Dispositivos móveis e aplicativos para apoio ao ensino de língua inglesa em aulas do 2º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jesiela Cristina Porto dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197851
Resumo: Este trabalho foi pensando e desenvolvido junto a alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Emílio Sander localizada no município de São Leopoldo. Devido à necessidade de envolver mais os alunos nos conteúdos estudados em Língua Inglesa pensouse em diferentes possibilidades de recursos que poderiam ser utilizados em sala de aula, inclusive a utilização do celular de forma guiada. Esse trabalho tem como objetivo verificar se o uso de dispositivos tecnológicos, além de propiciar uma experiência alternativa, contribui para que os alunos tenham mais interesse na aprendizagem e nas aulas de Língua Inglesa como segunda língua (L2). A metodologia estudada e utilizada para a coleta de dados nesse trabalho foi de cunho qualitativo, quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa é um estudo de caso que pretende investigar se o uso de dispositivos tecnológicos, além de propiciar uma experiência alternativa, contribui para que os alunos tenham mais interesse na aprendizagem e nas aulas de L2. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas. No final da atividade realizada os alunos responderam a um questionário sobre o uso dos recursos tecnológicos utilizados que auxiliaram a tabular os resultados desta pesquisa, onde se pôde perceber o quanto o uso recursos tecnológicos nas aulas de língua inglesa motivou os alunos participantes.
id UFRGS-2_22f6e5fd4ead1cea9b5c3ece48b0e78c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197851
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Jesiela Cristina Porto dosHannel, Kelly2019-08-10T02:31:20Z2019http://hdl.handle.net/10183/197851001099079Este trabalho foi pensando e desenvolvido junto a alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Emílio Sander localizada no município de São Leopoldo. Devido à necessidade de envolver mais os alunos nos conteúdos estudados em Língua Inglesa pensouse em diferentes possibilidades de recursos que poderiam ser utilizados em sala de aula, inclusive a utilização do celular de forma guiada. Esse trabalho tem como objetivo verificar se o uso de dispositivos tecnológicos, além de propiciar uma experiência alternativa, contribui para que os alunos tenham mais interesse na aprendizagem e nas aulas de Língua Inglesa como segunda língua (L2). A metodologia estudada e utilizada para a coleta de dados nesse trabalho foi de cunho qualitativo, quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa é um estudo de caso que pretende investigar se o uso de dispositivos tecnológicos, além de propiciar uma experiência alternativa, contribui para que os alunos tenham mais interesse na aprendizagem e nas aulas de L2. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas. No final da atividade realizada os alunos responderam a um questionário sobre o uso dos recursos tecnológicos utilizados que auxiliaram a tabular os resultados desta pesquisa, onde se pôde perceber o quanto o uso recursos tecnológicos nas aulas de língua inglesa motivou os alunos participantes.This research was perform with students of the 2nd year of the Secondary School of Emílio Sander State School located in the municipality of São Leopoldo. Due to the need to involve more the students in the contents studied in the English language classes, it was considered several possibilities of resources that could be used in the classroom, the use of the cell phone in a guided way, is one of them. This work aims to verify to how the use of technological devices, in addition to providing an alternative experience, contributes to the students' interest in learning in L2 classes. The methodology studied and used for the data collection in this work was qualitative, regarding the technical procedures, this research is a study case that intends to investigate if the use of technological devices, besides providing an alternative experience, contributes to the students be more interested in learning in L2 classes. The students used their cell phones at school in many practical activities. At the end of the activity, the students answered a questionnaire about the use of technological resources that helped to tabulate the results of this research, with it was possible to know how much the students were more motivated with the of technological resources in the English classes.application/pdfporSmartphoneLíngua inglesaEnsino médioMobileEnglish languageDispositivos móveis e aplicativos para apoio ao ensino de língua inglesa em aulas do 2º ano do ensino médioMobile devices and applications to support English language education in the 2nd years of middle school info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099079.pdf.txt001099079.pdf.txtExtracted Texttext/plain80214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197851/2/001099079.pdf.txt3bdc72dd81e2e3e93936a05f5bf3f1c5MD52ORIGINAL001099079.pdfTexto completoapplication/pdf817974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197851/1/001099079.pdfe2eb66e6de55bbb1d52785ae2132bb2eMD5110183/1978512019-08-11 02:32:12.768569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197851Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-11T05:32:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dispositivos móveis e aplicativos para apoio ao ensino de língua inglesa em aulas do 2º ano do ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mobile devices and applications to support English language education in the 2nd years of middle school
title Dispositivos móveis e aplicativos para apoio ao ensino de língua inglesa em aulas do 2º ano do ensino médio
spellingShingle Dispositivos móveis e aplicativos para apoio ao ensino de língua inglesa em aulas do 2º ano do ensino médio
Santos, Jesiela Cristina Porto dos
Smartphone
Língua inglesa
Ensino médio
Mobile
English language
title_short Dispositivos móveis e aplicativos para apoio ao ensino de língua inglesa em aulas do 2º ano do ensino médio
title_full Dispositivos móveis e aplicativos para apoio ao ensino de língua inglesa em aulas do 2º ano do ensino médio
title_fullStr Dispositivos móveis e aplicativos para apoio ao ensino de língua inglesa em aulas do 2º ano do ensino médio
title_full_unstemmed Dispositivos móveis e aplicativos para apoio ao ensino de língua inglesa em aulas do 2º ano do ensino médio
title_sort Dispositivos móveis e aplicativos para apoio ao ensino de língua inglesa em aulas do 2º ano do ensino médio
author Santos, Jesiela Cristina Porto dos
author_facet Santos, Jesiela Cristina Porto dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jesiela Cristina Porto dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hannel, Kelly
contributor_str_mv Hannel, Kelly
dc.subject.por.fl_str_mv Smartphone
Língua inglesa
Ensino médio
topic Smartphone
Língua inglesa
Ensino médio
Mobile
English language
dc.subject.eng.fl_str_mv Mobile
English language
description Este trabalho foi pensando e desenvolvido junto a alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Emílio Sander localizada no município de São Leopoldo. Devido à necessidade de envolver mais os alunos nos conteúdos estudados em Língua Inglesa pensouse em diferentes possibilidades de recursos que poderiam ser utilizados em sala de aula, inclusive a utilização do celular de forma guiada. Esse trabalho tem como objetivo verificar se o uso de dispositivos tecnológicos, além de propiciar uma experiência alternativa, contribui para que os alunos tenham mais interesse na aprendizagem e nas aulas de Língua Inglesa como segunda língua (L2). A metodologia estudada e utilizada para a coleta de dados nesse trabalho foi de cunho qualitativo, quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa é um estudo de caso que pretende investigar se o uso de dispositivos tecnológicos, além de propiciar uma experiência alternativa, contribui para que os alunos tenham mais interesse na aprendizagem e nas aulas de L2. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas. No final da atividade realizada os alunos responderam a um questionário sobre o uso dos recursos tecnológicos utilizados que auxiliaram a tabular os resultados desta pesquisa, onde se pôde perceber o quanto o uso recursos tecnológicos nas aulas de língua inglesa motivou os alunos participantes.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T02:31:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197851
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099079
url http://hdl.handle.net/10183/197851
identifier_str_mv 001099079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197851/2/001099079.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197851/1/001099079.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bdc72dd81e2e3e93936a05f5bf3f1c5
e2eb66e6de55bbb1d52785ae2132bb2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224578198929408