Attention-deficit/hyperactivity disorder: diagnostic contribution of a computerized assessment of visual attention

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Gabriel
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Mattos, Paulo, Araújo, Catia, Duchesne, Monica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Archives of Clinical Psychiatry
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17088
Resumo: OBJETIVO: Identificar se o desempenho num teste de atenção visual permite diferenciar crianças e adolescentes portadoras de TDAH de indivíduos normais. MÉTODOS: 102 crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH, segundo os critérios do DSM-IV, submeteram-se ao Teste de Atenção Visual (TAVIS-III) e tiveram seus desempenhos comparados a 678 controles pareados de um grupo controle. Os indivíduos foram selecionados de duas escolas particulares e uma escola pública, de modo seqüencial com autorização dos pais. RESULTADOS: Uma análise com curvas ROC revelou que os índices tempo médio de reação na tarefa de atenção seletiva, número de erros por omissão na tarefa de atenção alternada e número de erros por ação na tarefa de atenção sustentada, quando comprometidos simultaneamente, revelaram sensibilidade e especificidade elevadas, com um valor preditivo positivo de 87,5%. O valor preditivo negativo da associação de escores normais naqueles três índices foi de 99%. CONCLUSÃO: TAVIS-III revelou-se eficiente para discriminar indivíduos normais de portadores de TDAH nesta amostra.
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spelling Attention-deficit/hyperactivity disorder: diagnostic contribution of a computerized assessment of visual attention Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: contribuição diagnóstica de avaliação computadorizada de atenção visual Transtorno do déficit de atenção e hiperatividadeatençãotestes neuropsicológicosdiagnósticoAttention-deficit/hyperactivity disorderattentionneuropsychological testsdiagnosis OBJETIVO: Identificar se o desempenho num teste de atenção visual permite diferenciar crianças e adolescentes portadoras de TDAH de indivíduos normais. MÉTODOS: 102 crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH, segundo os critérios do DSM-IV, submeteram-se ao Teste de Atenção Visual (TAVIS-III) e tiveram seus desempenhos comparados a 678 controles pareados de um grupo controle. Os indivíduos foram selecionados de duas escolas particulares e uma escola pública, de modo seqüencial com autorização dos pais. RESULTADOS: Uma análise com curvas ROC revelou que os índices tempo médio de reação na tarefa de atenção seletiva, número de erros por omissão na tarefa de atenção alternada e número de erros por ação na tarefa de atenção sustentada, quando comprometidos simultaneamente, revelaram sensibilidade e especificidade elevadas, com um valor preditivo positivo de 87,5%. O valor preditivo negativo da associação de escores normais naqueles três índices foi de 99%. CONCLUSÃO: TAVIS-III revelou-se eficiente para discriminar indivíduos normais de portadores de TDAH nesta amostra. OBJECTIVE: To investigate if performances in a visual attention test could discriminate between children and adolescents with ADHD and normal subjects. METHODS: 102 children and adolescents diagnosed with ADHD according to DSM-IV were submitted to the Test of Visual Attention (TAVIS-III) and had their performance compared to 678 normal paired subjects who comprised a control comparison group. All of the subjects were sequentially recruited from one public and two private schools, following parents’ authorization. RESULTS: ROC curves analysis have shown that simultaneous impairment in hit reaction time of focused attention, omission errors in shifted attention and commission errors in sustained attention revealed high sensibility and specificity, with positive predictive value of 87.5%. The negative predictive value was of 99% when the aforementioned indexes occurred simultaneously within normal range. CONCLUSION: The Test of Visual Attention (TAVIS-III) was efficient to discriminate persons with ADHD and normal persons in this non clinical sample. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1708810.1590/S0101-60832007000500003Archives of Clinical Psychiatry; v. 34 n. 5 (2007); 215-222Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 34 No. 5 (2007); 215-222Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 34 Núm. 5 (2007); 215-2221806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17088/19083Coutinho, GabrielMattos, PauloAraújo, CatiaDuchesne, Monicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-26T14:28:00Zoai:revistas.usp.br:article/17088Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-09-26T14:28Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false
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