Escola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258251 |
Resumo: | Análises feitas a respeito das relações entre as classes subalternas e a escola pública têm sido caracterizadas por interpretações sobre os interesses populares. Este artigo, ao contrário, parte da visão que os pais (pertencentes às classes subalternas) têm da escola de seus filhos. Na coleta de dados utilizaram-se entrevistas não estruturadas e observações de eventos da vida cotidiana. Um dos resultados deste estudo diz respeito à impotência que estes pais têm perante a escola, em contraste com a agilidade que a mesma tem em atender as demandas da burocracia oficial. Propomos neste artigo que a nossa compreensão crítica da escola ultrapasse os limites das propostas reducionistas, para levar em conta aspectos tanto estruturais quanto culturais. |
id |
UFRGS-2_23bd83eea9eb4d20b02b62d43f239d67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258251 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fischer, Nilton BuenoSilva, Tomaz Tadeu da2023-05-17T03:31:06Z19830100-3143http://hdl.handle.net/10183/258251000065443Análises feitas a respeito das relações entre as classes subalternas e a escola pública têm sido caracterizadas por interpretações sobre os interesses populares. Este artigo, ao contrário, parte da visão que os pais (pertencentes às classes subalternas) têm da escola de seus filhos. Na coleta de dados utilizaram-se entrevistas não estruturadas e observações de eventos da vida cotidiana. Um dos resultados deste estudo diz respeito à impotência que estes pais têm perante a escola, em contraste com a agilidade que a mesma tem em atender as demandas da burocracia oficial. Propomos neste artigo que a nossa compreensão crítica da escola ultrapasse os limites das propostas reducionistas, para levar em conta aspectos tanto estruturais quanto culturais.The analysis of the relationship between the minority group (working class) and Public Schools so far has been characterized by being centered upon interests of this social class. On the opposite this article presents the parents point of view (parents belonging to the working class) about the children's school. In order to collect data for this research study, non-structered interview and observations of everyday life events were used.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 1983), p. 19-29Política educacionalClasse trabalhadoraEscola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065443.pdf.txt000065443.pdf.txtExtracted Texttext/plain34125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258251/2/000065443.pdf.txtb8ff9a11db3f0e06926fdbc381f62011MD52ORIGINAL000065443.pdfTexto completoapplication/pdf270401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258251/1/000065443.pdf617e9bfc3a9c46b9615c093ca5b1a859MD5110183/2582512023-05-18 03:56:29.303794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258251Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-18T06:56:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismo |
title |
Escola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismo |
spellingShingle |
Escola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismo Fischer, Nilton Bueno Política educacional Classe trabalhadora |
title_short |
Escola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismo |
title_full |
Escola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismo |
title_fullStr |
Escola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismo |
title_full_unstemmed |
Escola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismo |
title_sort |
Escola pública e classe trabalhadora : oposição e conformismo |
author |
Fischer, Nilton Bueno |
author_facet |
Fischer, Nilton Bueno Silva, Tomaz Tadeu da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Tomaz Tadeu da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Nilton Bueno Silva, Tomaz Tadeu da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional Classe trabalhadora |
topic |
Política educacional Classe trabalhadora |
description |
Análises feitas a respeito das relações entre as classes subalternas e a escola pública têm sido caracterizadas por interpretações sobre os interesses populares. Este artigo, ao contrário, parte da visão que os pais (pertencentes às classes subalternas) têm da escola de seus filhos. Na coleta de dados utilizaram-se entrevistas não estruturadas e observações de eventos da vida cotidiana. Um dos resultados deste estudo diz respeito à impotência que estes pais têm perante a escola, em contraste com a agilidade que a mesma tem em atender as demandas da burocracia oficial. Propomos neste artigo que a nossa compreensão crítica da escola ultrapasse os limites das propostas reducionistas, para levar em conta aspectos tanto estruturais quanto culturais. |
publishDate |
1983 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1983 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-17T03:31:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258251 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000065443 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000065443 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 1983), p. 19-29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258251/2/000065443.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258251/1/000065443.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8ff9a11db3f0e06926fdbc381f62011 617e9bfc3a9c46b9615c093ca5b1a859 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225088257753088 |