A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133053 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender como a construção da relação professor-aluno pode influenciar as aprendizagens dos estudantes nas aulas de Educação Física. Procuro poder compreender como essa relação pode significar para os professores e alunos. A literatura sugere que é conhecendo seus alunos e construindo um ambiente favorável, de reflexão que o professor poderá proporcionar da melhor maneira o aprendizado, que é preciso ouvir seus alunos, pois o diálogo possivelmente é o melhor caminho para a solução dos incidentes. Para esta pesquisa a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa do tipo descritiva, e na coleta de dados foram utilizadas observações registradas através de diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo duas turma de anos finais (6°ano) e seus respectivos professores de Educação Física. As escolas onde observei as aulas eram da Rede Municipal, localizadas na zona sul de Porto Alegre/RS. Foi possível compreender que os estudantes aprendiam mais do que os conteúdos que estava sendo desenvolvidos, eles aprendiam a se relacionar, tanto com colegas como com professores. Alcançar esse objetivo parecia ser comum a ambos os docentes: ensinar o estudante a se relacionar com situações de conflito, de limite com a própria corporeidade, com relação à corporeidade do outro, a suportar o erro do outro ou ainda, a própria frustração. Porque são muitas as relações que se entrecruzam nas aulas de Educação Física. Compreendi com esse estudo, que as relações são decisivas nas aprendizagens dos alunos, e que é importante a construção de uma relação sólida e de grande proximidade com o estudante, para que através do conhecimento sobre ele, seja mais simples lhe proporcionar aprendizagens de significado. |
id |
UFRGS-2_22a1161e8056c8389889b7eabc65eba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133053 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Porto, Aline ChavesWittizorecki, Elisandro Schultz2016-03-01T02:05:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/133053000984200O presente estudo teve como objetivo compreender como a construção da relação professor-aluno pode influenciar as aprendizagens dos estudantes nas aulas de Educação Física. Procuro poder compreender como essa relação pode significar para os professores e alunos. A literatura sugere que é conhecendo seus alunos e construindo um ambiente favorável, de reflexão que o professor poderá proporcionar da melhor maneira o aprendizado, que é preciso ouvir seus alunos, pois o diálogo possivelmente é o melhor caminho para a solução dos incidentes. Para esta pesquisa a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa do tipo descritiva, e na coleta de dados foram utilizadas observações registradas através de diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo duas turma de anos finais (6°ano) e seus respectivos professores de Educação Física. As escolas onde observei as aulas eram da Rede Municipal, localizadas na zona sul de Porto Alegre/RS. Foi possível compreender que os estudantes aprendiam mais do que os conteúdos que estava sendo desenvolvidos, eles aprendiam a se relacionar, tanto com colegas como com professores. Alcançar esse objetivo parecia ser comum a ambos os docentes: ensinar o estudante a se relacionar com situações de conflito, de limite com a própria corporeidade, com relação à corporeidade do outro, a suportar o erro do outro ou ainda, a própria frustração. Porque são muitas as relações que se entrecruzam nas aulas de Educação Física. Compreendi com esse estudo, que as relações são decisivas nas aprendizagens dos alunos, e que é importante a construção de uma relação sólida e de grande proximidade com o estudante, para que através do conhecimento sobre ele, seja mais simples lhe proporcionar aprendizagens de significado.application/pdfporEducação física escolarEnsino fundamentalA construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984200.pdf000984200.pdfTexto completoapplication/pdf394521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133053/1/000984200.pdf16a5edf6779aa2dd9138250f71882933MD51TEXT000984200.pdf.txt000984200.pdf.txtExtracted Texttext/plain127646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133053/2/000984200.pdf.txtf85361b1dbb6603d125763894b390610MD52THUMBNAIL000984200.pdf.jpg000984200.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133053/3/000984200.pdf.jpge7bacd96889c356725d198b581fdd2f2MD5310183/1330532018-10-26 09:52:13.277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133053Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:52:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes |
title |
A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes |
spellingShingle |
A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes Porto, Aline Chaves Educação física escolar Ensino fundamental |
title_short |
A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes |
title_full |
A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes |
title_fullStr |
A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes |
title_full_unstemmed |
A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes |
title_sort |
A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes |
author |
Porto, Aline Chaves |
author_facet |
Porto, Aline Chaves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Aline Chaves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
contributor_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Ensino fundamental |
topic |
Educação física escolar Ensino fundamental |
description |
O presente estudo teve como objetivo compreender como a construção da relação professor-aluno pode influenciar as aprendizagens dos estudantes nas aulas de Educação Física. Procuro poder compreender como essa relação pode significar para os professores e alunos. A literatura sugere que é conhecendo seus alunos e construindo um ambiente favorável, de reflexão que o professor poderá proporcionar da melhor maneira o aprendizado, que é preciso ouvir seus alunos, pois o diálogo possivelmente é o melhor caminho para a solução dos incidentes. Para esta pesquisa a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa do tipo descritiva, e na coleta de dados foram utilizadas observações registradas através de diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo duas turma de anos finais (6°ano) e seus respectivos professores de Educação Física. As escolas onde observei as aulas eram da Rede Municipal, localizadas na zona sul de Porto Alegre/RS. Foi possível compreender que os estudantes aprendiam mais do que os conteúdos que estava sendo desenvolvidos, eles aprendiam a se relacionar, tanto com colegas como com professores. Alcançar esse objetivo parecia ser comum a ambos os docentes: ensinar o estudante a se relacionar com situações de conflito, de limite com a própria corporeidade, com relação à corporeidade do outro, a suportar o erro do outro ou ainda, a própria frustração. Porque são muitas as relações que se entrecruzam nas aulas de Educação Física. Compreendi com esse estudo, que as relações são decisivas nas aprendizagens dos alunos, e que é importante a construção de uma relação sólida e de grande proximidade com o estudante, para que através do conhecimento sobre ele, seja mais simples lhe proporcionar aprendizagens de significado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-01T02:05:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133053 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984200 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133053 |
identifier_str_mv |
000984200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133053/1/000984200.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133053/2/000984200.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133053/3/000984200.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16a5edf6779aa2dd9138250f71882933 f85361b1dbb6603d125763894b390610 e7bacd96889c356725d198b581fdd2f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224498818580480 |