Pensar a corrupção em filmes brasileiros contemporâneos: semiótica significante e simplificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Felipe de Borba
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229901
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar os principais recursos utilizados por filmes brasileiros contemporâneos de ficção quando se propõem a tematizar a corrupção. Para tanto, utiliza-se a Teoria de Cineastas e a Semiótica como base metodológica. O objeto da pesquisa é composto por dez filmes brasileiros ficcionais, com lançamento datado entre 2014 e 2018, em que o tema da “corrupção” possui centralidade narrativa. As análises estão divididas em seis eixos, cada um sendo equivalente a um ato teórico que se compreende que os filmes produzam quando pensam a corrupção. Além disso, explora-se a atuação do cinema na disputa de significação estabelecida em torno do termo. Conclui-se, então, que as obras analisadas incorrem em simplificações ao comentar a corrupção, sendo organizadas de forma a privilegiar as semióticas significantes.
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