Brechós virtuais e sustentabilidade: um estudo acerca dos processos comunicacionais da organização Repassa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250092 |
Resumo: | A presente monografia trata da relação entre os brechós virtuais com o conceito da sustentabilidade a partir do objeto de pesquisa Repassa. Teve como objetivo geral analisar o processo comunicacional do Brechó Repassa no instagram. E, para tanto, contou com a metodologia de pesquisa empírica mediada por computador de Johnson (2010), através do uso de triangulação de técnicas com a observação encoberta e não participativa (JOHNSON,2010) e com a análise de conteúdo (BARDIN,1977). Com base no estudo concluímos que o Repassa, como organização estruturada como brechó virtual, construiu ao longo de sua inserção no ambiente digital Instagram a reprodutibilidade dos valores relacionados com os conceitos de sustentabilidade, assim como criou uma nova abordagem para as organizações do Varejo, e mercados de redistribuição, a possibilidade de fazer uma moda circular que beneficia a sociedade como um todo, agregando aspectos sociais, econômicos em suas publicações, que transmitem ao espectador sensações de altruísmo ao adquirir produtos da marca, entretanto observamos que a organização não possui uma gestão efetiva no seu relacionamento com os clientes, o que corrobora a feedbacks negativos em diferentes finalidades de conteúdo, deste modo a gestão de comunicação estratégica de relações públicas e seu planejamento contínuo são necessárias a organização gerenciar seus ruídos comunicacionais e criar um ambiente virtual com relacionamento sólido e transparente com seus públicos. |
id |
UFRGS-2_247bd6680b1c33ea061e8bdf99383fb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250092 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria Alice Menezes daLasta, Elisangela2022-10-21T04:57:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/250092001142766A presente monografia trata da relação entre os brechós virtuais com o conceito da sustentabilidade a partir do objeto de pesquisa Repassa. Teve como objetivo geral analisar o processo comunicacional do Brechó Repassa no instagram. E, para tanto, contou com a metodologia de pesquisa empírica mediada por computador de Johnson (2010), através do uso de triangulação de técnicas com a observação encoberta e não participativa (JOHNSON,2010) e com a análise de conteúdo (BARDIN,1977). Com base no estudo concluímos que o Repassa, como organização estruturada como brechó virtual, construiu ao longo de sua inserção no ambiente digital Instagram a reprodutibilidade dos valores relacionados com os conceitos de sustentabilidade, assim como criou uma nova abordagem para as organizações do Varejo, e mercados de redistribuição, a possibilidade de fazer uma moda circular que beneficia a sociedade como um todo, agregando aspectos sociais, econômicos em suas publicações, que transmitem ao espectador sensações de altruísmo ao adquirir produtos da marca, entretanto observamos que a organização não possui uma gestão efetiva no seu relacionamento com os clientes, o que corrobora a feedbacks negativos em diferentes finalidades de conteúdo, deste modo a gestão de comunicação estratégica de relações públicas e seu planejamento contínuo são necessárias a organização gerenciar seus ruídos comunicacionais e criar um ambiente virtual com relacionamento sólido e transparente com seus públicos.The following monograph addresses the relationship between online thrift stores and the concept of sustainability based on the subject of research Repassa. It’s general goal was to analyze the communicational process of Brechó Repassa on Instagram. And, for that, it relied on Johnson’s (2010) computer-mediated empirical research methodology, through the use of triangulation of methods with covert and non-participatory observation techniques (JOHNSON, 2010) and content analysis (BARDIN, 1977). Based on the study, we conclude that Repassa, as an organization structured as a virtual thrift store, built along its insertion in the Instagram digital environment the reproducibility of values related to the concepts of sustainability, as well as created a new approach for Retail organizations, and redistribution markets, the possibility of making a circular fashion that benefits society as a whole, adding social, economic aspects in their publications, which transmit to the viewer sensations of altruism when purchasing the brand's products, however we observed that the organization does not have an effective management in its relationship with customers, this way, the strategic communication management of public relations and its continuous planning are necessary for the organization to manage its communication noises and create a virtual environment with a solid and transparent relationship with its audiences.application/pdfporComunicação digitalSustentabilidadeModaInstagram (Site)Online thrift storesSustainabilityDigital communicationFashionConsumptionBrechós virtuais e sustentabilidade: um estudo acerca dos processos comunicacionais da organização Repassainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142766.pdf.txt001142766.pdf.txtExtracted Texttext/plain133676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250092/2/001142766.pdf.txt47c0b6513909485b46300e85d759342aMD52ORIGINAL001142766.pdfTexto completoapplication/pdf17764393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250092/1/001142766.pdfc7c1a5ab73bcab18effb926bc0f495caMD5110183/2500922022-10-22 05:01:43.726702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-22T08:01:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brechós virtuais e sustentabilidade: um estudo acerca dos processos comunicacionais da organização Repassa |
title |
Brechós virtuais e sustentabilidade: um estudo acerca dos processos comunicacionais da organização Repassa |
spellingShingle |
Brechós virtuais e sustentabilidade: um estudo acerca dos processos comunicacionais da organização Repassa Silva, Maria Alice Menezes da Comunicação digital Sustentabilidade Moda Instagram (Site) Online thrift stores Sustainability Digital communication Fashion Consumption |
title_short |
Brechós virtuais e sustentabilidade: um estudo acerca dos processos comunicacionais da organização Repassa |
title_full |
Brechós virtuais e sustentabilidade: um estudo acerca dos processos comunicacionais da organização Repassa |
title_fullStr |
Brechós virtuais e sustentabilidade: um estudo acerca dos processos comunicacionais da organização Repassa |
title_full_unstemmed |
Brechós virtuais e sustentabilidade: um estudo acerca dos processos comunicacionais da organização Repassa |
title_sort |
Brechós virtuais e sustentabilidade: um estudo acerca dos processos comunicacionais da organização Repassa |
author |
Silva, Maria Alice Menezes da |
author_facet |
Silva, Maria Alice Menezes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Alice Menezes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lasta, Elisangela |
contributor_str_mv |
Lasta, Elisangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação digital Sustentabilidade Moda Instagram (Site) |
topic |
Comunicação digital Sustentabilidade Moda Instagram (Site) Online thrift stores Sustainability Digital communication Fashion Consumption |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Online thrift stores Sustainability Digital communication Fashion Consumption |
description |
A presente monografia trata da relação entre os brechós virtuais com o conceito da sustentabilidade a partir do objeto de pesquisa Repassa. Teve como objetivo geral analisar o processo comunicacional do Brechó Repassa no instagram. E, para tanto, contou com a metodologia de pesquisa empírica mediada por computador de Johnson (2010), através do uso de triangulação de técnicas com a observação encoberta e não participativa (JOHNSON,2010) e com a análise de conteúdo (BARDIN,1977). Com base no estudo concluímos que o Repassa, como organização estruturada como brechó virtual, construiu ao longo de sua inserção no ambiente digital Instagram a reprodutibilidade dos valores relacionados com os conceitos de sustentabilidade, assim como criou uma nova abordagem para as organizações do Varejo, e mercados de redistribuição, a possibilidade de fazer uma moda circular que beneficia a sociedade como um todo, agregando aspectos sociais, econômicos em suas publicações, que transmitem ao espectador sensações de altruísmo ao adquirir produtos da marca, entretanto observamos que a organização não possui uma gestão efetiva no seu relacionamento com os clientes, o que corrobora a feedbacks negativos em diferentes finalidades de conteúdo, deste modo a gestão de comunicação estratégica de relações públicas e seu planejamento contínuo são necessárias a organização gerenciar seus ruídos comunicacionais e criar um ambiente virtual com relacionamento sólido e transparente com seus públicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-21T04:57:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250092 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001142766 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250092 |
identifier_str_mv |
001142766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250092/2/001142766.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250092/1/001142766.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47c0b6513909485b46300e85d759342a c7c1a5ab73bcab18effb926bc0f495ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447321254559744 |