Preconceito de gênero na escola: como as docentes da EJA lidam com manifestações de preconceito com a mulher em sala de aula?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Ianca Ferreira Feijó
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224066
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso põe em pauta o preconceito de gênero com a mulher no contexto da educação, mais especificamente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o qual é resultado de uma sociedade machista e repleta de desigualdades sociais no que tange aos sexos masculino e feminino. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é conhecer e analisar quais as estratégias de ensino utilizadas pelas professoras atuantes na EJA que visam promover a conscientização sobre o preconceito de gênero com a mulher e o enfrentamento da desigualdade de gênero na escola. A análise da pesquisa se concentra em identificar se há e como se manifesta o preconceito de gênero com a mulher e o machismo no contexto da EJA, bem como, a recorrência do debate sobre preconceito de gênero e feminismo na sala de aula com a finalidade de refletir sobre as estratégias utilizadas pelas professoras para abordar ou não este tema. Como subsídios deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com ênfase nas obras de Guacira Lopes Louro (2000), Maria Beatriz Nader e Lívia de Azevedo Silveira Rangel (2014), entre outras autoras. Também foram feitas entrevistas semi estruturadas com três professoras atuantes na EJA em escolas públicas de Porto Alegre/RS. Como resultado, identificou-se que o preconceito de gênero com a mulher ainda se faz presente no contexto da educação de jovens e adultos destas escolas, e se manifesta através de falas e atitudes que partem majoritariamente dos homens. Com base no levantamento bibliográfico e nas entrevistas, constatou-se que as instituições de ensino infelizmente ainda dependem muito do impulso e empenho das professoras mulheres para que haja estratégias de ensino voltadas ao fim do preconceito contra a mulher e do combate ao machismo. A formação continuada advinda do poder público também foi identificada como escassa e enfraquecida na EJA, não somente relacionada aos estudos de gênero e feminismo, mas como um todo.
id UFRGS-2_23ca1b4c79f96037d204bffa0103c14c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224066
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bueno, Ianca Ferreira FeijóDella Libera, Aline Lemos da Cunha2021-07-16T04:30:37Z2020http://hdl.handle.net/10183/224066001128567O presente Trabalho de Conclusão de Curso põe em pauta o preconceito de gênero com a mulher no contexto da educação, mais especificamente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o qual é resultado de uma sociedade machista e repleta de desigualdades sociais no que tange aos sexos masculino e feminino. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é conhecer e analisar quais as estratégias de ensino utilizadas pelas professoras atuantes na EJA que visam promover a conscientização sobre o preconceito de gênero com a mulher e o enfrentamento da desigualdade de gênero na escola. A análise da pesquisa se concentra em identificar se há e como se manifesta o preconceito de gênero com a mulher e o machismo no contexto da EJA, bem como, a recorrência do debate sobre preconceito de gênero e feminismo na sala de aula com a finalidade de refletir sobre as estratégias utilizadas pelas professoras para abordar ou não este tema. Como subsídios deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com ênfase nas obras de Guacira Lopes Louro (2000), Maria Beatriz Nader e Lívia de Azevedo Silveira Rangel (2014), entre outras autoras. Também foram feitas entrevistas semi estruturadas com três professoras atuantes na EJA em escolas públicas de Porto Alegre/RS. Como resultado, identificou-se que o preconceito de gênero com a mulher ainda se faz presente no contexto da educação de jovens e adultos destas escolas, e se manifesta através de falas e atitudes que partem majoritariamente dos homens. Com base no levantamento bibliográfico e nas entrevistas, constatou-se que as instituições de ensino infelizmente ainda dependem muito do impulso e empenho das professoras mulheres para que haja estratégias de ensino voltadas ao fim do preconceito contra a mulher e do combate ao machismo. A formação continuada advinda do poder público também foi identificada como escassa e enfraquecida na EJA, não somente relacionada aos estudos de gênero e feminismo, mas como um todo.application/pdfporEducação de jovens e adultosDiversidadePreconceitoGêneroMulherPreconceito de gênero na escola: como as docentes da EJA lidam com manifestações de preconceito com a mulher em sala de aula?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128567.pdf.txt001128567.pdf.txtExtracted Texttext/plain112057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224066/2/001128567.pdf.txt4db8175f9b4fd67a463641c26f673296MD52ORIGINAL001128567.pdfTexto completoapplication/pdf600455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224066/1/001128567.pdfce3031ca195a075cbaac059ab227b902MD5110183/2240662021-08-18 04:39:29.520519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224066Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:39:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Preconceito de gênero na escola: como as docentes da EJA lidam com manifestações de preconceito com a mulher em sala de aula?
title Preconceito de gênero na escola: como as docentes da EJA lidam com manifestações de preconceito com a mulher em sala de aula?
spellingShingle Preconceito de gênero na escola: como as docentes da EJA lidam com manifestações de preconceito com a mulher em sala de aula?
Bueno, Ianca Ferreira Feijó
Educação de jovens e adultos
Diversidade
Preconceito
Gênero
Mulher
title_short Preconceito de gênero na escola: como as docentes da EJA lidam com manifestações de preconceito com a mulher em sala de aula?
title_full Preconceito de gênero na escola: como as docentes da EJA lidam com manifestações de preconceito com a mulher em sala de aula?
title_fullStr Preconceito de gênero na escola: como as docentes da EJA lidam com manifestações de preconceito com a mulher em sala de aula?
title_full_unstemmed Preconceito de gênero na escola: como as docentes da EJA lidam com manifestações de preconceito com a mulher em sala de aula?
title_sort Preconceito de gênero na escola: como as docentes da EJA lidam com manifestações de preconceito com a mulher em sala de aula?
author Bueno, Ianca Ferreira Feijó
author_facet Bueno, Ianca Ferreira Feijó
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Ianca Ferreira Feijó
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
contributor_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Diversidade
Preconceito
Gênero
Mulher
topic Educação de jovens e adultos
Diversidade
Preconceito
Gênero
Mulher
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso põe em pauta o preconceito de gênero com a mulher no contexto da educação, mais especificamente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o qual é resultado de uma sociedade machista e repleta de desigualdades sociais no que tange aos sexos masculino e feminino. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é conhecer e analisar quais as estratégias de ensino utilizadas pelas professoras atuantes na EJA que visam promover a conscientização sobre o preconceito de gênero com a mulher e o enfrentamento da desigualdade de gênero na escola. A análise da pesquisa se concentra em identificar se há e como se manifesta o preconceito de gênero com a mulher e o machismo no contexto da EJA, bem como, a recorrência do debate sobre preconceito de gênero e feminismo na sala de aula com a finalidade de refletir sobre as estratégias utilizadas pelas professoras para abordar ou não este tema. Como subsídios deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com ênfase nas obras de Guacira Lopes Louro (2000), Maria Beatriz Nader e Lívia de Azevedo Silveira Rangel (2014), entre outras autoras. Também foram feitas entrevistas semi estruturadas com três professoras atuantes na EJA em escolas públicas de Porto Alegre/RS. Como resultado, identificou-se que o preconceito de gênero com a mulher ainda se faz presente no contexto da educação de jovens e adultos destas escolas, e se manifesta através de falas e atitudes que partem majoritariamente dos homens. Com base no levantamento bibliográfico e nas entrevistas, constatou-se que as instituições de ensino infelizmente ainda dependem muito do impulso e empenho das professoras mulheres para que haja estratégias de ensino voltadas ao fim do preconceito contra a mulher e do combate ao machismo. A formação continuada advinda do poder público também foi identificada como escassa e enfraquecida na EJA, não somente relacionada aos estudos de gênero e feminismo, mas como um todo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-16T04:30:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224066
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128567
url http://hdl.handle.net/10183/224066
identifier_str_mv 001128567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224066/2/001128567.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224066/1/001128567.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4db8175f9b4fd67a463641c26f673296
ce3031ca195a075cbaac059ab227b902
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447278665596928