Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Keyla Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borges, Jussara, Souza, Vanessa Inacio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255628
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os principaispadrões de competências em informação promovidos por instituições internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e recuperou-se cinco padrões de competência em informação internacionalmente reconhecidos: oInformation Literacy Competency Standards for Higher Education, o Framework for Information Literacy for Higher Education, o Information Literacy Standards, o Australian and New Zealand Information Literacy Framework e o Seven Pillars. Para a análise comparativa dos padrões, utilizou-se como parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais. Os resultados apontam que há uma incidência considerável da competência em informação, tendo como tripé basilar o acesso, a análise e a avaliação da informação. No entanto, quanto à competência em comunicação, constatou-se que os padrões estabelecem eventualmente parâmetros relacionados. Assim, foi possível identificar, através da análise, as semelhanças e avanços entre os padrões, além de inferir sobre a necessidade de aperfeiçoamento desses considerando os aspectos evolutivos da sociedade.
id UFRGS-2_218cde78f52024260b961a3437f4f533
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255628
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Keyla SousaBorges, JussaraSouza, Vanessa Inacio de2023-03-11T03:30:28Z20221983-5213http://hdl.handle.net/10183/255628001162916Este trabalho tem como objetivo analisar os principaispadrões de competências em informação promovidos por instituições internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e recuperou-se cinco padrões de competência em informação internacionalmente reconhecidos: oInformation Literacy Competency Standards for Higher Education, o Framework for Information Literacy for Higher Education, o Information Literacy Standards, o Australian and New Zealand Information Literacy Framework e o Seven Pillars. Para a análise comparativa dos padrões, utilizou-se como parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais. Os resultados apontam que há uma incidência considerável da competência em informação, tendo como tripé basilar o acesso, a análise e a avaliação da informação. No entanto, quanto à competência em comunicação, constatou-se que os padrões estabelecem eventualmente parâmetros relacionados. Assim, foi possível identificar, através da análise, as semelhanças e avanços entre os padrões, além de inferir sobre a necessidade de aperfeiçoamento desses considerando os aspectos evolutivos da sociedade.This article analyzes the main information literacy standards promoted by international institutions. For this, a bibliographic and documentary research was carried out and five well known information literacy standards were retrieved, which are theInformation Literacy Competency Standards for Higher Education, the Framework for Information Literacy for Higher Education, the Information Literacy Standards, the Australian and New Zealand Information Literacy Framework and the SevenPillars. For the comparative analysis, categories of information and communication skills were used as parameters. The results show that there is a considerable incidence of information literacy, represented by the following categories: access, analysis and evaluation of information. However, regarding communication skills, the standards only occasionally establish related parameters. Thus, it was possible to identify, through analysis, the similarities and advances between the standards, in addition to inferring the need to improve all of them, considering the evolutionary aspects of society.Este trabajo tiene como objetivo analizar los principales estándares de alfabetización informacional que promueven instituciones internacionales. Para ello, se llevó a cabo una investigación bibliográfica y documental y se recuperaron cinco estándares de alfabetización informacional: Information Literacy Competency Standards for Higher Education, Framework for Information Literacy for Higher Education, Information Literacy Standards, Australian and New Zealand Information Literacy Framework y el Seven Pillars. Para el análisis comparativo de los patrones se utilizaron como parámetros las categoríasde competencias infocomunicacionales. Los resultados muestran que existe una incidencia considerable de habilidades en información, teniendo como trípode básico el acceso, análisis y evaluación de la información. Sin embargo, con respecto a las habilidades comunicativas, se encontró que los estándares sólo ocasionalmente establecen parámetros relacionados. Así, fue posible identificar, a través del análisis, las similitudes y avances entre los estándares, además de inferir la necesidad de mejorarlos, considerando los aspectos evolutivos de la sociedad.application/pdfporRICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 452-472Competência informacionalInformation literacy standardsCommunication skillsInformation skillsEstándares de alfabetización informacionalCompetencia comunicativaAlfabetización informacionalPadrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionaisInformation literacy standards: analysis through categories of information and communication skillsEstándares de alfabetización informacional: análisis a través de categorías de competencias de infocomunicacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162916.pdf.txt001162916.pdf.txtExtracted Texttext/plain62900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255628/2/001162916.pdf.txt5d5d2a60c09555951e675373825b8f38MD52ORIGINAL001162916.pdfTexto completoapplication/pdf404841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255628/1/001162916.pdf5f78d2ab3cedf6b5b85ffc22db08fd3fMD5110183/2556282023-03-12 03:24:04.538186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255628Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-12T06:24:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Information literacy standards: analysis through categories of information and communication skills
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estándares de alfabetización informacional: análisis a través de categorías de competencias de infocomunicación
title Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais
spellingShingle Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais
Santos, Keyla Sousa
Competência informacional
Information literacy standards
Communication skills
Information skills
Estándares de alfabetización informacional
Competencia comunicativa
Alfabetización informacional
title_short Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais
title_full Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais
title_fullStr Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais
title_full_unstemmed Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais
title_sort Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais
author Santos, Keyla Sousa
author_facet Santos, Keyla Sousa
Borges, Jussara
Souza, Vanessa Inacio de
author_role author
author2 Borges, Jussara
Souza, Vanessa Inacio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Keyla Sousa
Borges, Jussara
Souza, Vanessa Inacio de
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
topic Competência informacional
Information literacy standards
Communication skills
Information skills
Estándares de alfabetización informacional
Competencia comunicativa
Alfabetización informacional
dc.subject.eng.fl_str_mv Information literacy standards
Communication skills
Information skills
dc.subject.spa.fl_str_mv Estándares de alfabetización informacional
Competencia comunicativa
Alfabetización informacional
description Este trabalho tem como objetivo analisar os principaispadrões de competências em informação promovidos por instituições internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e recuperou-se cinco padrões de competência em informação internacionalmente reconhecidos: oInformation Literacy Competency Standards for Higher Education, o Framework for Information Literacy for Higher Education, o Information Literacy Standards, o Australian and New Zealand Information Literacy Framework e o Seven Pillars. Para a análise comparativa dos padrões, utilizou-se como parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais. Os resultados apontam que há uma incidência considerável da competência em informação, tendo como tripé basilar o acesso, a análise e a avaliação da informação. No entanto, quanto à competência em comunicação, constatou-se que os padrões estabelecem eventualmente parâmetros relacionados. Assim, foi possível identificar, através da análise, as semelhanças e avanços entre os padrões, além de inferir sobre a necessidade de aperfeiçoamento desses considerando os aspectos evolutivos da sociedade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-11T03:30:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255628
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-5213
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162916
identifier_str_mv 1983-5213
001162916
url http://hdl.handle.net/10183/255628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 452-472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255628/2/001162916.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255628/1/001162916.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d5d2a60c09555951e675373825b8f38
5f78d2ab3cedf6b5b85ffc22db08fd3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225083179499520