Envolvimento dos professores de educação física nas aulas : um estudo de caso em escolas de Porto Alegre-RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170238 |
Resumo: | Introdução: A Educação Física Escolar, no Brasil, sofreu diversas mudanças com relação ao seu elemento norteador, durante sua breve história, sendo, nos últimos anos, amplamente discutidos o papel da disciplina e a importância do professor de Educação Física como mediador desse processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: nesse estudo, apoiado em uma análise de campo, objetivou-se caracterizar as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, sob o prisma do envolvimento do professor de Educação Física. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, com abordagem mista, onde é adotado um delineamento descritivo. Sua amostra conta com 5 professores de Educação Física do Ensino Fundamental de 4 escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Valendo-se de dados coletados anteriormente, foram utilizados uma entrevista semiestruturada para a caracterização dos professores estudados, e; o instrumento SOFIT (System for Observing Fitness Instruction Time). O SOFIT consiste em uma ferramenta que visa a avaliação da qualidade do ensino da Educação Física. A utilização do SOFIT leva em conta, nesse trabalho, exclusivamente a fase 3 do referido instrumento. De acordo com o protocolo do instrumento, foram filmadas e observadas 2 aulas de cada professor, para a verificação da abordagem de cada docente durante as aulas. Resultados: Como resultado verificou-se as posturas de instrução e administração das atividades como as mais recorrentes, dando conta de mais da metade do tempo de aula despendidos nessas duas categorias. Na outra ponta, vê-se o dispêndio de tempo com atividades não relacionadas com as aulas como uma postura menos assumida pelos sujeitos desse estudo. Entretanto, viu-se que a abordagem que dá conta da promoção da aptidão física foi assumida por apenas um dos professores estudados. Conclusão: Entende-se que neste contexto, o tratamento dado à Educação Física é de uma disciplina estruturada e planejada, entretanto, evidencia-se uma pequena contribuição para a promoção da aptidão física e a construção de uma lógica de busca pela saúde, pelos alunos. |
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Rosa, Eduardo Claus Farias daGaya, Anelise Reis2017-11-14T02:31:36Z2017http://hdl.handle.net/10183/170238001051323Introdução: A Educação Física Escolar, no Brasil, sofreu diversas mudanças com relação ao seu elemento norteador, durante sua breve história, sendo, nos últimos anos, amplamente discutidos o papel da disciplina e a importância do professor de Educação Física como mediador desse processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: nesse estudo, apoiado em uma análise de campo, objetivou-se caracterizar as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, sob o prisma do envolvimento do professor de Educação Física. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, com abordagem mista, onde é adotado um delineamento descritivo. Sua amostra conta com 5 professores de Educação Física do Ensino Fundamental de 4 escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Valendo-se de dados coletados anteriormente, foram utilizados uma entrevista semiestruturada para a caracterização dos professores estudados, e; o instrumento SOFIT (System for Observing Fitness Instruction Time). O SOFIT consiste em uma ferramenta que visa a avaliação da qualidade do ensino da Educação Física. A utilização do SOFIT leva em conta, nesse trabalho, exclusivamente a fase 3 do referido instrumento. De acordo com o protocolo do instrumento, foram filmadas e observadas 2 aulas de cada professor, para a verificação da abordagem de cada docente durante as aulas. Resultados: Como resultado verificou-se as posturas de instrução e administração das atividades como as mais recorrentes, dando conta de mais da metade do tempo de aula despendidos nessas duas categorias. Na outra ponta, vê-se o dispêndio de tempo com atividades não relacionadas com as aulas como uma postura menos assumida pelos sujeitos desse estudo. Entretanto, viu-se que a abordagem que dá conta da promoção da aptidão física foi assumida por apenas um dos professores estudados. Conclusão: Entende-se que neste contexto, o tratamento dado à Educação Física é de uma disciplina estruturada e planejada, entretanto, evidencia-se uma pequena contribuição para a promoção da aptidão física e a construção de uma lógica de busca pela saúde, pelos alunos.application/pdfporEducação física escolarDocênciaEnsino fundamentalProfessorEnvolvimento dos professores de educação física nas aulas : um estudo de caso em escolas de Porto Alegre-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051323.pdf001051323.pdfTexto completoapplication/pdf792207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170238/1/001051323.pdf6738129932ce9b8184066b6c985868d5MD51TEXT001051323.pdf.txt001051323.pdf.txtExtracted Texttext/plain50773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170238/2/001051323.pdf.txt7e7af9a3d5ba98640d4f08c7d15d7d6dMD5210183/1702382017-11-15 02:30:59.693214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170238Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-11-15T04:30:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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