Conselho participativo de classe : um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vanessa Gabriela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5602
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha
id UNITAU_5f041baa98f8af50384265de38533da4
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5602
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Fernandes, Vanessa GabrielaGuimarães, Maria José ErasSouza, Mariana Aranha de, 1980-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-2022-04-20T17:45:45Z2022-04-20T17:45:45Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5602Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da CunhaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo analisar como as mudanças do mundo do trabalho da docência afetam a profissionalidade de docentes, do Ensino Fundamental I, com tempos diferentes de atuação. Esse exame se justificou diante da complexidade social, dos avanços tecnológicos e científicos, do desenvolvimento econômico, dos cuidados emergentes para com o meio ambiente, que invadem a escola e contextualizam o trabalho do docente. Quis esse estudo, analisar professores, de uma escola pública, municipal, de uma cidade do interior, do Estado de São Paulo, do Vale do Paraíba Paulista. Foi uma pesquisa qualitativa e teve como técnica de coleta de dados entrevistas pré-elaboradas, com professoras do segmento apontado. Os dados coletados foram submetidos ao software IRaMuTeq e discutidos, por meio do cruzamento, entre as classes e excertos, apontados por este programa e as transcrições das entrevistas. As ferramentas utilizadas para este fim foi a análise de conteúdo e a construção de mapas mentais, que enredaram os discursos das docentes. Somente professoras mulheres, num total de seis, se dispuseram participar desta pesquisa. Assim, organizou-se: dois grupos: três docentes com o tempo de atuação de 3 a 5 anos e três docentes, com 15 a 20 anos de atuação. Um estudo que, de início, teve seu título, com o viés masculino, trouxe a grata surpresa do caráter feminino, da força de trabalho da mulher e, em contrapartida, a precariedade e desvalorização desta atividade, justamente, por serem mulheres. Conclui-se que ser professora hoje é diferente de vinte anos atrás e que a complexidade implícita da profissão, traz para o processo, um quadro dialético, entre o medo e o prazer de estar em sala de aula, que permeia o inteligível e o emocional, que propiciam progresso gradual, na construção da profissionalidade, do professor, em especial, da mulher professora, pois este construto, de significado intrínseco ao seu papel na sociedade, ocorre, no desenvolvimento da atividade profissional e na inter-relação com o seu percurso pessoal.Abstract: This research had as objective to analyze how the changes in the world of teaching work affect the professionalism of teachers, Elementary School I, with different times of action. This examination was justified in the face of social complexity, technological and scientific advances, economic development, emergent care for the environment, which invade the school and contextualize the work of the teacher. I wanted this study to analyze teachers from a public, municipal school in a city in the interior, in the State of São Paulo, in the Vale do Paraíba Paulista. It was a qualitative research and had as data collection technique pre-elaborated interviews, with teachers of the indicated segment. The collected data were submitted to the IRaMuTeq software and discussed, through the intersection, between the classes and excerpts, indicated by this program and the transcripts of the interviews. The tools used for this purpose were content analysis and the construction of mental maps, which entangled teachers' discourses. Only female teachers, a total of six, were willing to participate in this research. Thus, two groups were organized: three teachers with three to five years of service and three teachers with 15 to 20 years of service. A study that initially had its title, with the male bias, brought the grateful surprise of the feminine character of the woman's workforce, and, on the other hand, the precariousness and devaluation of this activity, precisely because they are women. One concludes that being a teacher today is different from twenty years ago and that the implicit complexity of the profession brings to the process a dialectical framework between fear and the pleasure of being in the classroom that permeates the intelligible and the emotional , which foster a gradual progress in the construction of professionalism, of the teacher, especially of the female teacher, because this construct, of intrinsic meaning to its role in society, occurs in the development of professional activity and in the interrelationship with its course folks.Made available in DSpace on 2022-04-20T17:45:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanessa Gabriela Fernandes.pdf: 3206601 bytes, checksum: 5eb76d93f22f5c62f2d2a496fc8ad72b (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (207 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Conselho de classeAvaliação educacionalInterdisciplinaridadeConselho participativo de classe : um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALVanessa Gabriela Fernandes.pdfapplication/pdf3206601http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5602/1/Vanessa%20Gabriela%20Fernandes.pdf5eb76d93f22f5c62f2d2a496fc8ad72bMD5120.500.11874/56022022-05-19 15:26:16.305oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conselho participativo de classe : um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escola
title Conselho participativo de classe : um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escola
spellingShingle Conselho participativo de classe : um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escola
Fernandes, Vanessa Gabriela
Conselho de classe
Avaliação educacional
Interdisciplinaridade
title_short Conselho participativo de classe : um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escola
title_full Conselho participativo de classe : um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escola
title_fullStr Conselho participativo de classe : um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escola
title_full_unstemmed Conselho participativo de classe : um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escola
title_sort Conselho participativo de classe : um espaço interdisciplinar de gestão das aprendizagens e de tomada de decisões na escola
author Fernandes, Vanessa Gabriela
author_facet Fernandes, Vanessa Gabriela
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guimarães, Maria José Eras
Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Vanessa Gabriela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
contributor_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho de classe
Avaliação educacional
Interdisciplinaridade
topic Conselho de classe
Avaliação educacional
Interdisciplinaridade
description Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T17:45:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T17:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5602
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (207 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5602/1/Vanessa%20Gabriela%20Fernandes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5eb76d93f22f5c62f2d2a496fc8ad72b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263158811295744