Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Akiyoshi, Sidnei
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203214
Resumo: A educação a distância transformou a forma como aluno e professor interagem. Se antes o professor detinha o conhecimento e passava-o para o aluno, hoje há uma interação maior entre ambos. Dentre os vários modelos de educação a distância, o vídeo certamente tem vantagem pela sua dinamicidade e apelo visual. E dentre os vídeos, foram analisadas as videoaulas em primeira pessoa ou câmera subjetiva, tanto no formato de câmera externa como no de captura em tela de computador, fazendo uma comparação qualitativa entre vídeos de dois portais de educação do Youtube: MeSalva! e Descomplica. Para assim, entender o motivo de fazerem tanto sucesso entre estudantes. Observou-se que o professor perde o protagonismo e o conteúdo destacando-se, favorece a imersão do aluno, como acontece nos jogos em primeira pessoa. Os modelos analisados apresentam prós e contras em relação à produção e trazem um novo formato de videoaulas que dialoga com o mundo dos cyber alunos.
id UFRGS-2_228f5ecdb0e7185f99608fdc554e5b84
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203214
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Akiyoshi, SidneiBos, Andréia Solange2019-12-19T03:59:28Z2019http://hdl.handle.net/10183/203214001108918A educação a distância transformou a forma como aluno e professor interagem. Se antes o professor detinha o conhecimento e passava-o para o aluno, hoje há uma interação maior entre ambos. Dentre os vários modelos de educação a distância, o vídeo certamente tem vantagem pela sua dinamicidade e apelo visual. E dentre os vídeos, foram analisadas as videoaulas em primeira pessoa ou câmera subjetiva, tanto no formato de câmera externa como no de captura em tela de computador, fazendo uma comparação qualitativa entre vídeos de dois portais de educação do Youtube: MeSalva! e Descomplica. Para assim, entender o motivo de fazerem tanto sucesso entre estudantes. Observou-se que o professor perde o protagonismo e o conteúdo destacando-se, favorece a imersão do aluno, como acontece nos jogos em primeira pessoa. Os modelos analisados apresentam prós e contras em relação à produção e trazem um novo formato de videoaulas que dialoga com o mundo dos cyber alunos.Distance education has transformed the way students and teachers interact. If before the teacher had the knowledge and passed it on to the student, today there is a greater interaction between both. Among the various models of distance education, video certainly has an advantage for its dynamicity and visual appeal. Moreover, among the videos, we analyzed the video in first person or subjective camera, both in the format of external camera and the one of capture in screen of computer, making a qualitative comparison between videos of two portals of education of Youtube: MeSalva! and Descomplica. In order to understand the reason for making such a success among students. It was observed that the teacher loses the protagonism and the content stands out, it favors the immersion of the student, as it happens in the first person games. The analyzed models present pros and cons regarding to the production and they bring a new form of videos that dialogues with the world of the cyber students.application/pdfporEnsino a distânciaAlunoProfessorVideo LessonsFirst personSubjective camera viewDistance educationVideoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativaFirst person video or subjective camera : a comparative analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108918.pdf.txt001108918.pdf.txtExtracted Texttext/plain47970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203214/2/001108918.pdf.txt350e18b9e5b5e87883f370b0f46321f9MD52ORIGINAL001108918.pdfTexto completoapplication/pdf668573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203214/1/001108918.pdf7de9eee1c486c3c1603865bf2a3c5a1cMD5110183/2032142021-12-06 05:33:33.343745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203214Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:33:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv First person video or subjective camera : a comparative analysis
title Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa
spellingShingle Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa
Akiyoshi, Sidnei
Ensino a distância
Aluno
Professor
Video Lessons
First person
Subjective camera view
Distance education
title_short Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa
title_full Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa
title_fullStr Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa
title_full_unstemmed Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa
title_sort Videoaula em primeira pessoa ou câmera subjetiva : uma análise comparativa
author Akiyoshi, Sidnei
author_facet Akiyoshi, Sidnei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Akiyoshi, Sidnei
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bos, Andréia Solange
contributor_str_mv Bos, Andréia Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Aluno
Professor
topic Ensino a distância
Aluno
Professor
Video Lessons
First person
Subjective camera view
Distance education
dc.subject.eng.fl_str_mv Video Lessons
First person
Subjective camera view
Distance education
description A educação a distância transformou a forma como aluno e professor interagem. Se antes o professor detinha o conhecimento e passava-o para o aluno, hoje há uma interação maior entre ambos. Dentre os vários modelos de educação a distância, o vídeo certamente tem vantagem pela sua dinamicidade e apelo visual. E dentre os vídeos, foram analisadas as videoaulas em primeira pessoa ou câmera subjetiva, tanto no formato de câmera externa como no de captura em tela de computador, fazendo uma comparação qualitativa entre vídeos de dois portais de educação do Youtube: MeSalva! e Descomplica. Para assim, entender o motivo de fazerem tanto sucesso entre estudantes. Observou-se que o professor perde o protagonismo e o conteúdo destacando-se, favorece a imersão do aluno, como acontece nos jogos em primeira pessoa. Os modelos analisados apresentam prós e contras em relação à produção e trazem um novo formato de videoaulas que dialoga com o mundo dos cyber alunos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-19T03:59:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203214
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108918
url http://hdl.handle.net/10183/203214
identifier_str_mv 001108918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203214/2/001108918.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203214/1/001108918.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 350e18b9e5b5e87883f370b0f46321f9
7de9eee1c486c3c1603865bf2a3c5a1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224588865044480