A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arend, Clarisse Olga
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22711
Resumo: Este estudo busca verificar se o adolescente que freqüenta o Ensino Médio em escola do sistema estadual público lê e se esta prática acontece através do acesso e uso da biblioteca escola. Faz algumas considerações sobre a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, principalmente, do adolescente. Apresenta alguns parceiros, órgãos governamentais, sociedade civil, universidades, entre outros, que promove o incentivo à leitura, seja através de ações concretas ou através da divulgação de projetos que viabilizam a qualificação de profissionais envolvidos nas questões referentes ao acesso à informação e a leitura. Também apresenta alguns projetos do Ministério da Educação e Cultura que abrangem um aporte financeiro e de profissionais muito grandes e que visam promover o acesso e o incentivo a formação do prazer da leitura nas comunidades escolares da rede pública de ensino. Da mesma forma, apresenta o Projeto Mobilizador para a biblioteca escolar desenvolvido pelo Sistema CFB/CRB que busca melhorar a qualidade de ações empreendidas no contexto das bibliotecas e no âmbito escolar. Aborda a biblioteca escolar como espaço interdisciplinar, primordial para a promoção e formação de leitores plenos, onde o acesso ao conhecimento e a informação deve se apresentar de forma dinâmica, inclusive, em suportes que evoluem com as tecnológicas. Por fim, apresenta os resultados do estudo e faz algumas considerações quanto aos serviços oferecidos no contexto atual da biblioteca.
id UFRGS-2_21f05170ed957d2dd6d81c45f3a0199b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22711
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arend, Clarisse OlgaMoro, Eliane Lourdes da Silva2010-05-20T04:16:53Z2009http://hdl.handle.net/10183/22711000740399Este estudo busca verificar se o adolescente que freqüenta o Ensino Médio em escola do sistema estadual público lê e se esta prática acontece através do acesso e uso da biblioteca escola. Faz algumas considerações sobre a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, principalmente, do adolescente. Apresenta alguns parceiros, órgãos governamentais, sociedade civil, universidades, entre outros, que promove o incentivo à leitura, seja através de ações concretas ou através da divulgação de projetos que viabilizam a qualificação de profissionais envolvidos nas questões referentes ao acesso à informação e a leitura. Também apresenta alguns projetos do Ministério da Educação e Cultura que abrangem um aporte financeiro e de profissionais muito grandes e que visam promover o acesso e o incentivo a formação do prazer da leitura nas comunidades escolares da rede pública de ensino. Da mesma forma, apresenta o Projeto Mobilizador para a biblioteca escolar desenvolvido pelo Sistema CFB/CRB que busca melhorar a qualidade de ações empreendidas no contexto das bibliotecas e no âmbito escolar. Aborda a biblioteca escolar como espaço interdisciplinar, primordial para a promoção e formação de leitores plenos, onde o acesso ao conhecimento e a informação deve se apresentar de forma dinâmica, inclusive, em suportes que evoluem com as tecnológicas. Por fim, apresenta os resultados do estudo e faz algumas considerações quanto aos serviços oferecidos no contexto atual da biblioteca.This study intends verify if public state high school’s student are readers and it happens through school library access and use. It brings considerations about reading skills importance for the personal growth, especially for adolescents. It presents same collaborators like governmental agency, civil society, universities and others, that promotes reading incentive both through concrete actions and through publish projects from Educational and Cultural Department that have a big budget and a large professional pool that intends to access and incentive education for reading pleasure in scholarly community from public state education system. In the same way present the Mobilize Project for school library developed by CFB – Library Federal Council – and CRB – Library Regional Council – that aim to improve actions quality undertook in the context of library and in the school ambit. Its approach the school library like an interdisciplinary space, essential to promote and form plenary readers, where the knowledge access and information must be presented within dynamic way, including all technological medium. In the end present study results and consideration about offered services in the actual context of library.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraReadingAdolescentSchool librariesPublic schoolA leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000740399.pdf.txt000740399.pdf.txtExtracted Texttext/plain131011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22711/2/000740399.pdf.txt3176ed1ec44f45a6624fb7faa912e6daMD52ORIGINAL000740399.pdf000740399.pdfTexto completoapplication/pdf831661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22711/1/000740399.pdfb7c78ee4a9cc9e80987fbfe5270b0ba9MD51THUMBNAIL000740399.pdf.jpg000740399.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22711/3/000740399.pdf.jpgca28b19681604d89c238bd360a320176MD5310183/227112018-10-17 08:45:25.784oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:45:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS
title A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS
spellingShingle A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS
Arend, Clarisse Olga
Biblioteca escolar
Leitura
Reading
Adolescent
School libraries
Public school
title_short A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS
title_full A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS
title_fullStr A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS
title_full_unstemmed A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS
title_sort A leitura e o adolescente do ensino médio : um estudo de caso no colégio estadual Inácio Montanha, Porto Alegre-RS
author Arend, Clarisse Olga
author_facet Arend, Clarisse Olga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arend, Clarisse Olga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Leitura
topic Biblioteca escolar
Leitura
Reading
Adolescent
School libraries
Public school
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Adolescent
School libraries
Public school
description Este estudo busca verificar se o adolescente que freqüenta o Ensino Médio em escola do sistema estadual público lê e se esta prática acontece através do acesso e uso da biblioteca escola. Faz algumas considerações sobre a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, principalmente, do adolescente. Apresenta alguns parceiros, órgãos governamentais, sociedade civil, universidades, entre outros, que promove o incentivo à leitura, seja através de ações concretas ou através da divulgação de projetos que viabilizam a qualificação de profissionais envolvidos nas questões referentes ao acesso à informação e a leitura. Também apresenta alguns projetos do Ministério da Educação e Cultura que abrangem um aporte financeiro e de profissionais muito grandes e que visam promover o acesso e o incentivo a formação do prazer da leitura nas comunidades escolares da rede pública de ensino. Da mesma forma, apresenta o Projeto Mobilizador para a biblioteca escolar desenvolvido pelo Sistema CFB/CRB que busca melhorar a qualidade de ações empreendidas no contexto das bibliotecas e no âmbito escolar. Aborda a biblioteca escolar como espaço interdisciplinar, primordial para a promoção e formação de leitores plenos, onde o acesso ao conhecimento e a informação deve se apresentar de forma dinâmica, inclusive, em suportes que evoluem com as tecnológicas. Por fim, apresenta os resultados do estudo e faz algumas considerações quanto aos serviços oferecidos no contexto atual da biblioteca.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-20T04:16:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22711
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000740399
url http://hdl.handle.net/10183/22711
identifier_str_mv 000740399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22711/2/000740399.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22711/1/000740399.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22711/3/000740399.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3176ed1ec44f45a6624fb7faa912e6da
b7c78ee4a9cc9e80987fbfe5270b0ba9
ca28b19681604d89c238bd360a320176
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224394318544896