéria é abordada na Escola e sua relação entre o ensino e os concursos. Por meio de um levantamento empreendido, busca-se, ainda, verificar as razões que levam o usuário da língua a optar por uma determinada utilização ou não utilização da pontuação em determinados contextos através de uma análise descritiva dos resultados da pesquisa.Esta monografía pretende presentar una reflexión acerca del tema “puntuación” bajo la perspectiva de las cuestiones de pruebas para concurso público; la influencia que estos ejercen, su aplicación y reflejo en la enseñanza de Lengua Portuguesa. Serán hechas, en el trabajo, algunas consideraciones acerca de los signos de puntuación, su uso, así como un resumen histórico sobre ellos. Será observado como el tema es abordado en la Escuela y su relación entre la enseñanza y los concursos. A través de una investigación emprendida, se buscó comprobar también los motivos por los cuales el usuario de la lengua elije un determinado empleo o no empleo de los signos, en determinados contextos, a través de un análisis descriptivo de los resultados de la investigación.application/pdfporPontuaçãoConcurso públicoEnsinoPuntuaciónEnseñanzaConsiderações sobre questões de pontuação em provas de concursos públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877787.pdf000877787.pdfTexto completoapplication/pdf1234635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70636/1/000877787.pdf0e66a92e578e25b4632433a96f3020eaMD51TEXT000877787.pdf.txt000877787.pdf.txtExtracted Texttext/plain106595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70636/2/000877787.pdf.txt0fe74de179082acf9ccffad6107266d3MD52THUMBNAIL000877787.pdf.jpg000877787.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70636/3/000877787.pdf.jpg84d13789e0ba0a1f65067cc4b5e0962dMD5310183/706362022-08-06 04:48:54.469249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70636Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:48:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Considerações sobre questões de pontuação em provas de concursos públicos |
title |
Considerações sobre questões de pontuação em provas de concursos públicos |
spellingShingle |
Considerações sobre questões de pontuação em provas de concursos públicos Oliveira, Janderson Amaro de Pontuação Concurso público Ensino Puntuación Enseñanza |
title_short |
Considerações sobre questões de pontuação em provas de concursos públicos |
title_full |
Considerações sobre questões de pontuação em provas de concursos públicos |
title_fullStr |
Considerações sobre questões de pontuação em provas de concursos públicos |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre questões de pontuação em provas de concursos públicos |
title_sort |
Considerações sobre questões de pontuação em provas de concursos públicos |
author |
Oliveira, Janderson Amaro de |
author_facet |
Oliveira, Janderson Amaro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Janderson Amaro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schwindt, Luiz Carlos da Silva |
contributor_str_mv |
Schwindt, Luiz Carlos da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pontuação Concurso público Ensino |
topic |
Pontuação Concurso público Ensino Puntuación Enseñanza |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Puntuación Enseñanza |
description |
A presente monografia pretende apresentar uma reflexão acerca do tema “pontuação” sob o viés de questões de provas de concurso público; a influência que estes exercem, sua aplicação e reflexo no ensino de Língua Portuguesa. Realizam-se, no trabalho, algumas considerações sobre os sinais de pontuação, seu emprego, bem como uma breve retomada histórica. Será observado como a matéria é abordada na Escola e sua relação entre o ensino e os concursos. Por meio de um levantamento empreendido, busca-se, ainda, verificar as razões que levam o usuário da língua a optar por uma determinada utilização ou não utilização da pontuação em determinados contextos através de uma análise descritiva dos resultados da pesquisa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-26T01:51:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70636 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000877787 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70636 |
identifier_str_mv |
000877787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70636/1/000877787.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70636/2/000877787.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70636/3/000877787.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e66a92e578e25b4632433a96f3020ea 0fe74de179082acf9ccffad6107266d3 84d13789e0ba0a1f65067cc4b5e0962d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224445385244672 |