Do veículo de passeio para as modalidades de ônibus e bicicleta : tendências à mudança de modal de transporte em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosner, Sibeli Bassani
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78294
Resumo: Os aspectos que levam à insuficiência da malha viária em Porto Alegre estão relacionados aos meios de transporte, ao trânsito, à infraestrutura viária e a falta de mobilidade urbana. Entre os aspectos mais importantes está o significativo aumento da frota de veículos de passeio nas ruas nos últimos anos, um dos principais problemas que o trânsito da Capital enfrenta. Há, também, o desrespeito às leis de trânsito e o aumento da poluição ambiental. Para amenizar estes problemas, é necessário tornar o trânsito mais humano, fazendo maior uso de outras modalidades de transporte, ter um planejamento urbano eficiente e que valorize mais os usuários das vias do que os veículos. Para tanto, são necessários investimentos em qualidade dos transportes e na infraestrutura das vias, além do incentivo ao uso de outros meios de transporte. Partindo desta visão, a Prefeitura de Porto Alegre vem trabalhando na melhoria do sistema de transporte público pelo modal ônibus e, em infraestrutura, para o transporte por bicicleta. Diante disso, este trabalho visou conhecer a opinião dos condutores de veículos de passeio quanto aos motivos que os levariam a optar por outras modalidades de transporte, de forma a hierarquizá-los. Para tal propósito foram aplicados questionários, nos quais os entrevistados classificaram os motivos relativos à troca de modalidade de transporte em grau de importância. Assim, foi possível hierarquizar os fatores motivadores à troca modal, de forma a identificar no que é necessário investir mais para incentivar à utilização de modalidades alternativas de transporte, como o ônibus e a bicicleta, em Porto Alegre. Com isso a pesquisa mostrou que muitos condutores de veículos de passeio estariam dispostos a migrar para os modais ônibus e bicicleta se existisse itinerário mais conveniente e maior segurança ao trafegar, respectivamente.
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