Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129896 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_09437e3cd930f4d00f6997219c46e44f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129896 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividadeMarcasIdentidade de marcaEstratégiaVantagem competitivaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.É incontestável o valor das marcas no mundo dos negócios, e hoje mais ainda, relacionando-se de forma muito estreita com os objetivos da empresa e influindo diretamente na definição e implementação de sua estratégia de negócio. A grande questão é identificar e analisar corretamente as estratégias de gestão de marcas que possibilitem a formação de uma identidade única que funcione corno elemento de vantagem competitiva. Assim o presente trabalho objetivou desenvolver e definir uma identidade e estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade para Indústria e comércio de Calçados Tânia Ltda. A fim de alcançar esse objetivo geral definiu-se os seguintes objetivos específicos: revisar as teorias referentes à gestão de marcas, pensamento estratégico e vantagem competitiva; identificar as principais características quanto a formação do pensamento estratégico, A gestão da marca e os principais aspectos mercadológicos dos produtos da marca Raphaella Boaz; desenvolver e definir uma identidade de marca segundo o modelo de Aaker (2000) e; definir estratégias de gestão da marca Raphaella Booz na busca de vantagens competitivas. 0 estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, na qual se buscou o conhecimento sobre a gestão estratégica de marcas, buscando responder o problema proposto, sintetizando os resultados em propostas de estratégias e ações para a empresa em estudo. A metodologia utilizada foi em primeiro momento exploratória sobre os temas, seguindo de uma pesquisa descritiva, de análise qualitativa e finalizando como estudo de caso direcionado para a interface entre o gerenciamento de marca e sua aplicabilidade na Raphaella Booz. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram bibliográficas, documentais, observação participante e entrevistas não estruturadas. Na revisão literária evidenciou-se que existem um número reduzido de teorias especificas de marcas, todavia, as existentes trabalham muito bem o tema. No estudo de caso constatou-se que a empresa analisada forma suas estratégias com base predominante nos julgamentos e experiências pessoais dos diretores e que a gestão da marca Raphaella Booz caracteriza-se essencialmente pelo modelo clássico, proposto por Aaker (2000). Como resultado do estudo foi definido os elementos de identidade de marca e proposto estratégias para marca Raphaella Booz em busca de vantagem competitiva.Florianópolis, SCMoretto Neto, LuisUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Ancelmo2015-02-12T19:27:33Z2015-02-12T19:27:33Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis108 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129896porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-12T19:27:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129896Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-12T19:27:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade |
title |
Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade |
spellingShingle |
Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade Silva, Ancelmo Marcas Identidade de marca Estratégia Vantagem competitiva |
title_short |
Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade |
title_full |
Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade |
title_fullStr |
Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade |
title_sort |
Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade |
author |
Silva, Ancelmo |
author_facet |
Silva, Ancelmo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moretto Neto, Luis Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ancelmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas Identidade de marca Estratégia Vantagem competitiva |
topic |
Marcas Identidade de marca Estratégia Vantagem competitiva |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2015-02-12T19:27:33Z 2015-02-12T19:27:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129896 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
108 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652354922217472 |