O uso do Facebook como ferramenta de comunicação no Complexo Hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katiuscia Fraga da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263237
Resumo: Introdução: A utilização das mídias sociais pelas instituições de saúde pode auxiliar na comunicação e no fornecimento de informações relevantes para a promoção e cuidado da saúde da sociedade como um todo, aumentando a percepção da qualidade do serviço. Objetivo: Identificar o uso do Facebook como forma de comunicação organizacional da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA), no período de 1° de fevereiro a 11 de abril de 2023. Método: Durante o período de 70 dias consecutivos foram coletados os seguintes dados diretamente da fanpage da Instituição: data, temática da publicação, frequência de curtidas, compartilhamentos, comentários e o público ao qual foi destinado a postagem e junto a isso, a verificação e associação dos valores institucionais com a respectiva publicação. Resultado: As interações realizadas na fanpage do hospital no período de 2020 apresentaram um aumento de 14.459 mil interações a mais do que as interações realizadas no ano de 2019, provavelmente devido ao início do enfrentamento à covid-19. Já as interações realizadas na fanpage do hospital nos 70 dias de 2023 totalizaram 11.896 curtidas, 1.170 compartilhamentos e 947 comentários. Em comparação ao triênio anterior (2020-2022), houve queda de 57%, 26% e 103% no número de curtidas, respectivamente. O valor institucional mais frequente nas 42 publicações de 2023 foi a credibilidade (36 menções), seguido por humanismo (n=32) e equidade (n=25). Durante o período pandêmico, o administrador da fanpage realizou somente uma publicação, alertando sobre fake news. Conclusão: Em todas as postagens ocorreu a utilização de pelo menos um valor institucional no conteúdo publicado. No geral, vê-se que há sim a necessidade e público interessado pelo conteúdo do hospital, mesmo com crescente queda nas interações.
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