Análise estatística dos afastamentos dos professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halmenschlager, Bruno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175212
Resumo: Este trabalho trata de um estudo de caso dos afastamentos por licença e ausências sem justificativa ao trabalho por parte de professores municipais de Porto Alegre, pois este seria um dos fatores que explicariam a constante necessidade de acréscimo de professores nos quadros de servidores das escolas municipais. A proposta é realizar uma análise estatística do grupo de professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre que se abstiveram ao trabalho no período compreendido entre Janeiro e Dezembro de 2016. Para atingirmos o objetivo proposto, que é analisar o absenteísmo dos professores da RME da capital do Rio Grande do Sul, identificando características comuns, vislumbrando medidas para redução da abstenção, para isto, foram geradas, através de softwares estatísticos, análises estatísticas pontuais, testes de associação, bem como, se procedeu uma análise multivariada de agrupamentos no conjunto de dados coletado e reconstituído. Os agrupamentos encontrados pela análise de cluster, auxiliaram na definição do perfil dos professores que se abstiveram no município de Porto Alegre no referido ano, como um grupo de professores que manifestaram desejo de mudança de local de trabalho, ou, àqueles que não residem em situação considerada de risco, etc. Também foi possível o estabelecimento de um controle dos dados relacionados ao absenteísmo ocorrido no referido município, incitando novas metodologias de coleta e análise dos dados, demonstrando, inclusive, a responsabilidade associada a isto, abrangendo procedimentos rotineiros acerca do andamento do trabalho, não esgotando, porém, a discussão sobre a saúde dos funcionários públicos municipais.
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spelling Halmenschlager, BrunoWerner, Liane2018-05-01T02:26:36Z2018http://hdl.handle.net/10183/175212001065196Este trabalho trata de um estudo de caso dos afastamentos por licença e ausências sem justificativa ao trabalho por parte de professores municipais de Porto Alegre, pois este seria um dos fatores que explicariam a constante necessidade de acréscimo de professores nos quadros de servidores das escolas municipais. A proposta é realizar uma análise estatística do grupo de professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre que se abstiveram ao trabalho no período compreendido entre Janeiro e Dezembro de 2016. Para atingirmos o objetivo proposto, que é analisar o absenteísmo dos professores da RME da capital do Rio Grande do Sul, identificando características comuns, vislumbrando medidas para redução da abstenção, para isto, foram geradas, através de softwares estatísticos, análises estatísticas pontuais, testes de associação, bem como, se procedeu uma análise multivariada de agrupamentos no conjunto de dados coletado e reconstituído. Os agrupamentos encontrados pela análise de cluster, auxiliaram na definição do perfil dos professores que se abstiveram no município de Porto Alegre no referido ano, como um grupo de professores que manifestaram desejo de mudança de local de trabalho, ou, àqueles que não residem em situação considerada de risco, etc. Também foi possível o estabelecimento de um controle dos dados relacionados ao absenteísmo ocorrido no referido município, incitando novas metodologias de coleta e análise dos dados, demonstrando, inclusive, a responsabilidade associada a isto, abrangendo procedimentos rotineiros acerca do andamento do trabalho, não esgotando, porém, a discussão sobre a saúde dos funcionários públicos municipais.This work deals with a case study of clearances for license and absences to work on the part of teachers of Porto Alegre, as this would be one of the factors that would explain the need for extra teachers in local schools. To perform a statistical analysis of a group of teachers from the Municipal Network of Education (RME) of Porto Alegre, teachers who abstained to work during the period comprised of January through December 2016. To achieve the objective, that is: analyze the absenteeism of teachers at RME in the capital of Rio Grande do Sul, identifying common features, gleaming measures for reduction of abstention, to this, were generated through statistical software, descriptive analysis, association tests, and a multivariate analysis of clusters in the data set collected and reconstituted. The multivariate analysis produced groups found by cluster analysis, assisted in defining the profile of teachers who abstained in the municipality of Porto Alegre in study period, as a group of teachers who have expressed their desire of changing the place of work, or, for those who do not reside into a neighborhood considered risk zone, among others. It was also possible the establishment of a control of the data related to the absenteeism occurred in that municipality, prompting new methodologies of data collection and analysis, demonstrating the responsibility associated with it, covering procedures about the progress of the work routine, not extinguishing the discussion on the health of municipal servants.application/pdfporAnálise de agrupamentoAbsenteísmo escolarAbsenteeismTeachersCluster analysisEducationMunicipal Secretary of EducationSMEDPorto AlegreAnálise estatística dos afastamentos dos professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2018Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001065196.pdf001065196.pdfTexto completoapplication/pdf1566639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175212/1/001065196.pdfad8e4661819c5452921cb6682ca69b05MD51TEXT001065196.pdf.txt001065196.pdf.txtExtracted Texttext/plain74595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175212/2/001065196.pdf.txt4dca8931f4dad45931945ad30e655be2MD52THUMBNAIL001065196.pdf.jpg001065196.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175212/3/001065196.pdf.jpg555e04e4bed105e78c70ea74bf7685cbMD5310183/1752122022-02-22 04:48:38.389557oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175212Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:48:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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