A escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194628 |
Resumo: | O artigo apresenta parte dos dados gerados na pesquisa “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil". As entrevistas foram realizadas com famílias e um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, moradores do Assentamento Integração Gaúcha, onde está localizada a escola de Educação Infantil Flor da Terra. As análises revelam que naquele local a escola é um marco na qualidade de vida, fundamental para a socialização das crianças, mas que é necessária a construção de uma "Pedagogia das Raízes". |
id |
UFRGS-2_22de13fd4b19df66cb85e56e3aa6a8f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194628 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Boito, CrislianeAlbuquerque, Simone Santos de2019-05-28T02:36:52Z20191982-9949http://hdl.handle.net/10183/194628001088306O artigo apresenta parte dos dados gerados na pesquisa “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil". As entrevistas foram realizadas com famílias e um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, moradores do Assentamento Integração Gaúcha, onde está localizada a escola de Educação Infantil Flor da Terra. As análises revelam que naquele local a escola é um marco na qualidade de vida, fundamental para a socialização das crianças, mas que é necessária a construção de uma "Pedagogia das Raízes".This article presentes part of the data generated in the research entitled “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil". Interviews were realized with families and a representative of the Landless Rural Workers Movement (Movimento Trabalhadores Rurais Sem Terra), residents of Gaúcha Integration Settlement (Assentamento Integração Gaúcha), where Flor da Terra School of Childhood Education is located. Analyzes reveal that, this school is a milestone in the quality of life in that place, fundamental for the socialization of children, however the construction of a "Pedagogy of the Roots" is necessary.El artigo presenta parte de los datos generados en la investigación "Caracterización del atendimiento de los niños de 0 a 6 años residentes en áreas rurales del estado de Rio Grande do Sul / Brasil". Las entrevistas fueron realizadas con familias y con uno de los representante del movimiento de los Trabalhadores Rurais Sem Terra (Trabajadores rurales sin tierra) donde está localizada la Escola de Educação Infantil Flor da Terra. El análisis demuestra que en ese lugar la escuela es un marco en la cualidad de vida del contexto pesquisado, fundamental para la socialización de los niños, pero que es necesaria la construcción de una “Pedagogía de las Raíces”.application/pdfporReflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 119-132Educação infantilPrática pedagógicaEducação do campoChild educationPedagogical practiceEducation from the countrysideEducation in the countrysideEducación InfantilPractica pedagógicaEducación en el campoA escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessáriasEarly childhood school in the country side context: important problematizationLa escuela de educación infantil en el contexto del campo: problematizacion necesariasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088306.pdf.txt001088306.pdf.txtExtracted Texttext/plain44352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194628/2/001088306.pdf.txt4e1204f8d3213c98d7d8f78004f8f38aMD52ORIGINAL001088306.pdfTexto completoapplication/pdf527563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194628/1/001088306.pdf0843a77841906f917131d67d09915888MD5110183/1946282021-09-19 04:29:45.234716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194628Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:29:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessárias |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Early childhood school in the country side context: important problematization |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La escuela de educación infantil en el contexto del campo: problematizacion necesarias |
title |
A escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessárias |
spellingShingle |
A escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessárias Boito, Crisliane Educação infantil Prática pedagógica Educação do campo Child education Pedagogical practice Education from the countryside Education in the countryside Educación Infantil Practica pedagógica Educación en el campo |
title_short |
A escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessárias |
title_full |
A escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessárias |
title_fullStr |
A escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessárias |
title_full_unstemmed |
A escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessárias |
title_sort |
A escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessárias |
author |
Boito, Crisliane |
author_facet |
Boito, Crisliane Albuquerque, Simone Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Simone Santos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boito, Crisliane Albuquerque, Simone Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Prática pedagógica Educação do campo |
topic |
Educação infantil Prática pedagógica Educação do campo Child education Pedagogical practice Education from the countryside Education in the countryside Educación Infantil Practica pedagógica Educación en el campo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child education Pedagogical practice Education from the countryside Education in the countryside |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación Infantil Practica pedagógica Educación en el campo |
description |
O artigo apresenta parte dos dados gerados na pesquisa “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil". As entrevistas foram realizadas com famílias e um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, moradores do Assentamento Integração Gaúcha, onde está localizada a escola de Educação Infantil Flor da Terra. As análises revelam que naquele local a escola é um marco na qualidade de vida, fundamental para a socialização das crianças, mas que é necessária a construção de uma "Pedagogia das Raízes". |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-28T02:36:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194628 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-9949 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088306 |
identifier_str_mv |
1982-9949 001088306 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 119-132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194628/2/001088306.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194628/1/001088306.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e1204f8d3213c98d7d8f78004f8f38a 0843a77841906f917131d67d09915888 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224966284247040 |