Tessituras da temática information literacy: análise bibliométrica e de conteúdo em artigos científicos empíricos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra (2000-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geise Ribeiro da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112202
Resumo: Este trabalho objetivou desvendar as configurações da temática information literacy, através da análise dos artigos científicos de aplicação prática. Trata-se de uma pesquisa básica, com delineamento bibliográfico, de método misto. Os artigos científicos investigados são oriundos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, indexados no Web of Science e publicados de 2000 a 2013. O estudo caracteriza-se pela natureza descritiva e exploratória, com aplicação de análise bibliométrica e de conteúdo e pressupondo um percurso estabelecido para o estudo do tema, na perspectiva da autora Christine Bruce (2000). O referencial teórico aborda os temas: comunicação científica e information literacy. A metodologia proposta subdivide-se em quatro etapas, sobre dois corpora de pesquisa, de artigos teóricos e empíricos. O primeiro corpus de pesquisa é formado por 532 artigos sobre o tema e o segundo corpus é formado pelos 350 artigos empíricos que pertenciam ao primeiro corpus. Os resultados indicam os autores com maior número de publicação e sua afiliação, os periódicos preferidos e as respectivas editoras e o crescimento da produção científica ao longo dos anos; o termo original, information literacy, é identificado como o preferido dos pesquisadores, por número de ocorrência, seguido de information literacy skills e information skills; os objetivos dos estudos avaliados variam de acordo com os campos empíricos: a universidade e a escola, o ambiente social e o ambiente profissional, respectivamente; como principais modelos adotados estão o “Modelo do processo de pesquisa de informações”, de Carol Kuhlthau e as “Diretrizes para o desenvolvimento de habilidades informacionais”, da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). A pesquisa conclui que as práticas de information literacy dos quatro países analisados atingem graus de desenvolvimento maiores do que se tem visto no Brasil, devido aos campos empíricos dos estudos, que atingem mais sujeitos, e do avançado processo de crítica e reflexão sobre o tema, servindo como bons exemplos para muitos outros países.
id UFRGS-2_236c24f06b71909866561d7f5ac93797
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Geise Ribeiro daCaregnato, Sonia Elisa2015-03-19T01:57:56Z2014http://hdl.handle.net/10183/112202000953193Este trabalho objetivou desvendar as configurações da temática information literacy, através da análise dos artigos científicos de aplicação prática. Trata-se de uma pesquisa básica, com delineamento bibliográfico, de método misto. Os artigos científicos investigados são oriundos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, indexados no Web of Science e publicados de 2000 a 2013. O estudo caracteriza-se pela natureza descritiva e exploratória, com aplicação de análise bibliométrica e de conteúdo e pressupondo um percurso estabelecido para o estudo do tema, na perspectiva da autora Christine Bruce (2000). O referencial teórico aborda os temas: comunicação científica e information literacy. A metodologia proposta subdivide-se em quatro etapas, sobre dois corpora de pesquisa, de artigos teóricos e empíricos. O primeiro corpus de pesquisa é formado por 532 artigos sobre o tema e o segundo corpus é formado pelos 350 artigos empíricos que pertenciam ao primeiro corpus. Os resultados indicam os autores com maior número de publicação e sua afiliação, os periódicos preferidos e as respectivas editoras e o crescimento da produção científica ao longo dos anos; o termo original, information literacy, é identificado como o preferido dos pesquisadores, por número de ocorrência, seguido de information literacy skills e information skills; os objetivos dos estudos avaliados variam de acordo com os campos empíricos: a universidade e a escola, o ambiente social e o ambiente profissional, respectivamente; como principais modelos adotados estão o “Modelo do processo de pesquisa de informações”, de Carol Kuhlthau e as “Diretrizes para o desenvolvimento de habilidades informacionais”, da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). A pesquisa conclui que as práticas de information literacy dos quatro países analisados atingem graus de desenvolvimento maiores do que se tem visto no Brasil, devido aos campos empíricos dos estudos, que atingem mais sujeitos, e do avançado processo de crítica e reflexão sobre o tema, servindo como bons exemplos para muitos outros países.The aim of this study is to unravel the settings of information literacy, through the analysis of scientific papers of practical application. This is about a basic research with bibliographic design of mixed methodology. The papers investigated are from Australia, Canada, USA and England, indexed in the Web of Science, and published between 2000 and 2013. The main feature of this study is descriptive and exploratory, applying bibliometric analysis and assuming a path established to study the subject from the perspective of the author Christine Bruce (2000). The theoretical reference addresses the following topics: science communication and information literacy. The proposed methodology is divided into four stages on two corpus of research, both theoretical and empirical articles. The first research corpus is composed of 532 articles on the topic and the second corpus consists of 350 empirical articles and belonged to the first corpus. The results indicate the authors with greater number of publications and their affiliation, preferred journals and their publishers and the growth of scientific production over the years; the original term, information literacy is identified as preferred by researchers, by number of occurrences, followed by information literacy skills and information skills; the goals of the evaluated studies vary according to the empirical fields: the university and the school, the social environment and the professional environment respectively; adopted as the main models are the "Model of information search process," Carol Kuhlthau and the "Guidelines for the development of information literacy", the International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). The research concludes that the information literacy practices of the four countries studied reach levels of development greater than it has been seen in Brazil due to the empirical field of studies, which reach more subjects, and due to the advanced process of review and reflection on the subject, being a good example to many other countries.application/pdfporCompetência informacionalComunicação científicaInformation literacyInformation skillsScientific communicationTessituras da temática information literacy: análise bibliométrica e de conteúdo em artigos científicos empíricos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra (2000-2013)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953193.pdf000953193.pdfTexto completoapplication/pdf527457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112202/1/000953193.pdfd015e351fd64aa8a2de798ea2cf3394dMD51TEXT000953193.pdf.txt000953193.pdf.txtExtracted Texttext/plain107498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112202/2/000953193.pdf.txt2c556cc86bf720375ea59fe332cbaea7MD52THUMBNAIL000953193.pdf.jpg000953193.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112202/3/000953193.pdf.jpgd1c01fe5b5675efc89dca09b063952b8MD5310183/1122022023-04-01 03:30:05.038068oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:30:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tessituras da temática information literacy: análise bibliométrica e de conteúdo em artigos científicos empíricos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra (2000-2013)
title Tessituras da temática information literacy: análise bibliométrica e de conteúdo em artigos científicos empíricos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra (2000-2013)
spellingShingle Tessituras da temática information literacy: análise bibliométrica e de conteúdo em artigos científicos empíricos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra (2000-2013)
Silva, Geise Ribeiro da
Competência informacional
Comunicação científica
Information literacy
Information skills
Scientific communication
title_short Tessituras da temática information literacy: análise bibliométrica e de conteúdo em artigos científicos empíricos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra (2000-2013)
title_full Tessituras da temática information literacy: análise bibliométrica e de conteúdo em artigos científicos empíricos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra (2000-2013)
title_fullStr Tessituras da temática information literacy: análise bibliométrica e de conteúdo em artigos científicos empíricos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra (2000-2013)
title_full_unstemmed Tessituras da temática information literacy: análise bibliométrica e de conteúdo em artigos científicos empíricos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra (2000-2013)
title_sort Tessituras da temática information literacy: análise bibliométrica e de conteúdo em artigos científicos empíricos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra (2000-2013)
author Silva, Geise Ribeiro da
author_facet Silva, Geise Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geise Ribeiro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
contributor_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Comunicação científica
topic Competência informacional
Comunicação científica
Information literacy
Information skills
Scientific communication
dc.subject.eng.fl_str_mv Information literacy
Information skills
Scientific communication
description Este trabalho objetivou desvendar as configurações da temática information literacy, através da análise dos artigos científicos de aplicação prática. Trata-se de uma pesquisa básica, com delineamento bibliográfico, de método misto. Os artigos científicos investigados são oriundos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, indexados no Web of Science e publicados de 2000 a 2013. O estudo caracteriza-se pela natureza descritiva e exploratória, com aplicação de análise bibliométrica e de conteúdo e pressupondo um percurso estabelecido para o estudo do tema, na perspectiva da autora Christine Bruce (2000). O referencial teórico aborda os temas: comunicação científica e information literacy. A metodologia proposta subdivide-se em quatro etapas, sobre dois corpora de pesquisa, de artigos teóricos e empíricos. O primeiro corpus de pesquisa é formado por 532 artigos sobre o tema e o segundo corpus é formado pelos 350 artigos empíricos que pertenciam ao primeiro corpus. Os resultados indicam os autores com maior número de publicação e sua afiliação, os periódicos preferidos e as respectivas editoras e o crescimento da produção científica ao longo dos anos; o termo original, information literacy, é identificado como o preferido dos pesquisadores, por número de ocorrência, seguido de information literacy skills e information skills; os objetivos dos estudos avaliados variam de acordo com os campos empíricos: a universidade e a escola, o ambiente social e o ambiente profissional, respectivamente; como principais modelos adotados estão o “Modelo do processo de pesquisa de informações”, de Carol Kuhlthau e as “Diretrizes para o desenvolvimento de habilidades informacionais”, da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). A pesquisa conclui que as práticas de information literacy dos quatro países analisados atingem graus de desenvolvimento maiores do que se tem visto no Brasil, devido aos campos empíricos dos estudos, que atingem mais sujeitos, e do avançado processo de crítica e reflexão sobre o tema, servindo como bons exemplos para muitos outros países.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-19T01:57:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/112202
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953193
url http://hdl.handle.net/10183/112202
identifier_str_mv 000953193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112202/1/000953193.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112202/2/000953193.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112202/3/000953193.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d015e351fd64aa8a2de798ea2cf3394d
2c556cc86bf720375ea59fe332cbaea7
d1c01fe5b5675efc89dca09b063952b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224481801240576