O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Vicente Obede Quental.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8896
Resumo: O advento da globalização trouxe consideráveis avanços para as ferramentas de ensino, principalmente no que diz respeito às línguas estrangeiras. Dentre estas ferramentas, a música continua sendo um dos mais eficazes meios de ensino de língua inglesa, por carregar fortes traços culturais dos povos e nações de onde provem, justamente porque cada povo insere suas características próprias em cada expressão musical produzida, seja letra, melodia ou mesmo nos instrumentos utilizados na produção de sua arte. Assim, é possível apresentar tais aspectos durante o ensino de línguas, já que, na contemporaneidade, não são poucas as nações onde o inglês é a primeira língua, a segunda ou o idioma mais falado, tornando-se parte dos costumes locais. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral observar a relevância do uso da música como ferramenta de ensino de cultura de língua inglesa, focando não apenas nos países mais conhecidos que tem o inglês como primeira língua, mas enfatizando outras nações de outros continentes. E por objetivos específicos, temos: 1. Identificar como este gênero pode ser empregado em sala de aula; 2. Refletir sobre a efetividade do aprendizado de cultura ao utilizá-lo; 3. Indicar as possíveis diferenças no tocante aos objetivos do seu uso específico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza analítico-descritiva, efetuada através de revisão de literatura e análise de letras de músicas, cujos resultados serão analisados de forma qualitativa. A pesquisa está fundamentada em autores como Hall (2006), Mendes (2012), Shin (2017), Costa (2018), entre outros. Espera-se que contribua academicamente, no que diz respeito a apontar as contribuições da música no ensino de cultura de língua inglesa, bem como na descoberta e evidência de outras ferramentas de ensino, enfatizando os aspectos sociais e culturais do uso do idioma, enxergando-o não apenas como um meio de comunicação, mas também como parte inerente da cultura de uma civilização.
id UFCG_14134b797280ca1b9c154188b2e934b1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8896
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.Teaching culture through music in English language classes.Língua inglesa- ensinoCultura de língua inglesaMúsicaEnglish language teachingEnglish language cultureMusicLetras- Língua Inglesa.O advento da globalização trouxe consideráveis avanços para as ferramentas de ensino, principalmente no que diz respeito às línguas estrangeiras. Dentre estas ferramentas, a música continua sendo um dos mais eficazes meios de ensino de língua inglesa, por carregar fortes traços culturais dos povos e nações de onde provem, justamente porque cada povo insere suas características próprias em cada expressão musical produzida, seja letra, melodia ou mesmo nos instrumentos utilizados na produção de sua arte. Assim, é possível apresentar tais aspectos durante o ensino de línguas, já que, na contemporaneidade, não são poucas as nações onde o inglês é a primeira língua, a segunda ou o idioma mais falado, tornando-se parte dos costumes locais. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral observar a relevância do uso da música como ferramenta de ensino de cultura de língua inglesa, focando não apenas nos países mais conhecidos que tem o inglês como primeira língua, mas enfatizando outras nações de outros continentes. E por objetivos específicos, temos: 1. Identificar como este gênero pode ser empregado em sala de aula; 2. Refletir sobre a efetividade do aprendizado de cultura ao utilizá-lo; 3. Indicar as possíveis diferenças no tocante aos objetivos do seu uso específico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza analítico-descritiva, efetuada através de revisão de literatura e análise de letras de músicas, cujos resultados serão analisados de forma qualitativa. A pesquisa está fundamentada em autores como Hall (2006), Mendes (2012), Shin (2017), Costa (2018), entre outros. Espera-se que contribua academicamente, no que diz respeito a apontar as contribuições da música no ensino de cultura de língua inglesa, bem como na descoberta e evidência de outras ferramentas de ensino, enfatizando os aspectos sociais e culturais do uso do idioma, enxergando-o não apenas como um meio de comunicação, mas também como parte inerente da cultura de uma civilização.The advent of globalization has brought considerable advances to the teaching tools, especially as far as foreign languages are concerned. Among these tools, music continues to be one of the most effective means of teaching English, because it carries strong cultural traits of the peoples and nations from which it originates, precisely because each people inserts their own characteristics into each musical expression produced, whether they are lyrics, melody or even in the instruments used in the production of their art. Thus, it is possible to present such aspects during language teaching, since, there are many nations where English is the first language, second or most spoken language, becoming part of local customs. In this sense, the main objective of this work is to observe the relevance of the use of music as a tool for teaching English language culture, focusing not only on the most known countries that have English as their first language, but also emphasizing other nations of other continents. And as specific purposes, we have: 1. Identify how this genre can be used in the classroom; 2. Reflect on the effectiveness of culture learning in using it; 3. Indicate possible differences regarding the objectives of its specific use. It is a bibliographical research, analytical-descriptive, carried out through literature review and analysis of lyrics, which results will be analyzed in a qualitative way. The research is based on authors such as Hall (2006), Mendes (2012), Shin (2017), Costa (2018), among others. It is hoped that it will contribute academically, with respect to pointing out the contributions of music in the teaching of English-language culture, as well as in the discovery and evidence of other teaching tools, emphasizing the social and cultural aspects of the use of the language, not only as a means of communication, but also as an inherent part of the culture of a civilization.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCASTRO, Luciana Parnaíba de.CASTRO, Luciana Parnaíba de.http://lattes.cnpq.br/5583555393096800MORAIS, Daniela Miguel de Souza.QUEIROGA, Marcílio Garcia de.LEITE, Vicente Obede Quental.2018-11-062019-11-06T11:47:35Z2019-11-062019-11-06T11:47:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8896LEITE, Vicente Obede Quental. O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T11:57:30Zoai:localhost:riufcg/8896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T11:57:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.
Teaching culture through music in English language classes.
title O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.
spellingShingle O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.
LEITE, Vicente Obede Quental.
Língua inglesa- ensino
Cultura de língua inglesa
Música
English language teaching
English language culture
Music
Letras- Língua Inglesa.
title_short O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.
title_full O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.
title_fullStr O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.
title_full_unstemmed O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.
title_sort O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.
author LEITE, Vicente Obede Quental.
author_facet LEITE, Vicente Obede Quental.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CASTRO, Luciana Parnaíba de.
CASTRO, Luciana Parnaíba de.
http://lattes.cnpq.br/5583555393096800
MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Vicente Obede Quental.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa- ensino
Cultura de língua inglesa
Música
English language teaching
English language culture
Music
Letras- Língua Inglesa.
topic Língua inglesa- ensino
Cultura de língua inglesa
Música
English language teaching
English language culture
Music
Letras- Língua Inglesa.
description O advento da globalização trouxe consideráveis avanços para as ferramentas de ensino, principalmente no que diz respeito às línguas estrangeiras. Dentre estas ferramentas, a música continua sendo um dos mais eficazes meios de ensino de língua inglesa, por carregar fortes traços culturais dos povos e nações de onde provem, justamente porque cada povo insere suas características próprias em cada expressão musical produzida, seja letra, melodia ou mesmo nos instrumentos utilizados na produção de sua arte. Assim, é possível apresentar tais aspectos durante o ensino de línguas, já que, na contemporaneidade, não são poucas as nações onde o inglês é a primeira língua, a segunda ou o idioma mais falado, tornando-se parte dos costumes locais. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral observar a relevância do uso da música como ferramenta de ensino de cultura de língua inglesa, focando não apenas nos países mais conhecidos que tem o inglês como primeira língua, mas enfatizando outras nações de outros continentes. E por objetivos específicos, temos: 1. Identificar como este gênero pode ser empregado em sala de aula; 2. Refletir sobre a efetividade do aprendizado de cultura ao utilizá-lo; 3. Indicar as possíveis diferenças no tocante aos objetivos do seu uso específico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza analítico-descritiva, efetuada através de revisão de literatura e análise de letras de músicas, cujos resultados serão analisados de forma qualitativa. A pesquisa está fundamentada em autores como Hall (2006), Mendes (2012), Shin (2017), Costa (2018), entre outros. Espera-se que contribua academicamente, no que diz respeito a apontar as contribuições da música no ensino de cultura de língua inglesa, bem como na descoberta e evidência de outras ferramentas de ensino, enfatizando os aspectos sociais e culturais do uso do idioma, enxergando-o não apenas como um meio de comunicação, mas também como parte inerente da cultura de uma civilização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-06
2019-11-06T11:47:35Z
2019-11-06
2019-11-06T11:47:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8896
LEITE, Vicente Obede Quental. O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8896
identifier_str_mv LEITE, Vicente Obede Quental. O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744410630422528