O entrelaçamento da educação ambiental e certificação participativa de produtos ecológicos almejando a sustentabilidade do meio rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tegner, André
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179976
Resumo: Este estudo busca analisar, a partir de um estudo de caso, o entrelaçamento da Educação Ambiental, Agroecologia e Certificação Participativa, visando incorporar fatores de sustentabilidade ao meio rural. Procura promover a reflexão a respeito de uma sustentabilidade pautada na racionalidade, desvinculada de extremismos e utopias. Que considere fatores políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais e que de fato possa ser desenvolvida por meio de ações práticas e cotidianas. Assim, através de entrevistas, procuramos conhecer as ações de Educação Ambiental desenvolvidas nos grupos agroecológicos certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia e que podem ser incorporadas a agricultura como um todo. Ainda neste sentido, buscamos analisar de que forma programas como o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar, podem contribuir para este fim. A partir da análise das entrevistas, percebe-se que muitos agricultores convencionais, ainda interpretam a questão ambiental pelo viés regulatório e fiscalizador, e a agroecologia como sendo uma opção sem retorno financeiro visto que prevalece a ideia produtivista. Em contrapartida, os grupos agroecológicos por meio de ações de Educação Ambiental (educativos e pedagógicos), tem visto o movimento crescer ano após ano, o que demostra uma sensibilização e transformação de valores ligados a pauta ambiental. Por meio de palestras, oficinas, reuniões, assembleias e encontros ampliados, oferece espaços voltados para a difusão dos trabalhos ligados a recuperação e conservação dos recursos naturais, redução da dependência de recursos externos, preservação da mata nativa ciliar, gestão dos resíduos e efluentes e relações de trabalho. Desse modo, é perceptível a necessidade de oferta de novos programas voltados a Educação Ambiental, como sua incorporação a treinamentos realizados junto a gestores públicos, técnicos e extensionistas. A agricultura do futuro que queremos está diretamente ligada a educação que oferecemos aos atores sociais no presente.
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Ainda neste sentido, buscamos analisar de que forma programas como o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar, podem contribuir para este fim. A partir da análise das entrevistas, percebe-se que muitos agricultores convencionais, ainda interpretam a questão ambiental pelo viés regulatório e fiscalizador, e a agroecologia como sendo uma opção sem retorno financeiro visto que prevalece a ideia produtivista. Em contrapartida, os grupos agroecológicos por meio de ações de Educação Ambiental (educativos e pedagógicos), tem visto o movimento crescer ano após ano, o que demostra uma sensibilização e transformação de valores ligados a pauta ambiental. Por meio de palestras, oficinas, reuniões, assembleias e encontros ampliados, oferece espaços voltados para a difusão dos trabalhos ligados a recuperação e conservação dos recursos naturais, redução da dependência de recursos externos, preservação da mata nativa ciliar, gestão dos resíduos e efluentes e relações de trabalho. Desse modo, é perceptível a necessidade de oferta de novos programas voltados a Educação Ambiental, como sua incorporação a treinamentos realizados junto a gestores públicos, técnicos e extensionistas. A agricultura do futuro que queremos está diretamente ligada a educação que oferecemos aos atores sociais no presente.This study seeks to analyze, from a case study, the interlacing of Environmental Education, Agroecology and Participatory Certification, aiming to incorporate sustainability factors into the rural environment. It seeks to promote reflection on a sustainability based on rationality, unrelated to extremism and utopias. That it considers political, economic, social, environmental and cultural factors and that can in fact be developed through practical and daily actions. Thus, through interviews, we seek to know the actions of Environmental Education developed in agroecological groups certified by the Rede Ecovida of Agroecology can be incorporated into agriculture as a whole. Also in this sense, we seek to analyze how programs such as the Environmental Education and Family Agriculture Program can contribute to this end. From the analysis of the interviews, it is noticed that many conventional farmers still interpret the environmental issue through the regulatory and control bias, and agroecology as an option with no financial return since the productivist idea prevails. On the other hand, agroecological groups, through Environmental Education actions (educational and pedagogical), have seen the movement grow year after year, which demonstrates an awareness and transformation of values linked to the environmental agenda. Through lectures, workshops, meetings, meetings and extended meetings, it offers spaces for the dissemination of works related to the recovery and conservation of natural resources, reduction of dependence on external resources, preservation of native riparian forest, waste and effluent management and work relationships. Thus, the need to offer new programs focused on Environmental Education is evident, such as its incorporation into training conducted with public managers, technicians and extension agents. The agriculture of the future that we want is linked to the education we offer to the social actors in the present.application/pdfporDesenvolvimento ruralEducação ambientalAgroecologiaSustentabilidadeAgroecologySustainabilityEnvironmental EducationO entrelaçamento da educação ambiental e certificação participativa de produtos ecológicos almejando a sustentabilidade do meio ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Desenvolvimento Rural: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001065484.pdf.txt001065484.pdf.txtExtracted Texttext/plain221635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179976/2/001065484.pdf.txt5ae4b304b3cb4174d5641f58134f9469MD52ORIGINAL001065484.pdfTexto completoapplication/pdf2267335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179976/1/001065484.pdfefbd7e693091f0d123e82a936a1260f3MD5110183/1799762022-01-07 05:33:42.173588oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-01-07T07:33:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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