Proposta de melhorias para a fase de acompanhamento da entrega de unidades : estudo de caso em uma empresa incorporadora e construtora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desessards, Fabrício Prates
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254959
Resumo: Apesar de se tratar de um setor tradicional e de lenta atualização, a construção civil vem sendo forçada a se modernizar em função do crescente acesso à informação por parte da população somado à evolução dos aparatos normativos em relação ao desempenho e vida útil das edificações. Neste cenário, um tema que ganha relevância é o da entrega de unidades habitacionais, pois, uma vez que o padrão de requisitos necessários para garantir a satisfação do cliente tem se tornado cada vez maior, torna-se necessária a atualização de processos e elevação da qualidade entregue por parte das empresas construtoras. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo identificar e colaborar com questões relacionadas a vistorias de entrega de unidades habitacionais, tais como a classificação e categorização de defeitos observados nas unidades e, consequentemente, melhorias na sua retroalimentação. Também, o trabalho tem por finalidade a determinação dos principais defeitos ocorridos no empreendimento estudado, na expectativa de contribuir com a empresa e em pesquisas futuras, na busca pela diminuição da reincidência dos problemas e melhoria do processo de entregas. Para atingir os objetivos mencionados, o trabalho foi realizado através do acompanhamento de inspeções de entrega, feito por diferentes equipes - da mesma empresa - e da tabulação dos dados de defeitos observados. Posteriormente, foram analisadas as informações obtidas, observando-se os defeitos com maior frequência de ocorrência e identificando-se suas causas e origens. Os resultados dos dados de vistoria foram apresentados e correlacionados, e constatouse que o sistema classificado como “vedações verticais” obteve maior frequência de intercorrências, assim como os elementos nele contidos, identificados como “pintura”, “esquadrias metálicas” e “esquadrias de madeira”. Tais informações poderão ser utilizadas para embasamento, análise e desenvolvimento de trabalhos futuros, bem como para aplicação prática pela empresa construtora. O trabalho também identificou melhorias a serem realizadas tanto no sistema de classificação de defeitos da empresa estudada, quanto em seu processo de vistoria e entregas de unidades.
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Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo identificar e colaborar com questões relacionadas a vistorias de entrega de unidades habitacionais, tais como a classificação e categorização de defeitos observados nas unidades e, consequentemente, melhorias na sua retroalimentação. Também, o trabalho tem por finalidade a determinação dos principais defeitos ocorridos no empreendimento estudado, na expectativa de contribuir com a empresa e em pesquisas futuras, na busca pela diminuição da reincidência dos problemas e melhoria do processo de entregas. Para atingir os objetivos mencionados, o trabalho foi realizado através do acompanhamento de inspeções de entrega, feito por diferentes equipes - da mesma empresa - e da tabulação dos dados de defeitos observados. Posteriormente, foram analisadas as informações obtidas, observando-se os defeitos com maior frequência de ocorrência e identificando-se suas causas e origens. Os resultados dos dados de vistoria foram apresentados e correlacionados, e constatouse que o sistema classificado como “vedações verticais” obteve maior frequência de intercorrências, assim como os elementos nele contidos, identificados como “pintura”, “esquadrias metálicas” e “esquadrias de madeira”. Tais informações poderão ser utilizadas para embasamento, análise e desenvolvimento de trabalhos futuros, bem como para aplicação prática pela empresa construtora. O trabalho também identificou melhorias a serem realizadas tanto no sistema de classificação de defeitos da empresa estudada, quanto em seu processo de vistoria e entregas de unidades.Despite being a traditional sector and slow to update, construction has been forced to modernize due to the growing access to information by the population added to the evolution of normative devices related to the performance and useful life of buildings. In this scenario, a topic of relevance is the delivery of housing units, since the standard of requirements to guarantee customer satisfaction has become increasingly greater, it is necessary to update the process and increase the quality delivered by construction companies. The present work aims to identify and collaborate with issues related to surveys of housing unit delivery, such as the classification and categorization of defects observed in the units and, consequently, improvements in their feedback. Also, the work aims to determine the main defects that occurred in the studied enterprise, in the expectation of contributing to the company and future research, in the search for the reduction of its recurrence and improvement of the delivery process. To achieve the aforementioned objectives, the work was carried out through the monitoring of delivery inspections, carried out by different teams - from the same company - and tabulation of the observed defects data. Subsequently, the information obtained was analyzed, observing the defects with greater frequency of occurrence and identifying their causes and origins. The results of the survey data were presented and correlated, and it was found that the system classified as "vertical fences" occurred more frequently, as well as the elements contained therein, identified as "painting", "metal frames" and "wooden frames”. Such information may be used for support, analysis and development of future work, as well as for practical application by the construction company. The work also identified improvements to be made both in the defect classification system of the studied company, as well as in its process of inspection and housing unit delivery.application/pdfporInspeção predialGestão da qualidadeQuality management systemSurveyHousing unit deliveryDefectsProposta de melhorias para a fase de acompanhamento da entrega de unidades : estudo de caso em uma empresa incorporadora e construtoraImprovement proposal for the unit delivery follow-up phase : a case study in an incorporating and building companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129542.pdf.txt001129542.pdf.txtExtracted Texttext/plain147785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254959/2/001129542.pdf.txt9b2220c9bc10a99e93809726de341c7dMD52ORIGINAL001129542.pdfTexto completoapplication/pdf3588316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254959/1/001129542.pdfb0083083141c40e1633a4d71e7ce5a00MD5110183/2549592023-02-24 04:22:21.969403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-24T06:22:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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