Pensar a corrupção em filmes brasileiros contemporâneos: semiótica significante e simplificação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229901 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo estudar os principais recursos utilizados por filmes brasileiros contemporâneos de ficção quando se propõem a tematizar a corrupção. Para tanto, utiliza-se a Teoria de Cineastas e a Semiótica como base metodológica. O objeto da pesquisa é composto por dez filmes brasileiros ficcionais, com lançamento datado entre 2014 e 2018, em que o tema da “corrupção” possui centralidade narrativa. As análises estão divididas em seis eixos, cada um sendo equivalente a um ato teórico que se compreende que os filmes produzam quando pensam a corrupção. Além disso, explora-se a atuação do cinema na disputa de significação estabelecida em torno do termo. Conclui-se, então, que as obras analisadas incorrem em simplificações ao comentar a corrupção, sendo organizadas de forma a privilegiar as semióticas significantes. |
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Dutra, Felipe de BorbaLeites, Bruno Bueno Pinto2021-09-16T04:22:37Z2020http://hdl.handle.net/10183/229901001131369Este trabalho tem como objetivo estudar os principais recursos utilizados por filmes brasileiros contemporâneos de ficção quando se propõem a tematizar a corrupção. Para tanto, utiliza-se a Teoria de Cineastas e a Semiótica como base metodológica. O objeto da pesquisa é composto por dez filmes brasileiros ficcionais, com lançamento datado entre 2014 e 2018, em que o tema da “corrupção” possui centralidade narrativa. As análises estão divididas em seis eixos, cada um sendo equivalente a um ato teórico que se compreende que os filmes produzam quando pensam a corrupção. Além disso, explora-se a atuação do cinema na disputa de significação estabelecida em torno do termo. Conclui-se, então, que as obras analisadas incorrem em simplificações ao comentar a corrupção, sendo organizadas de forma a privilegiar as semióticas significantes.This dissertation examines the main strategies used on fiction contemporary Brazilian films broaching the theme of corruption. The Filmmakers Theory and Semiotics were used as the methodological basis for this purpose. The research studies ten fiction films that were launched between 2014 and 2018 and the main subject of the storyline's narrative lays on the theme of corruption. The analysis is divided in six axes, each corresponds to one theoretical act that comprehends what the film produces when thinking about corruption. Besides that, the research also analyses the role of cinema on the signification dispute of corruption through the films. It’s concluded that, abording the corruption, the reviewed pictures incur on simplification of the term as a form of favoring signifying semiotics.application/pdfporSemióticaCorrupçãoCinemaCorruptionSemioticsFilmmakers theoryPensar a corrupção em filmes brasileiros contemporâneos: semiótica significante e simplificaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131369.pdf.txt001131369.pdf.txtExtracted Texttext/plain171964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229901/2/001131369.pdf.txt654ee471b9682af347cd4a7be8c3bde2MD52ORIGINAL001131369.pdfTexto completoapplication/pdf1179773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229901/1/001131369.pdfbb366a050ddf8d44d35a46da8aa7f86aMD5110183/2299012021-09-19 04:36:07.684422oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229901Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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