Sinais de pontuação como símbolos linguísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8672666 |
Resumo: | Foi realizado um experimento com alunos universitários em que a tarefa era pontuar um texto curto. Mesmo conhecendo o texto, os alunos o pontuaram de maneiras singulares. Não só os sinais que incidem num mesmo lugar são vários, como os lugares em que incidem os sinais são vários. Essa multiplicidade de possibilidades observada indica que as unidades textuais não estão previamente delimitadas para os alunos e que há margem para escolha de sinais. Nesse texto, procuramos entender os sinais de pontuação como elementos que compõem um sistema em que há escolhas. Essas escolhas, no entanto, não são apenas sintaticamente motivadas: através do conceito de pontuabilidade de Bernardes (2002), encontramos um sujeito que pontua para o outro. Através das formulações teóricas de Nunberg (1990), Dahlet (1995 a 2006), Crystal (2015) e Bredel (2020) acerca do sistema de sinais de pontuação, chegamos ao inventário dos sinais de pontuação, suas funções e o papel do sujeito que pontua. |
id |
UNICAMP-13_e7630ee09bf48536a904ddb38a3f439b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672666 |
network_acronym_str |
UNICAMP-13 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
Sinais de pontuação como símbolos linguísticosPunctuation marks as linguistics symbolsSignos de puntuación como símbolos lingüísticosSignos de puntuaciónPunctuabilidadSujetoSinais de pontuaçãoPontuabilidadeSujeitoPunctuation marksPunctuabilitySubject Foi realizado um experimento com alunos universitários em que a tarefa era pontuar um texto curto. Mesmo conhecendo o texto, os alunos o pontuaram de maneiras singulares. Não só os sinais que incidem num mesmo lugar são vários, como os lugares em que incidem os sinais são vários. Essa multiplicidade de possibilidades observada indica que as unidades textuais não estão previamente delimitadas para os alunos e que há margem para escolha de sinais. Nesse texto, procuramos entender os sinais de pontuação como elementos que compõem um sistema em que há escolhas. Essas escolhas, no entanto, não são apenas sintaticamente motivadas: através do conceito de pontuabilidade de Bernardes (2002), encontramos um sujeito que pontua para o outro. Através das formulações teóricas de Nunberg (1990), Dahlet (1995 a 2006), Crystal (2015) e Bredel (2020) acerca do sistema de sinais de pontuação, chegamos ao inventário dos sinais de pontuação, suas funções e o papel do sujeito que pontua.An experiment was carried out with university students in which the task was to set punctuation marks in a short text. Even knowing the text, students punctuated it in unique ways. Not only were there different signs on the same place, but also the places where the signs were used were many. This multiplicity of possibilities indicates that the textual units are not previously delimited for these students and that there is room for choosing signs. In this paper, we seek to understand punctuation marks as elements that make up a system in which there are choices. These choices, however, are not just syntactically motivated: through Bernardes' (2002) concept of punctuability, we find a subject who punctuates for the reader. Through the theoretical formulations of Nunberg (1990), Dahlet (1995 to 2006), Crystal (2015) and Bredel (2020) about the system of punctuation, we arrived at the inventory of punctuation marks, their functions and the role of the subject who punctautes.Se realizó un experimento con estudiantes universitarios en el que la tarea consistía en puntuar un texto corto. Incluso conociendo el texto, los estudiantes lo calificaron de maneras únicas. No solo los signos que caen en el mismo lugar son varios, sino que los lugares donde los signos afectan son varios. Esta multiplicidad de posibilidades observadas indica que las unidades textuales no están previamente delimitadas para los estudiantes y que hay espacio para la elección de signos. En este texto, buscamos entender los signos de puntuación como elementos que conforman un sistema en el que hay opciones. Estas elecciones, sin embargo, no solo están motivadas sintácticamente: a través del concepto de puntuación de Bernardes (2002), encontramos un sujeto que puntúa para el otro. A través de las formulaciones teóricas de Nunberg (1990), Dahlet (1995 a 2006), Crystal (2015) y Bredel (2020) sobre el sistema de signos de puntuación, llegamos al inventario de signos de puntuación, sus funciones y el papel del sujeto que puntúa.Universidade Estadual de Campinas2023-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/867266610.20396/cel.v65i00.8672666Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 65 (2023): Dossiê comemorativo dos 45 anos da CEL; e023002Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 65 (2023): Dossiê comemorativo dos 45 anos da CEL; e023002Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 65 (2023): Dossier conmemorativo del 45 aniversario de CEL; e0230022447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8672666/32044Brasil; 2023Brazil; 2023Brasil; 2023Copyright (c) 2023 Cadernos de Estudos Linguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKleppa, Lou-Ann 2023-12-22T17:43:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672666Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2023-12-22T17:43:52Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sinais de pontuação como símbolos linguísticos Punctuation marks as linguistics symbols Signos de puntuación como símbolos lingüísticos |
title |
Sinais de pontuação como símbolos linguísticos |
spellingShingle |
Sinais de pontuação como símbolos linguísticos Kleppa, Lou-Ann Signos de puntuación Punctuabilidad Sujeto Sinais de pontuação Pontuabilidade Sujeito Punctuation marks Punctuability Subject |
title_short |
Sinais de pontuação como símbolos linguísticos |
title_full |
Sinais de pontuação como símbolos linguísticos |
title_fullStr |
Sinais de pontuação como símbolos linguísticos |
title_full_unstemmed |
Sinais de pontuação como símbolos linguísticos |
title_sort |
Sinais de pontuação como símbolos linguísticos |
author |
Kleppa, Lou-Ann |
author_facet |
Kleppa, Lou-Ann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kleppa, Lou-Ann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Signos de puntuación Punctuabilidad Sujeto Sinais de pontuação Pontuabilidade Sujeito Punctuation marks Punctuability Subject |
topic |
Signos de puntuación Punctuabilidad Sujeto Sinais de pontuação Pontuabilidade Sujeito Punctuation marks Punctuability Subject |
description |
Foi realizado um experimento com alunos universitários em que a tarefa era pontuar um texto curto. Mesmo conhecendo o texto, os alunos o pontuaram de maneiras singulares. Não só os sinais que incidem num mesmo lugar são vários, como os lugares em que incidem os sinais são vários. Essa multiplicidade de possibilidades observada indica que as unidades textuais não estão previamente delimitadas para os alunos e que há margem para escolha de sinais. Nesse texto, procuramos entender os sinais de pontuação como elementos que compõem um sistema em que há escolhas. Essas escolhas, no entanto, não são apenas sintaticamente motivadas: através do conceito de pontuabilidade de Bernardes (2002), encontramos um sujeito que pontua para o outro. Através das formulações teóricas de Nunberg (1990), Dahlet (1995 a 2006), Crystal (2015) e Bredel (2020) acerca do sistema de sinais de pontuação, chegamos ao inventário dos sinais de pontuação, suas funções e o papel do sujeito que pontua. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8672666 10.20396/cel.v65i00.8672666 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8672666 |
identifier_str_mv |
10.20396/cel.v65i00.8672666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8672666/32044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Estudos Linguísticos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Estudos Linguísticos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2023 Brazil; 2023 Brasil; 2023 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 65 (2023): Dossiê comemorativo dos 45 anos da CEL; e023002 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 65 (2023): Dossiê comemorativo dos 45 anos da CEL; e023002 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 65 (2023): Dossier conmemorativo del 45 aniversario de CEL; e023002 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
collection |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216492662325248 |