Estudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheeren, Ismael
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106984
Resumo: O presente trabalho faz uma análise do mercado de água mineral engarrafada no estado do Rio Grande do Sul com o intuito de auxiliar a inserção de uma nova marca nesse contexto. Para tanto, o campo é analisado sob os aspectos das cinco forças de Porter e é realizada uma abordagem sobre a teoria das marcas e os símbolos utilizados por elas para influenciar os consumidores a adquirirem os produtos. Através de pesquisas em fontes primárias e secundárias são levantados os hábitos de consumo dos clientes finais e os comportamentos dos distribuidores (considerados clientes diretos da empresa em questão). O mapeamento atual da efetivação do discurso pelas marcas através das embalagens, promoções, canais de distribuição e preço antecede o final, onde são apresentadas sugestões para que a nova marca se estabeleça de forma eficaz no ambiente competitivo que se mapeou. Foi verificado que a oferta de água engarrafada é bastante pulverizada e o seu consumo, no Brasil, resulta da desconfiança na qualidade da água de torneira. A busca por outro benefício utilitário ou de caráter simbólico ainda é embrionário e de difícil estabelecimento. Essa característica decorre do fato de grande parte do volume vendido ainda ser resultado do consumo de embalagens de 20 litros, da inexistência de marcas com imagens simbólicas que por outro lado é resultado do baixo investimento em marketing, do preço relativamente baixo das águas vendidas no Brasil e da falta de ações de suporte para a construção de imagens de marca.
id UFRGS-2_219eba0a8f2bbd3702e6798eefd34eb9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106984
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scheeren, IsmaelSlongo, Luiz Antonio2014-11-15T02:15:52Z2012http://hdl.handle.net/10183/106984000868372O presente trabalho faz uma análise do mercado de água mineral engarrafada no estado do Rio Grande do Sul com o intuito de auxiliar a inserção de uma nova marca nesse contexto. Para tanto, o campo é analisado sob os aspectos das cinco forças de Porter e é realizada uma abordagem sobre a teoria das marcas e os símbolos utilizados por elas para influenciar os consumidores a adquirirem os produtos. Através de pesquisas em fontes primárias e secundárias são levantados os hábitos de consumo dos clientes finais e os comportamentos dos distribuidores (considerados clientes diretos da empresa em questão). O mapeamento atual da efetivação do discurso pelas marcas através das embalagens, promoções, canais de distribuição e preço antecede o final, onde são apresentadas sugestões para que a nova marca se estabeleça de forma eficaz no ambiente competitivo que se mapeou. Foi verificado que a oferta de água engarrafada é bastante pulverizada e o seu consumo, no Brasil, resulta da desconfiança na qualidade da água de torneira. A busca por outro benefício utilitário ou de caráter simbólico ainda é embrionário e de difícil estabelecimento. Essa característica decorre do fato de grande parte do volume vendido ainda ser resultado do consumo de embalagens de 20 litros, da inexistência de marcas com imagens simbólicas que por outro lado é resultado do baixo investimento em marketing, do preço relativamente baixo das águas vendidas no Brasil e da falta de ações de suporte para a construção de imagens de marca.application/pdfporGestão de marcasEstratégia competitivaVantagem competitivaHábitos de consumoÁgua mineralEstudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000868372.pdf000868372.pdfTexto completoapplication/pdf554204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106984/1/000868372.pdf313083acbc424d53f1b538e0ad920a22MD51TEXT000868372.pdf.txt000868372.pdf.txtExtracted Texttext/plain130544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106984/2/000868372.pdf.txtd103ce2b9a79a5ca16cc58a1d57123a4MD52THUMBNAIL000868372.pdf.jpg000868372.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106984/3/000868372.pdf.jpg8d8d28853d149865720b3a245c0927d8MD5310183/1069842021-05-07 04:34:22.780524oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:34:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sul
title Estudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle Estudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sul
Scheeren, Ismael
Gestão de marcas
Estratégia competitiva
Vantagem competitiva
Hábitos de consumo
Água mineral
title_short Estudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sul
title_full Estudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr Estudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Estudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sul
title_sort Estudo sobre o posicionamento de nova marca de água mineral natural no Estado do Rio Grande do Sul
author Scheeren, Ismael
author_facet Scheeren, Ismael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheeren, Ismael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Estratégia competitiva
Vantagem competitiva
Hábitos de consumo
Água mineral
topic Gestão de marcas
Estratégia competitiva
Vantagem competitiva
Hábitos de consumo
Água mineral
description O presente trabalho faz uma análise do mercado de água mineral engarrafada no estado do Rio Grande do Sul com o intuito de auxiliar a inserção de uma nova marca nesse contexto. Para tanto, o campo é analisado sob os aspectos das cinco forças de Porter e é realizada uma abordagem sobre a teoria das marcas e os símbolos utilizados por elas para influenciar os consumidores a adquirirem os produtos. Através de pesquisas em fontes primárias e secundárias são levantados os hábitos de consumo dos clientes finais e os comportamentos dos distribuidores (considerados clientes diretos da empresa em questão). O mapeamento atual da efetivação do discurso pelas marcas através das embalagens, promoções, canais de distribuição e preço antecede o final, onde são apresentadas sugestões para que a nova marca se estabeleça de forma eficaz no ambiente competitivo que se mapeou. Foi verificado que a oferta de água engarrafada é bastante pulverizada e o seu consumo, no Brasil, resulta da desconfiança na qualidade da água de torneira. A busca por outro benefício utilitário ou de caráter simbólico ainda é embrionário e de difícil estabelecimento. Essa característica decorre do fato de grande parte do volume vendido ainda ser resultado do consumo de embalagens de 20 litros, da inexistência de marcas com imagens simbólicas que por outro lado é resultado do baixo investimento em marketing, do preço relativamente baixo das águas vendidas no Brasil e da falta de ações de suporte para a construção de imagens de marca.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-15T02:15:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/106984
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000868372
url http://hdl.handle.net/10183/106984
identifier_str_mv 000868372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106984/1/000868372.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106984/2/000868372.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106984/3/000868372.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 313083acbc424d53f1b538e0ad920a22
d103ce2b9a79a5ca16cc58a1d57123a4
8d8d28853d149865720b3a245c0927d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224474610106368