Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255628 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar os principaispadrões de competências em informação promovidos por instituições internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e recuperou-se cinco padrões de competência em informação internacionalmente reconhecidos: oInformation Literacy Competency Standards for Higher Education, o Framework for Information Literacy for Higher Education, o Information Literacy Standards, o Australian and New Zealand Information Literacy Framework e o Seven Pillars. Para a análise comparativa dos padrões, utilizou-se como parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais. Os resultados apontam que há uma incidência considerável da competência em informação, tendo como tripé basilar o acesso, a análise e a avaliação da informação. No entanto, quanto à competência em comunicação, constatou-se que os padrões estabelecem eventualmente parâmetros relacionados. Assim, foi possível identificar, através da análise, as semelhanças e avanços entre os padrões, além de inferir sobre a necessidade de aperfeiçoamento desses considerando os aspectos evolutivos da sociedade. |
id |
UFRGS-2_218cde78f52024260b961a3437f4f533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255628 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Keyla SousaBorges, JussaraSouza, Vanessa Inacio de2023-03-11T03:30:28Z20221983-5213http://hdl.handle.net/10183/255628001162916Este trabalho tem como objetivo analisar os principaispadrões de competências em informação promovidos por instituições internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e recuperou-se cinco padrões de competência em informação internacionalmente reconhecidos: oInformation Literacy Competency Standards for Higher Education, o Framework for Information Literacy for Higher Education, o Information Literacy Standards, o Australian and New Zealand Information Literacy Framework e o Seven Pillars. Para a análise comparativa dos padrões, utilizou-se como parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais. Os resultados apontam que há uma incidência considerável da competência em informação, tendo como tripé basilar o acesso, a análise e a avaliação da informação. No entanto, quanto à competência em comunicação, constatou-se que os padrões estabelecem eventualmente parâmetros relacionados. Assim, foi possível identificar, através da análise, as semelhanças e avanços entre os padrões, além de inferir sobre a necessidade de aperfeiçoamento desses considerando os aspectos evolutivos da sociedade.This article analyzes the main information literacy standards promoted by international institutions. For this, a bibliographic and documentary research was carried out and five well known information literacy standards were retrieved, which are theInformation Literacy Competency Standards for Higher Education, the Framework for Information Literacy for Higher Education, the Information Literacy Standards, the Australian and New Zealand Information Literacy Framework and the SevenPillars. For the comparative analysis, categories of information and communication skills were used as parameters. The results show that there is a considerable incidence of information literacy, represented by the following categories: access, analysis and evaluation of information. However, regarding communication skills, the standards only occasionally establish related parameters. Thus, it was possible to identify, through analysis, the similarities and advances between the standards, in addition to inferring the need to improve all of them, considering the evolutionary aspects of society.Este trabajo tiene como objetivo analizar los principales estándares de alfabetización informacional que promueven instituciones internacionales. Para ello, se llevó a cabo una investigación bibliográfica y documental y se recuperaron cinco estándares de alfabetización informacional: Information Literacy Competency Standards for Higher Education, Framework for Information Literacy for Higher Education, Information Literacy Standards, Australian and New Zealand Information Literacy Framework y el Seven Pillars. Para el análisis comparativo de los patrones se utilizaron como parámetros las categoríasde competencias infocomunicacionales. Los resultados muestran que existe una incidencia considerable de habilidades en información, teniendo como trípode básico el acceso, análisis y evaluación de la información. Sin embargo, con respecto a las habilidades comunicativas, se encontró que los estándares sólo ocasionalmente establecen parámetros relacionados. Así, fue posible identificar, a través del análisis, las similitudes y avances entre los estándares, además de inferir la necesidad de mejorarlos, considerando los aspectos evolutivos de la sociedad.application/pdfporRICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 452-472Competência informacionalInformation literacy standardsCommunication skillsInformation skillsEstándares de alfabetización informacionalCompetencia comunicativaAlfabetización informacionalPadrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionaisInformation literacy standards: analysis through categories of information and communication skillsEstándares de alfabetización informacional: análisis a través de categorías de competencias de infocomunicacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162916.pdf.txt001162916.pdf.txtExtracted Texttext/plain62900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255628/2/001162916.pdf.txt5d5d2a60c09555951e675373825b8f38MD52ORIGINAL001162916.pdfTexto completoapplication/pdf404841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255628/1/001162916.pdf5f78d2ab3cedf6b5b85ffc22db08fd3fMD5110183/2556282023-03-12 03:24:04.538186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255628Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-12T06:24:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Information literacy standards: analysis through categories of information and communication skills |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Estándares de alfabetización informacional: análisis a través de categorías de competencias de infocomunicación |
title |
Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais |
spellingShingle |
Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais Santos, Keyla Sousa Competência informacional Information literacy standards Communication skills Information skills Estándares de alfabetización informacional Competencia comunicativa Alfabetización informacional |
title_short |
Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais |
title_full |
Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais |
title_fullStr |
Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais |
title_full_unstemmed |
Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais |
title_sort |
Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais |
author |
Santos, Keyla Sousa |
author_facet |
Santos, Keyla Sousa Borges, Jussara Souza, Vanessa Inacio de |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Jussara Souza, Vanessa Inacio de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Keyla Sousa Borges, Jussara Souza, Vanessa Inacio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional |
topic |
Competência informacional Information literacy standards Communication skills Information skills Estándares de alfabetización informacional Competencia comunicativa Alfabetización informacional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information literacy standards Communication skills Information skills |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Estándares de alfabetización informacional Competencia comunicativa Alfabetización informacional |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar os principaispadrões de competências em informação promovidos por instituições internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e recuperou-se cinco padrões de competência em informação internacionalmente reconhecidos: oInformation Literacy Competency Standards for Higher Education, o Framework for Information Literacy for Higher Education, o Information Literacy Standards, o Australian and New Zealand Information Literacy Framework e o Seven Pillars. Para a análise comparativa dos padrões, utilizou-se como parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais. Os resultados apontam que há uma incidência considerável da competência em informação, tendo como tripé basilar o acesso, a análise e a avaliação da informação. No entanto, quanto à competência em comunicação, constatou-se que os padrões estabelecem eventualmente parâmetros relacionados. Assim, foi possível identificar, através da análise, as semelhanças e avanços entre os padrões, além de inferir sobre a necessidade de aperfeiçoamento desses considerando os aspectos evolutivos da sociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-11T03:30:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255628 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-5213 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162916 |
identifier_str_mv |
1983-5213 001162916 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 452-472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255628/2/001162916.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255628/1/001162916.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d5d2a60c09555951e675373825b8f38 5f78d2ab3cedf6b5b85ffc22db08fd3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225083179499520 |