Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias médicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knevitz, Josiane Borges
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67784
Resumo: Discorre sobre a importância da gestão da qualidade em bibliotecas universitárias, em especial as médicas. Apresenta um breve histórico da qualidade, da escola clássica aos teóricos japoneses. Relata as principais diferenças entre o setor de serviços, do qual as bibliotecas fazem parte, e o setor de produtos, para o qual as teorias da qualidade foram inicialmente concebidas. Enfatiza a necessidade de as bibliotecas universitárias médicas preocuparem-se com a qualidade dos serviços oferecidos e com a satisfação dos usuários. Descreve os princípios da gestão da qualidade segundo a ISO 9000 que podem ser usados pelas bibliotecas que visam alcançar a excelência dos serviços. Busca investigar, através de um estudo de casos múltiplos, se as bibliotecas universitárias médicas preocupam-se em fazer a gestão da qualidade e, se fazem, de que forma a conduzem. As bibliotecas selecionadas para este estudo foram a Biblioteca de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED) e a Biblioteca do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) vinculada ao Hospital Moinhos de Vento. A análise dos dados mostra que em um dos casos analisados a gestão pela qualidade é uma realidade, enquanto em outro ela ainda não existe de forma efetiva, mas há o entendimento da necessidade de que isto ocorra. Conclui que os bibliotecários estão cientes dos benefícios que a gestão da qualidade pode proporcionar para a equipe, instituição e usuários. Recomenda que as bibliotecas universitárias médicas adotem a gestão da qualidade, preocupando-se com a qualidade de produtos e serviços, oferecidos, contribuindo, assim, para o ensino e capacitação dos profissionais da área da saúde.
id UFRGS-2_22ee29f2b0131250d83a4fe09316bf2b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67784
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Knevitz, Josiane BorgesRozados, Helen Beatriz Frota2013-03-19T01:41:46Z2007http://hdl.handle.net/10183/67784000718018Discorre sobre a importância da gestão da qualidade em bibliotecas universitárias, em especial as médicas. Apresenta um breve histórico da qualidade, da escola clássica aos teóricos japoneses. Relata as principais diferenças entre o setor de serviços, do qual as bibliotecas fazem parte, e o setor de produtos, para o qual as teorias da qualidade foram inicialmente concebidas. Enfatiza a necessidade de as bibliotecas universitárias médicas preocuparem-se com a qualidade dos serviços oferecidos e com a satisfação dos usuários. Descreve os princípios da gestão da qualidade segundo a ISO 9000 que podem ser usados pelas bibliotecas que visam alcançar a excelência dos serviços. Busca investigar, através de um estudo de casos múltiplos, se as bibliotecas universitárias médicas preocupam-se em fazer a gestão da qualidade e, se fazem, de que forma a conduzem. As bibliotecas selecionadas para este estudo foram a Biblioteca de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED) e a Biblioteca do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) vinculada ao Hospital Moinhos de Vento. A análise dos dados mostra que em um dos casos analisados a gestão pela qualidade é uma realidade, enquanto em outro ela ainda não existe de forma efetiva, mas há o entendimento da necessidade de que isto ocorra. Conclui que os bibliotecários estão cientes dos benefícios que a gestão da qualidade pode proporcionar para a equipe, instituição e usuários. Recomenda que as bibliotecas universitárias médicas adotem a gestão da qualidade, preocupando-se com a qualidade de produtos e serviços, oferecidos, contribuindo, assim, para o ensino e capacitação dos profissionais da área da saúde.Presents the importance of quality assurance management on College Libraries, especially on Medical Schools. Shows a brief history, covering from classical to current theoretical Japanese authors on total quality assurance. Covers the main differences between the service providers area where libraries belong, with the final product area to which the quality assurance theories where conceived and initially implemented. Stresses the Medical School library needs to focus on quality of services provided and total user satisfaction. Describes the management principles according to ISO 9000 that can be used by libraries targeting its service excellence. Insvestigate using multiple case studies, if Medical School libraries are concerned with quality assurance management and if so, what forms are used. The selected libraries for this study were: Medical School (FAMED) Library from Universidade Federal do Rio Grande do Sul and Education and Research Institute (IEP) Library from Moinhos de Vento Hospital, located both in Porto Alegre/RS-Brasil. The case study data analysis shows that in one the cases, total quality assurance and user total satisfaction is a really; while in the other case it does not exist yet on effective format, although its need is recognized. Summarizes that library clerks and management are aware of the benefits that total quality assurance can provide to the team, institution and customers/users. Reommends implementation of total quality and customer satisfaction management programs at Medical School Libraries to provide higher service standards contributing that way to the enhancement of the health care professionals academic formation.application/pdfporBiblioteca universitáriaGestão da qualidadeCollege libraryMedical school libraryTotal quality assuranceISO 9000Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias médicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718018.pdf000718018.pdfTexto completoapplication/pdf336951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67784/1/000718018.pdf066dccb088b37355bddf8054c29ad03aMD51TEXT000718018.pdf.txt000718018.pdf.txtExtracted Texttext/plain145147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67784/2/000718018.pdf.txteb5f38b7c40e2b0751858577cac97955MD52THUMBNAIL000718018.pdf.jpg000718018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67784/3/000718018.pdf.jpg87e0333a1733fc8749c65d77859e1188MD5310183/677842018-10-05 08:37:30.528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67784Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:37:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias médicas
title Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias médicas
spellingShingle Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias médicas
Knevitz, Josiane Borges
Biblioteca universitária
Gestão da qualidade
College library
Medical school library
Total quality assurance
ISO 9000
title_short Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias médicas
title_full Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias médicas
title_fullStr Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias médicas
title_full_unstemmed Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias médicas
title_sort Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias médicas
author Knevitz, Josiane Borges
author_facet Knevitz, Josiane Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knevitz, Josiane Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
contributor_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Gestão da qualidade
topic Biblioteca universitária
Gestão da qualidade
College library
Medical school library
Total quality assurance
ISO 9000
dc.subject.eng.fl_str_mv College library
Medical school library
Total quality assurance
ISO 9000
description Discorre sobre a importância da gestão da qualidade em bibliotecas universitárias, em especial as médicas. Apresenta um breve histórico da qualidade, da escola clássica aos teóricos japoneses. Relata as principais diferenças entre o setor de serviços, do qual as bibliotecas fazem parte, e o setor de produtos, para o qual as teorias da qualidade foram inicialmente concebidas. Enfatiza a necessidade de as bibliotecas universitárias médicas preocuparem-se com a qualidade dos serviços oferecidos e com a satisfação dos usuários. Descreve os princípios da gestão da qualidade segundo a ISO 9000 que podem ser usados pelas bibliotecas que visam alcançar a excelência dos serviços. Busca investigar, através de um estudo de casos múltiplos, se as bibliotecas universitárias médicas preocupam-se em fazer a gestão da qualidade e, se fazem, de que forma a conduzem. As bibliotecas selecionadas para este estudo foram a Biblioteca de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED) e a Biblioteca do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) vinculada ao Hospital Moinhos de Vento. A análise dos dados mostra que em um dos casos analisados a gestão pela qualidade é uma realidade, enquanto em outro ela ainda não existe de forma efetiva, mas há o entendimento da necessidade de que isto ocorra. Conclui que os bibliotecários estão cientes dos benefícios que a gestão da qualidade pode proporcionar para a equipe, instituição e usuários. Recomenda que as bibliotecas universitárias médicas adotem a gestão da qualidade, preocupando-se com a qualidade de produtos e serviços, oferecidos, contribuindo, assim, para o ensino e capacitação dos profissionais da área da saúde.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-19T01:41:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67784
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718018
url http://hdl.handle.net/10183/67784
identifier_str_mv 000718018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67784/1/000718018.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67784/2/000718018.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67784/3/000718018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 066dccb088b37355bddf8054c29ad03a
eb5f38b7c40e2b0751858577cac97955
87e0333a1733fc8749c65d77859e1188
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224441416384512