Percurso : produção fonográfica e memorial descritivo sobre o percurso de uma compositora negra-indígena percussionista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189429 |
Resumo: | Este Trabalho de Graduação em Música Popular aborda, neste memorial, desde o processo de criação à produção fonográfica de minhas composições, produzidas antes e durante o curso de graduação, composições que nasceram durante o meu percurso como percussionista, negra, indígena e bissexual. Discorro sobre questões relevantes da minha trajetória como musicista, sobre a história da minha família, minha ancestralidade, minhas referências musicais e sobre o processo de composição e arranjo fundamentado na ancestralidade e nas tradições culturais/musicais afro-brasileiras e indígenas a partir do meu lugar e da interação com mestres e mestras de culturas tradicionais. Essa escrita buscou ainda dialogar com autores e autoras, que auxiliaram a desvelar meu processo criativo. Busco também neste memorial abordar um pouco das minhas inquietações durante a graduação referente ao eixo conservatorial que apaga e invisibiliza a representatividade e o protagonismo negro e indígena dentro do curso e da universidade. Para a produção fonográfica eu uni gravações que foram realizadas com o grupo Três Marias que farão parte do primeiro CD do grupo, com outras composições que não estão no repertório do grupo, mas que fazem parte da minha caminhada e que fará parte do meu primeiro EP As gravações contam com a participação de vários parceiros e parceiras, como o Diih Neques, Gutcha Ramil, Loua Oulai, Pâmela Amaro, Idòwú Akínrúlí, Tamiris Duarte, Thayan Martins, Nina Fola, Tomás Piccinini, José Leonidas, Kika Brandão, Jane Oliveira, Magnólia do Mato, Inajara Ramos, com os meus alunos e alunas da ONG AFASO e o mestre Tião Carvalho (MA). A pré-produção foi feita parte no estúdio Pedra Redonda e parte na minha casa, utilizando equipamentos de gravação de amigos e amigas. A gravação final foi feita em parte no Estúdio Pedra Redonda, entre julho e novembro de 2018, em parte, no Estúdio SOMA, em Porto Alegre, em outubro e novembro de 2018 e uma faixa foi gravada em São Paulo no Estúdio Held. |
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Ferreira, AndressaPrass, Luciana2019-03-19T02:30:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/189429001084609Este Trabalho de Graduação em Música Popular aborda, neste memorial, desde o processo de criação à produção fonográfica de minhas composições, produzidas antes e durante o curso de graduação, composições que nasceram durante o meu percurso como percussionista, negra, indígena e bissexual. Discorro sobre questões relevantes da minha trajetória como musicista, sobre a história da minha família, minha ancestralidade, minhas referências musicais e sobre o processo de composição e arranjo fundamentado na ancestralidade e nas tradições culturais/musicais afro-brasileiras e indígenas a partir do meu lugar e da interação com mestres e mestras de culturas tradicionais. Essa escrita buscou ainda dialogar com autores e autoras, que auxiliaram a desvelar meu processo criativo. Busco também neste memorial abordar um pouco das minhas inquietações durante a graduação referente ao eixo conservatorial que apaga e invisibiliza a representatividade e o protagonismo negro e indígena dentro do curso e da universidade. Para a produção fonográfica eu uni gravações que foram realizadas com o grupo Três Marias que farão parte do primeiro CD do grupo, com outras composições que não estão no repertório do grupo, mas que fazem parte da minha caminhada e que fará parte do meu primeiro EP As gravações contam com a participação de vários parceiros e parceiras, como o Diih Neques, Gutcha Ramil, Loua Oulai, Pâmela Amaro, Idòwú Akínrúlí, Tamiris Duarte, Thayan Martins, Nina Fola, Tomás Piccinini, José Leonidas, Kika Brandão, Jane Oliveira, Magnólia do Mato, Inajara Ramos, com os meus alunos e alunas da ONG AFASO e o mestre Tião Carvalho (MA). A pré-produção foi feita parte no estúdio Pedra Redonda e parte na minha casa, utilizando equipamentos de gravação de amigos e amigas. A gravação final foi feita em parte no Estúdio Pedra Redonda, entre julho e novembro de 2018, em parte, no Estúdio SOMA, em Porto Alegre, em outubro e novembro de 2018 e uma faixa foi gravada em São Paulo no Estúdio Held.application/pdfporMúsica popularMusica afro-brasileiraProdução musicalPercurso : produção fonográfica e memorial descritivo sobre o percurso de uma compositora negra-indígena percussionistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084609.pdf.txt001084609.pdf.txtExtracted Texttext/plain120734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189429/2/001084609.pdf.txtede7f0a25926b3ea09b2b6a202167e82MD52ORIGINAL001084609.pdfTexto completoapplication/pdf6328427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189429/1/001084609.pdfb9a4b50c11a4dc7a6bb90eaf945dece3MD5110183/1894292019-03-23 02:46:33.739547oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189429Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-23T05:46:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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