Estratégia de comunicação nas mídias sociais digitais: uma análise do Globoplay no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Pedro Fernandes Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234881
Resumo: Os avanços tecnológicos proporcionaram o advento do ambiente digital, propícios à interação, convergência e a participação. É nesse contexto que os serviços de streaming foram criados, alterando o modo de fruição do audiovisual (MASSAROLO, MESQUITA, 2017) e impactando as empresas televisivas brasileiras. O Grupo Globo, maior conglomerado de mídia no Brasil, frente a esse cenário, inaugurou sua própria plataforma de streaming intitulada Globoplay. Esta pesquisa busca responder à pergunta: como o serviço de streaming Globoplay elabora estratégias de comunicação no Instagram? E tem como objetivo reconhecer as estratégias comunicacionais do serviço Globoplay no Instagram, no período de 11 a 17 de outubro de 2021. A metodologia é qualitativa e emprega a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se que existem seis tipos de estratégias de comunicação digital, sendo digital first, digital only, cross promotion, memes, comemorativas e remasterização de novelas.
id UFRGS-2_22aab101ccf48f3321ab0cfbdbef94d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234881
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farias, Pedro Fernandes NunesSgorla, Fabiane2022-02-08T04:37:42Z2021http://hdl.handle.net/10183/234881001136644Os avanços tecnológicos proporcionaram o advento do ambiente digital, propícios à interação, convergência e a participação. É nesse contexto que os serviços de streaming foram criados, alterando o modo de fruição do audiovisual (MASSAROLO, MESQUITA, 2017) e impactando as empresas televisivas brasileiras. O Grupo Globo, maior conglomerado de mídia no Brasil, frente a esse cenário, inaugurou sua própria plataforma de streaming intitulada Globoplay. Esta pesquisa busca responder à pergunta: como o serviço de streaming Globoplay elabora estratégias de comunicação no Instagram? E tem como objetivo reconhecer as estratégias comunicacionais do serviço Globoplay no Instagram, no período de 11 a 17 de outubro de 2021. A metodologia é qualitativa e emprega a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se que existem seis tipos de estratégias de comunicação digital, sendo digital first, digital only, cross promotion, memes, comemorativas e remasterização de novelas.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoMídias sociaisEstratégia de comunicação nas mídias sociais digitais: uma análise do Globoplay no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136644.pdf.txt001136644.pdf.txtExtracted Texttext/plain206205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234881/2/001136644.pdf.txt959de6bd06a6d2f7c510a43c79b5c85eMD52ORIGINAL001136644.pdfTexto completoapplication/pdf2025464http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234881/1/001136644.pdf18b1d0c6dec7fc7728646c89e50e2457MD5110183/2348812022-02-22 05:10:37.46373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234881Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:10:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia de comunicação nas mídias sociais digitais: uma análise do Globoplay no Instagram
title Estratégia de comunicação nas mídias sociais digitais: uma análise do Globoplay no Instagram
spellingShingle Estratégia de comunicação nas mídias sociais digitais: uma análise do Globoplay no Instagram
Farias, Pedro Fernandes Nunes
Estratégia de comunicação
Mídias sociais
title_short Estratégia de comunicação nas mídias sociais digitais: uma análise do Globoplay no Instagram
title_full Estratégia de comunicação nas mídias sociais digitais: uma análise do Globoplay no Instagram
title_fullStr Estratégia de comunicação nas mídias sociais digitais: uma análise do Globoplay no Instagram
title_full_unstemmed Estratégia de comunicação nas mídias sociais digitais: uma análise do Globoplay no Instagram
title_sort Estratégia de comunicação nas mídias sociais digitais: uma análise do Globoplay no Instagram
author Farias, Pedro Fernandes Nunes
author_facet Farias, Pedro Fernandes Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Pedro Fernandes Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sgorla, Fabiane
contributor_str_mv Sgorla, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de comunicação
Mídias sociais
topic Estratégia de comunicação
Mídias sociais
description Os avanços tecnológicos proporcionaram o advento do ambiente digital, propícios à interação, convergência e a participação. É nesse contexto que os serviços de streaming foram criados, alterando o modo de fruição do audiovisual (MASSAROLO, MESQUITA, 2017) e impactando as empresas televisivas brasileiras. O Grupo Globo, maior conglomerado de mídia no Brasil, frente a esse cenário, inaugurou sua própria plataforma de streaming intitulada Globoplay. Esta pesquisa busca responder à pergunta: como o serviço de streaming Globoplay elabora estratégias de comunicação no Instagram? E tem como objetivo reconhecer as estratégias comunicacionais do serviço Globoplay no Instagram, no período de 11 a 17 de outubro de 2021. A metodologia é qualitativa e emprega a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se que existem seis tipos de estratégias de comunicação digital, sendo digital first, digital only, cross promotion, memes, comemorativas e remasterização de novelas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T04:37:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234881
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136644
url http://hdl.handle.net/10183/234881
identifier_str_mv 001136644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234881/2/001136644.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234881/1/001136644.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 959de6bd06a6d2f7c510a43c79b5c85e
18b1d0c6dec7fc7728646c89e50e2457
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447298008678400