A gestão democrática como um mecanismo de enfrentamento da infrequência escolar : a realidade da escola Manoel Ribas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151545 |
Resumo: | O presente trabalho visa mobilizar a comunidade escolar para a problemática que vivemos hoje no Colégio Manoel Ribas e as ações desenvolvidas para diminuir a Infrequência. O objetivo maior da equipe do SOE (Serviço de Orientação Educacional) e demais envolvidos é desenvolver o trabalho de forma integrada com atendimento ao aluno, suas famílias e demais membros do contexto escolar. Como princípio básico, pauta-se no compromisso e envolvimento dos membros participantes e co-responsáveis nesse processo com vistas a uma abordagem integrada de professores, SOE e alunos de forma a contribuir na aproximação da realidade e compreensão do aluno em sua totalidade e, dessa forma, contribuir para a diminuição da infrequência escolar. Na pesquisa, será utilizado o método de abordagem dedutivo, na medida em que parte de uma premissa geral que é a infrequência na realidade do Colégio Manoel Ribas sob o enfoque da Gestão Democrática, trazidas a partir dos autores trabalhados no decorrer do trabalho, para questões particulares, analisadas por meio de atividades e observações apresentadas dentro do colégio. A pesquisa tratará da infrequência escolar e seus desafios, trazendo a tona o contexto da Escola Manoel Ribas, as dificuldades que a escola encontra para reduzir a porcentagem de alunos infrequentes. Também é abordada a relação da infrequência escolar, as dificuldades que são encontradas para que essa gestão seja plena dentro da instituição e seus desafios. |
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