Computerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants : feasibility study and protocol description

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Virginia de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schmitz, Marcelo, Maia, Carlos Renato Moreira, Wagner, Flávia, Londero, Igor, Bassotto, Caroline de Fraga, Moritz, Guilherme Rodrigues, Souza, Caroline dos Santos de, Rohde, Luis Augusto Paim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180884
Resumo: Introdução: O treinamento cognitivo tem recebido atenção especial como abordagem não medicamentosa para o tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes. Poucos estudos avaliaram o treinamento cognitivo como abordagem complementar à medicação em ensaios clínicos randomizados controlados por placebo. O objetivo deste estudo foi explorar a viabilidade para a implementação de um programa de treinamento cognitivo computadorizado, descrever suas características principais e potencial eficácia em um pequeno estudo piloto. Métodos: Seis pacientes com TDAH entre 10-12 anos de idade, em uso de psicoestimulantes e apresentando sintomas residuais, foram recrutados e randomizados para um dos dois grupos (treinamento cognitivo ou placebo) por 12 semanas. O desfecho principal foram os sintomas nucleares do TDAH avaliados através do Questionário de Swanson, Nolan e Pelham (SNAP-IV). Resultados: Encontramos maior resistência do que a esperada no recrutamento dos pacientes em função de problemas logísticos para atender às sessões presenciais no hospital assim como para preencherem os critérios de status medicamentoso e ausência de algumas comorbidades. Ambos os grupos apresentaram diminuição nos escores dos sintomas de TDAH reportados pelos pais, mas sem diferença estatística entre eles. Além disso, foi observada melhora nos testes neuropsicológicos em ambos os grupos – principalmente nas tarefas treinadas pelo programa. Conclusão: Este protocolo revelou a necessidade de novas estratégias para melhor avaliar a eficácia do treinamento cognitivo tal como a necessidade de implementar a intervenção no ambiente escolar a fim de obter uma avaliação com maior validade externa. Devido ao pequeno tamanho amostral deste estudo, conclusões definitivas sobre os efeitos do treinamento cognitivo como abordagem complementar aos psicoestimulantes seriam prematuras.
id UFRGS-2_240e153859e0652a27c4df278f8eff9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180884
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Virginia de OliveiraSchmitz, MarceloMaia, Carlos Renato MoreiraWagner, FláviaLondero, IgorBassotto, Caroline de FragaMoritz, Guilherme RodriguesSouza, Caroline dos Santos deRohde, Luis Augusto Paim2018-07-31T02:33:51Z20172238-0019http://hdl.handle.net/10183/180884001072387Introdução: O treinamento cognitivo tem recebido atenção especial como abordagem não medicamentosa para o tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes. Poucos estudos avaliaram o treinamento cognitivo como abordagem complementar à medicação em ensaios clínicos randomizados controlados por placebo. O objetivo deste estudo foi explorar a viabilidade para a implementação de um programa de treinamento cognitivo computadorizado, descrever suas características principais e potencial eficácia em um pequeno estudo piloto. Métodos: Seis pacientes com TDAH entre 10-12 anos de idade, em uso de psicoestimulantes e apresentando sintomas residuais, foram recrutados e randomizados para um dos dois grupos (treinamento cognitivo ou placebo) por 12 semanas. O desfecho principal foram os sintomas nucleares do TDAH avaliados através do Questionário de Swanson, Nolan e Pelham (SNAP-IV). Resultados: Encontramos maior resistência do que a esperada no recrutamento dos pacientes em função de problemas logísticos para atender às sessões presenciais no hospital assim como para preencherem os critérios de status medicamentoso e ausência de algumas comorbidades. Ambos os grupos apresentaram diminuição nos escores dos sintomas de TDAH reportados pelos pais, mas sem diferença estatística entre eles. Além disso, foi observada melhora nos testes neuropsicológicos em ambos os grupos – principalmente nas tarefas treinadas pelo programa. Conclusão: Este protocolo revelou a necessidade de novas estratégias para melhor avaliar a eficácia do treinamento cognitivo tal como a necessidade de implementar a intervenção no ambiente escolar a fim de obter uma avaliação com maior validade externa. Devido ao pequeno tamanho amostral deste estudo, conclusões definitivas sobre os efeitos do treinamento cognitivo como abordagem complementar aos psicoestimulantes seriam prematuras.Background: Cognitive training has received increasing attention as a non-pharmacological approach for the treatment of attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD) in children and adolescents. Few studies have assessed cognitive training as add-on treatment to medication in randomized placebo controlled trials. The purpose of this preliminary study was to explore the feasibility of implementing a computerized cognitive training program for ADHD in our environment, describe its main characteristics and potential efficacy in a small pilot study. Methods: Six ADHD patients aged 10-12-years old receiving stimulants and presenting residual symptoms were enrolled in a randomized clinical trial to either a standard cognitive training program or a controlled placebo condition for 12 weeks. The primary outcome was core ADHD symptoms measured using the Swanson, Nolan and Pelham Questionnaire (SNAP-IV scale). Results: We faced higher resistance than expected to patient enrollment due to logistic issues to attend face-to-face sessions in the hospital and to fill the requirement of medication status and absence of some comorbidities. Both groups showed decrease in parent reported ADHD symptoms without statistical difference between them. In addition, improvements on neuropsychological tests were observed in both groups – mainly on trained tasks. Conclusions: This protocol revealed the need for new strategies to better assess the effectiveness of cognitive training such as the need to implement the intervention in a school environment to have an assessment with more external validity. Given the small sample size of this pilot study, definitive conclusions on the effects of cognitive training as add-on treatment to stimulants would be premature.application/pdfengTrends in psychiatry and psychotherapy. Porto Alegre. Vol. 39, n. 2 (Apr./June 2017), p. 65-76Transtorno do déficit de atenção com hiperatividadeProtocolos clínicosTerapia assistida por computadorEstudos de viabilidadeTerapia combinadaPsicotrópicosAttention deficit/hyperactivity disorder (ADHD)TreatmentCognitive trainingComputerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants : feasibility study and protocol descriptionTreinamento cognitivo para crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade como tratamento complementar aos psicoestimulantes : estudo de viabilidade e descrição de protocoloinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001072387.pdfTexto completo (inglês)application/pdf220382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/1/001072387.pdf074d12515c92469e2c2990d8318f7834MD51001072387-02.pdfErrataapplication/pdf77954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/2/001072387-02.pdf1d6f4f991a4aaac856efa9ea044265d6MD52TEXT001072387.pdf.txt001072387.pdf.txtExtracted Texttext/plain58413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/3/001072387.pdf.txtbdea84841f998cacd1e8a61f70064a96MD53001072387-02.pdf.txt001072387-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain1691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/4/001072387-02.pdf.txte3ea2e8dbfca8634de915f897a945f97MD54THUMBNAIL001072387.pdf.jpg001072387.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/5/001072387.pdf.jpgdf4140900a97d23a086a8ab9e4eb1e4cMD55001072387-02.pdf.jpg001072387-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/6/001072387-02.pdf.jpgf6c684c40c0657dc9794830be0e82a26MD5610183/1808842020-09-11 04:03:48.595562oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-09-11T07:03:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Computerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants : feasibility study and protocol description
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Treinamento cognitivo para crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade como tratamento complementar aos psicoestimulantes : estudo de viabilidade e descrição de protocolo
title Computerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants : feasibility study and protocol description
spellingShingle Computerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants : feasibility study and protocol description
Rosa, Virginia de Oliveira
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Protocolos clínicos
Terapia assistida por computador
Estudos de viabilidade
Terapia combinada
Psicotrópicos
Attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD)
Treatment
Cognitive training
title_short Computerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants : feasibility study and protocol description
title_full Computerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants : feasibility study and protocol description
title_fullStr Computerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants : feasibility study and protocol description
title_full_unstemmed Computerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants : feasibility study and protocol description
title_sort Computerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants : feasibility study and protocol description
author Rosa, Virginia de Oliveira
author_facet Rosa, Virginia de Oliveira
Schmitz, Marcelo
Maia, Carlos Renato Moreira
Wagner, Flávia
Londero, Igor
Bassotto, Caroline de Fraga
Moritz, Guilherme Rodrigues
Souza, Caroline dos Santos de
Rohde, Luis Augusto Paim
author_role author
author2 Schmitz, Marcelo
Maia, Carlos Renato Moreira
Wagner, Flávia
Londero, Igor
Bassotto, Caroline de Fraga
Moritz, Guilherme Rodrigues
Souza, Caroline dos Santos de
Rohde, Luis Augusto Paim
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Virginia de Oliveira
Schmitz, Marcelo
Maia, Carlos Renato Moreira
Wagner, Flávia
Londero, Igor
Bassotto, Caroline de Fraga
Moritz, Guilherme Rodrigues
Souza, Caroline dos Santos de
Rohde, Luis Augusto Paim
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Protocolos clínicos
Terapia assistida por computador
Estudos de viabilidade
Terapia combinada
Psicotrópicos
topic Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Protocolos clínicos
Terapia assistida por computador
Estudos de viabilidade
Terapia combinada
Psicotrópicos
Attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD)
Treatment
Cognitive training
dc.subject.eng.fl_str_mv Attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD)
Treatment
Cognitive training
description Introdução: O treinamento cognitivo tem recebido atenção especial como abordagem não medicamentosa para o tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes. Poucos estudos avaliaram o treinamento cognitivo como abordagem complementar à medicação em ensaios clínicos randomizados controlados por placebo. O objetivo deste estudo foi explorar a viabilidade para a implementação de um programa de treinamento cognitivo computadorizado, descrever suas características principais e potencial eficácia em um pequeno estudo piloto. Métodos: Seis pacientes com TDAH entre 10-12 anos de idade, em uso de psicoestimulantes e apresentando sintomas residuais, foram recrutados e randomizados para um dos dois grupos (treinamento cognitivo ou placebo) por 12 semanas. O desfecho principal foram os sintomas nucleares do TDAH avaliados através do Questionário de Swanson, Nolan e Pelham (SNAP-IV). Resultados: Encontramos maior resistência do que a esperada no recrutamento dos pacientes em função de problemas logísticos para atender às sessões presenciais no hospital assim como para preencherem os critérios de status medicamentoso e ausência de algumas comorbidades. Ambos os grupos apresentaram diminuição nos escores dos sintomas de TDAH reportados pelos pais, mas sem diferença estatística entre eles. Além disso, foi observada melhora nos testes neuropsicológicos em ambos os grupos – principalmente nas tarefas treinadas pelo programa. Conclusão: Este protocolo revelou a necessidade de novas estratégias para melhor avaliar a eficácia do treinamento cognitivo tal como a necessidade de implementar a intervenção no ambiente escolar a fim de obter uma avaliação com maior validade externa. Devido ao pequeno tamanho amostral deste estudo, conclusões definitivas sobre os efeitos do treinamento cognitivo como abordagem complementar aos psicoestimulantes seriam prematuras.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-31T02:33:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180884
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-0019
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001072387
identifier_str_mv 2238-0019
001072387
url http://hdl.handle.net/10183/180884
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Trends in psychiatry and psychotherapy. Porto Alegre. Vol. 39, n. 2 (Apr./June 2017), p. 65-76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/1/001072387.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/2/001072387-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/3/001072387.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/4/001072387-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/5/001072387.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180884/6/001072387-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 074d12515c92469e2c2990d8318f7834
1d6f4f991a4aaac856efa9ea044265d6
bdea84841f998cacd1e8a61f70064a96
e3ea2e8dbfca8634de915f897a945f97
df4140900a97d23a086a8ab9e4eb1e4c
f6c684c40c0657dc9794830be0e82a26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224948223574016